4º Domingo do Advento (Lc 1,39-45).

    Texto iluminador: com grande grito, exclamou: “bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! “como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar”? (Lc 1, 42-43).

    1 – Maria – Nunca demais aprofundar a grandeza de Maria, nossa mãe, história da salvação. Foi escolhida pelo Pai Celeste, para tornar-se a mãe do Salvador e o templo do Espírito Santo. Para vir a ser a precursora do precursor João Batista e portadora da graça de Deus á Isabel. Por isso, é saudada como a “bendita entre as mulheres”, a mãe do meu Senhor.  “É feliz porque acreditou “. É a embaixadora que traz em seu seio o prometido salvador. É sinal de felicidade… isso, somente a partir do evangelho de hoje: (Lucas 1, 39-45).

    2 – O Evangelho de hoje é visivelmente mariológico, e a segunda leitura (Hebreus 10,5-10) é indiscutivelmente cristocêntrica. Fala do projeto e da missão do redentor, que suprime os sacrifícios antigos, pois o novo (Seu) é superior e definitivo. É resumido em “fazei a vontade do Pai”, cujo efeito é nossa santificação (Hebreus 10, 10). Está joia bíblica, deveria tonar-se texto de cabeceira, para todo o cristão.

    3 – Servir. lesse, que Maria, foi, as pressas, para região montanhosa… por quê? Se grávida e necessitava de ajuda, foi para servir. Isabel grávida e idosa, precisava de presença feminina, Maria o pressentiu… foi religiosamente servir, e por isso também servida: “quem sou que eu, para que a mãe do meu Senhor, me venha a mim “? Disse ela.  Isabel sabia da maternidade de Maria. O encontro destas duas mulheres, foi o mais belo e expressivo da história humana. Pena que a humanidade, ainda hoje, não tenha compreendido e vivenciada esta missão.

    4 – Mãe: continua a trazer-nos Cristo. Nós precisamos. Os Batistas – Joãos – ou não mais ainda.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here