Liturgia da Palavra
“A base da vida cristã é amar a Deus e aos irmãos. A prática desses mandamentos demonstra que andamos nos caminhos de Deus e não dos ídolos.”
Primeira Leitura – Os 14,2-10
Leitura da Profecia de Oséias – Assim fala o Senhor Deus: 2 Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3 Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4 A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia.’ 5 ‘Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7 Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8 Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9 Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10 Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem. – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 80, 6c-8a. 8bc-9. 10-11ab. 14.17 (R. Cf. 11.9a)
Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
6c Eis que ouço uma voz que não conheço, 7 ‘Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos, 8a Na angústia a mim clamaste, e te salvei. R.
8b de uma nuvem trovejante te falei, 8c e junto às águas de Meriba te provei. 9 Ouve, meu povo, porque vou te advertir! Israel, ah! se quisesses me escutar. R.
10 Em teu meio não exista um deus estranho nem adores a um deus desconhecido! 11a Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, + 11b que da terra do Egito te arranquei. R.
14 Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos. 17 eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com o mel que sai da rocha o fartaria’. R.