Liturgia da Palavra
“A escuta atenta da palavra de Deus, unida à oração agradável a ele, produz frutos de perdão e amor.”
Primeira Leitura – Is 55,10-11
Leitura do livro de Isaías – 10 Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer,11 assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão. – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 33, 4-5. 6-7. 16-17. 18-19 (R. 18b)
R. O Senhor liberta os justos de todas as angústias.
4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! 5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou. R.
6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! 7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. R.
16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; 17 mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. R.
18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. 19 Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. R.
Evangelho – Mt 6,7-15
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras.8 Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais.9 Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome;10 venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.11 O pão nosso de cada dia nos dai hoje;12 perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam;13 e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará.15 Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará. – Palavra da Salvação