Primeira Leitura – Zc 2,5-9.14-15a
Leitura da Profecia de Zacarias – 5 Tornei a levantar os meus olhos e vi: um homem com um cordel de agrimensor na mão. 6 Perguntei-lhe: “Aonde vais?”. Respondeu-me: “A Jerusalém, para ver qual sua largura e seu comprimento”. 7 Eis que o anjo intérprete estava de pé e outro anjo saiu ao seu encontro. 8 Ele lhe disse: “Corre! Fala a este jovem. Dize-lhe: À maneira das cidades abertas, Jerusalém será habitada, por causa da multidão dos homens e animais que estarão no meio dela.9 E eu serei para ela, oráculo de Javé, uma muralha de fogo ao redor. Eu mesmo serei, no meio dela, a sua Glória”. 14 Dá gritos de alegria, e rejubila-te, filha de Sião, pois venho morar em teu meio, oráculo de Javé. 15Nações numerosas ligar-se-ão a Javé, naquele dia, e tornar-se-ão para ele um povo e elas morarão no meio de ti. – Palavra do Senhor.
Salmo – Jr 31,10. 11-12ab. 13 (R. 10d)
R. O Senhor guarda como um pastor seu rebanho.
10 Ouvi, nações, a palavra de Javé, anunciai-a às ilhas longínquas: “O que dispersou Israel o recolhe, e o guarda como um pastor seu rebanho”. R.
11 Pois Javé redimiu Jacó, resgatou-o da mão do mais forte. 12ab Virão alegres às alturas de Sião, afluirão para as bênçãos de Javé. R.
13 Então a virgem dançará alegremente, jovens e velhos, todos juntos:mudarei seu luto em regozijo, confortá-los-ei, mudarei sua dor em alegria. R.
Evangelho – Lc 9,43b-45
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 43b como todos estivessem encantados com tudo o que Jesus fazia, ele disse aos seus discípulos:44 “Gravai bem estas palavras: Em breve o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens”.45 Mas não compreendiam nada. Essas palavras permaneciam misteriosas para eles, de modo que não podiam entendê-las. E eles tinham medo de lhe fazer perguntas a este respeito. – Palavra da Salvação.