Primeira Leitura – Atos 2,14a.36-41
Leitura dos Atos dos Apóstolos – No dia de Pentecostes, 14a Pedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão. 36Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo.37Ao ouvirem essas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais apóstolos: Que devemos fazer, irmãos?38Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.39Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus.40Ainda com muitas outras palavras exortava-os, dizendo: Salvai-vos do meio dessa geração perversa!41Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos. – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 22,1-3a.3b-4.5.6 (R.1)
1 O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. 2 Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, 3a e restaura as minhas forças. R.
3b Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. 4 Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei;
estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança! R.
5 Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda. R.
6 Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos. R.
Segunda Leitura – 1 Pedro 2,20b-25
Leitura da Primeira Carta de São Pedro – Caríssimos: 20 Se suportasse pacientemente os açoites por ter praticado o mal? Ao contrário, se é por ter feito o bem que sois maltratados, e se o suportardes pacientemente, isto é coisa agradável aos olhos de Deus.21Ora, é para isto que fostes chamados. Também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo para que sigais os seus passos.22Ele não cometeu pecado, nem se achou falsidade em sua boca (Is 53,9).23Ele, ultrajado, não retribuía com idêntico ultraje; ele, maltratado, não proferia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.24Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados (Is 53,5).25Porque éreis como ovelhas desgarradas, mas agora retornastes ao Pastor e guarda das vossas almas. – Palavra do Senhor.