Primeira Leitura – Jz 2,11-19
Salmo – Sl 105,34-35. 36-37. 39-40. 43ab.44 (R. 4a)
34 Não quiseram suprimir aqueles povos, que o Senhor tinha mandado exterminar; 35 misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados. R.
36 Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles; 37 pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios. R.
39 Contaminaram-se com suas próprias obras, prostituíram-se em crimes incontáveis. 40 Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, e o Senhor abominou a sua herança. R.
43a Quantas vezes o Senhor os libertou! + 43b Eles, porém, por malvadez o provocavam, 44 Mas o Senhor tinha piedade do seu povo, quando ouvia o seu grito na aflição. R.
Evangelho – Mt 19,16-22
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 16Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus:17Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos.18Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho,19honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo.20Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda?21Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!22Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens. – Palavra da Salvação.