23.2 C
São Paulo
sexta-feira, 26 abril, 2024.

Sexta-feira depois das Cinzas da Quaresma

16/02/2018 Dia Todo

Primeira Leitura – Is 58,1-9a

Leitura do Livro do Profeta Isaías – Assim fala o Senhor Deus 1 Clama a plena voz, sem medo, eleva tua voz como trombeta! Revela a meu povo o seu crime, e à casa de Jacó seus pecados. 2 Buscam-me dia após dia, desejam conhecer meus caminhos, como nação que praticasse a justiça sem se esquecer o direito de seu Deus. De mim reclamam leis justas, querem aproximar-se de Deus. 3 “Por que não vês quando jejuamos e por que ignoras quando afligimos nossas almas?” Eis, nos dias de jejuar, tratais de negócios e oprimis os vossos operários. 4 Jejuais na disputa e querela, e a golpes de socos malvados. Para fazer ouvir vossa voz lá no alto não jejuareis do mesmo modo que hoje. 5 Agradar-me-á jejum assim, um dia em que o homem se mortifica? Curvar a cabeça como um junco e deitar-se com saco e cinza? Tu chamas isso de jejum, de um dia agradável a Javé? 6 É isto o jejum que me agrada: — oráculo de Javé —: romper as cadeias injustas, desligar os liames do jugo; tornar livres os oprimidos, quebrar todos os jugos; 7 repartir o pão com o faminto, acolher em tua casa os pobres sem abrigo,vestir os desnudos e não desdenhar teu semelhante. 8 Então tua luz romperá como a aurora, e tua ferida logo se curará; tua justiça andará diante de ti, e a glória de Javé atrás de ti. 9 Se clamares, Javé responderá, a teus apelos ele dirá: “Eis-me aqui!”. – Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 50, 3-4. 5-6a. 18-19 (R. 19b)

R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

3 Deus, tem pena de mim no teu amor,teu grande amor apague o meu pecado! 4 Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

5 Pois eis, eu reconheço a minha falta, meu pecado está sempre à minha frente. 6 Foi contra ti somente que eu pequei e fiz o que era mau ante os teus olhos.

18 Não te agradam, Senhor, os sacrifícios; meu holocausto tu rejeitarias. 19 Uma alma abatida eu te ofereço: um coração contrito não desprezas!

Evangelho – Mt 9,14-15

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 14 Então, os discípulos de João chegaram perto de Jesus e perguntaram: “Por que motivo nós e os fariseus jejuamos tanto e os teus discípulos não jejuam?”.15 Jesus respondeu: “Será que os convidados para um casamento podem ficar tristes, enquanto o esposo está com eles? Tempo virá em que o esposo lhes será arrebatado, e então jejuarão. – Palavra da Salvação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here