Liturgia da Palavra
“Já não é a serpente de bronze, mas é o Crucificado que dá a vida a todos os que buscam com fé. As verdades da terra e do céu encontram-se na cruz.”
Primeira Leitura – Nm 21,4-9
Salmo – Sl 101, 2-3. 16-18. 19-21 (R. 2)
R. Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.
2 Ouvi, Senhor, e escutai minha oração, e chegue até vós o meu clamor! 3 De mim não oculteis a vossa face no dia em que estou angustiado! Inclinai o vosso ouvido para mim, ao invocar-vos atendei-me sem demora! R.
16 As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; 17 quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, 18 ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece. R.
19 Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. 20 Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, 21 para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados. R.
Evangelho – Jo 8,21-30
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João – Naquele tempo, 21 Jesus disse-lhes: Eu me vou, e procurar-me-eis e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir.22 Perguntavam os judeus: Será que ele se vai matar, pois diz: Para onde eu vou, vós não podeis ir?23 Ele lhes disse: Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.24 Por isso vos disse: morrereis no vosso pecado; porque, se não crerdes o que eu sou, morrereis no vosso pecado.25 Quem és tu?, perguntaram-lhe eles então. Jesus respondeu: Exatamente o que eu vos declaro. 26 Tenho muitas coisas a dizer e a julgar a vosso respeito, mas o que me enviou é verdadeiro e o que dele ouvi eu o digo ao mundo.27 Eles, porém, não compreenderam que ele lhes falava do Pai.28 Jesus então lhes disse: Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou.29 Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, porque faço sempre o que é do seu agrado.30 Tendo proferido essas palavras, muitos creram nele. – Palavra da Salvação