Primeira Leitura – Atos 25,13b-21
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias: 13Alguns dias depois, o rei Agripa e Berenice desceram a Cesaréia para saudar Festo.14Como se demorassem ali muitos dias, Festo expôs ao rei o caso de Paulo: Félix deixou preso aqui um certo homem.15Quando estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus vieram queixar-se dele comigo pedindo a sua condenação.16Respondi-lhes que não era costume dos romanos condenar homem algum, antes de ter confrontado o acusado com os seus acusadores e antes de se lhes dar a liberdade de defender-se dos crimes que lhes são imputados.17Compareceram aqui. E eu, sem demora, logo no dia seguinte, dei audiência e ordenei que conduzissem esse homem.18Apresentaram-se os seus acusadores, mas não o acusaram de nenhum dos crimes de que eu suspeitava.19Eram só desavenças entre eles a respeito da sua religião, e uma discussão a respeito de um tal Jesus, já morto, e que Paulo afirma estar vivo.20Vi-me perplexo quanto ao modo de inquirir essas questões e perguntei-lhe se queria ir a Jerusalém e ser ali julgado.21Mas, como Paulo apelou para o julgamento do imperador, mandei que fique detido até que o remeta a César. – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 102, 1-2. 11-12. 19-20ab (R. 19a)
1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! 2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! R.
11 Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; 12 quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. R.
19 O Senhor pôs o seu trono lá nos céus, e abrange o mundo inteiro seu reinado. 20 Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos, valorosos que cumpris as suas ordens. R.