Liturgia da Palavra
“Acolhamos a Palavra que nos apresenta a Páscoa dos hebreus, a mais antiga narrativa da última ceia e o exemplo de Jesus ao lavar os pés dos discípulos.”
Primeira Leitura – Is 61,1-3a.6a.8b-9
Leitura do livro do Profeta Isaías –1 O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade;2 proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos,3 dar-lhes um diadema em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de vestidos de luto, cânticos de glória em lugar de desespero. Então os chamarão as azinheiras da justiça, plantadas pelo Senhor para sua glória.6 a vós chamar-vos-ão sacerdotes do Senhor, de ministros de nosso Deus sereis qualificados. Vós vos alimentareis com as riquezas das nações, e brilhareis com sua opulência.8 Porque eu, o Senhor, amo a equidade, e detesto o fruto da rapina; por isso vou dar-lhes fielmente sua recompensa, e concluir com eles uma aliança eterna.9 Sua raça tornar-se-á célebre entre as nações, e sua descendência entre os povos: todos, vendo-os, reconhecerão que são a abençoada raça do Senhor. – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 88, 21-22.25.27 (R. cf. 2a)
R. Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
21 Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. 22 Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força. R.
25 Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. 27 Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!` R.
Segunda Leitura – Ap 1,5-8
Leitura do Livro do Apocalipse de São João – A vós graça e paz 5 e da parte de Jesus Cristo, testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da terra. Aquele que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue 6 e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos! Amém.7 Ei-lo que vem com as nuvens. Todos os olhos o verão, mesmo aqueles que o traspassaram. Por sua causa, hão de lamentar-se todas as raças da terra. Sim. Amém.8 Eu sou o Alfa e o Omega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Dominador. – Palavra do Senhor.
Evangelho – Lc 4,16-21
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas – Naquele tempo, 16 Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.17 Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.):18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,19 para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.20 E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.21 Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir. – Palavra da Salvação