Liturgia da Palavra
“O servo fiel não foge ao sofrimento nem desanima diante da perseguição e das decepções, mas se mantém confiante em Deus e firme na missão assumida.”
Primeira Leitura – Is 50,4-9a
Leitura do livro do Profeta Isaías – 4 O Senhor Deus deu-me a língua de um discípulo para que eu saiba reconfortar pela palavra o que está abatido. Cada manhã ele desperta meus ouvidos para que escute como discípulo;5 (o Senhor Deus abriu-me o ouvido) e eu não relutei, não me esquivei.6 Aos que me feriam, apresentei as espáduas, e as faces àqueles que me arrancavam a barba; não desviei o rosto dos ultrajes e dos escarros.7 Mas o Senhor Deus vem em meu auxílio: eis por que não me senti desonrado; enrijeci meu rosto como uma pedra, convicto de não ser desapontado.8 Aquele que me fará justiça aí está. Quem ousará atacar-me? Vamos medir-nos! Quem será meu adversário? Que se apresente!9 O Senhor Deus vem em meu auxílio: quem ousaria condenar-me? Cairão em frangalhos como um manto velho; a traça os roerá. – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 68, 8-10. 21bcd-22. 31. 33-34 (R. 14cb)
Respondei-me pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus.
8 Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; 9 eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. 10 Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam recaíram todos eles sobre mim! R.
21b O insulto me partiu o coração;+ 21c Eu esperei que alguém de mim tivesse pena; 21d procurei quem me aliviasse e não achei! 22 Deram-me fel como se fosse um alimento, em minha sede ofereceram-me vinagre! R.
31 Cantando eu louvarei o vosso nome e agradecido exultarei de alegria! 33 Humildes, vede isto e alegrai-vos: + o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! 34 Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos. R.