Primeira Leitura – 2Rs 5,1-15a
Leitura do Segundo Livro dos Reis – 1 Naaman, chefe do exército do rei de Aram, era homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, porque fora por ele que Javé concedera a vitória aos arameus. Mas este homem era leproso. 2 Ao invadirem os arameus a terra de Israel, levaram dali uma menina que se tornou escrava da esposa de Naaman. 3 Disse ela à sua senhora: “Oh! Se meu senhor visse o profeta que vive em Samaria, este com certeza o livraria da lepra”. 4 Naaman informou seu senhor, falando: “A menina da terra de Israel disse isso e isso”. 5 O rei de Aram respondeu: “Vai, que eu escreverei uma carta ao rei de Israel”. Partiu, pois, Naaman, levando consigo dez talentos de prata, seis mil peças de ouro e dez vestes de gala. 6 Entregou ao rei de Israel a carta que dizia: “Junto com esta carta envio-te meu servo Naaman, para que o cures da lepra”. 7 O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes, exclamando: “Sou eu um deus para fazer morrer ou viver, para que me mandem curar alguém da lepra? Não veem logo que ele procura um pretexto contra mim?”. 8 Eliseu, o homem de Deus, ao saber que o rei de Israel rasgara as vestes, mandou-lhe dizer: “Por que rasgaste as vestes? Que ele venha a mim, para que saiba que há um profeta em Israel”. 9 Veio assim Naaman com seus cavalos e seu carro, e parou à porta de Eliseu. 10 Eliseu mandou dizer por um mensageiro: “Vai lavar-te sete vezes no Jordão, e ficará limpa a tua carne!”. 11 Naaman irritou-se e foi dizendo: “Pensei comigo: ele sairá, apresentar-se-á e invocará o nome de Javé, seu Deus, e tocará com sua mão o lugar da lepra, curando-me então! 12 Os rios de Damasco, o Abna e o Farfar, não são melhores que todas as águas de Israel? Não posso lavar-me lá e ficar limpo?”. E, voltando as costas, retirou-se cheio de cólera. 13Aproximaram-se seus servos para falar, e disseram: “Meu pai, se o profeta te tivesse ordenado coisa mais difícil, não a terias feito? Tanto melhor se apenas te disse: ‘Lava-te, e ficarás limpo da lepra”’. 14 Desceu Naaman e mergulhou sete vezes no Jordão, segundo a palavra do homem de Deus, e sua carne se tornou limpa como a de uma criança. 15 Voltou, então, com todo o seu séquito, à casa do homem de Deus. – Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 41, 2. 3; Sl 42, 3. 4 (R. 41,3)
R. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
2 Anseia a corça por água viva, assim minh’alma por ti, meu Deus.
3 Ela tem sede de ti, Deus vivo; quando verei a tua face?
15 (3) Tua luz manda-me, tua verdade: guiem-me ao templo, teu monte santo!
16 (4) E então irei ao teu altar, Deus do meu júbilo, minha alegria. Dar-te-ei graças, ao som da cítara, a ti, meu Deus, a ti, Senhor.
Evangelho – Lc 4,24-30
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Disse Jesus: 24 “Eu vos declaro: nenhum profeta é bem recebido na sua terra. 25 Sem dúvida, eu vos afirmo que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu ficou fechado durante três anos e seis meses e grande fome devastou todo o país. 26 No entanto, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas, sim, a uma viúva de Sarepta, na região de Sidon. 27 Havia também muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu; e nenhum deles foi curado, a não ser o sírio Naaman”. 28 Ouvindo estas palavras, os que estavam na sinagoga ficaram com muita cólera, 29 se levantaram e o levaram para fora da cidade, até o alto do morro sobre o qual ela estava construída, para o jogarem dali abaixo. 30 Mas Jesus passou pelo meio deles e seguiu seu caminho. – Palavra da Salvação.