Primeira Leitura – Gn 15,1-12.17-18
Leitura do Livro do Gênesis – Naqueles dias, 1 Depois desses acontecimentos, a palavra do Senhor foi dirigida a Abrão, numa visão, nestes termos: “Nada temas, Abrão! Eu sou o teu protetor; tua recompensa será muito grande.”2 Abrão respondeu: “Senhor Javé, que me dareis vós? Eu irei sem filhos, e o herdeiro de minha casa é Eliezer de Damasco.”3 E ajuntou: “Vós não me destes posteridade, e é um escravo nascido em minha casa que será o meu herdeiro.”4 Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: “Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que vai sair de tuas entranhas.”5 E, conduzindo-o fora, disse-lhe: “Levanta os olhos para os céus e conta as estrelas, se és capaz… Pois bem, ajuntou ele, assim será a tua descendência.”6 Abrão confiou no Senhor, e o Senhor lho imputou para justiça.7 E disse-lhe: “Eu sou o Senhor que te fiz sair de Ur da Caldéia para dar-te esta terra.”8 “O Senhor Javé, como poderei saber se a hei de possuir?”9 “Toma uma novilha de três anos, respondeu-lhe o Senhor, uma cabra de três anos, um cordeiro de três anos, uma rola e um pombinho.”10 Abrão tomou todos esses animais, e dividiu-os pelo meio, colocando suas metades uma defronte da outra; mas não cortou as aves.11 Vieram as aves de rapina e atiraram-se sobre os cadáveres, mas Abrão as expulsou.12 E eis que, ao pôr-do-sol, veio um profundo sono a Abrão, ao mesmo tempo que o assaltou um grande pavor, uma espessa escuridão.17 Quando o sol se pôs, formou-se uma densa escuridão, e eis que um braseiro fumegante e uma tocha ardente passaram pelo meio das carnes divididas.18 Naquele dia, o Senhor fez aliança com Abrão: “Eu dou, disse ele, esta terra aos teus descendentes, desde a torrente do Egito até o grande rio Eufrates – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 104,1-2. 3-4. 6-7. 8-9 (R. 8a)
3 Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! 4 Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! R.
6 Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido,
7 ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra. R.
8 Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; 9 da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac. R.