21.8 C
São Paulo
sábado, 6 dezembro, 2025.

Ceia do Senhor – Quinta-feira Santa Quaresma

29/03/2018 All day

Primeira Leitura – Is 61,1-3a.6a.8b-9

Leitura do livro do Êxodo – Naqueles dias, 1o Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito: 2“Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano. 3Falai a toda a comunidade dos filhos de Israel, dizendo: No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro para cada casa. 4Se a família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Deveis calcular o número de comensais conforme o tamanho do cordeiro. 5O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro como um cabrito: 6e devereis guardá-lo preso até o dia catorze deste mês. Então toda a comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde. 7Tomareis um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerdes. 8Comereis a carne nessa mesma noite, assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas. 11Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às pressas, pois é a Páscoa, isto é, a ‘passagem’ do Senhor! 12E naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra todos os deuses do Egito, eu, o Senhor. 13O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue, passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora quando eu ferir a terra do Egito. 14Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar, por todas as gerações, como instituição perpétua”. – Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 88, 21-22.25.27

R. Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
12(3) Como agradecerei ao meu Senhor tudo o que fez por mim? 13(4) Por minha salvação elevo o cálice, invocando o seu nome!
15(6) Quão preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus santos! 16(7) Teu servo sou, de tua escrava filho; quebraste os meus grilhões!
17(8) E te ofereço, grato, um sacrifício, o teu nome invocando. 18(9) Pago minhas promessas ao Senhor diante de todo o povo.

Segunda Leitura – Ap 1,5-8

 

 

Evangelho – Lc 4,16-21

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here