Primeira Leitura – Is 63,16b-17.19b;64,2b-7
Leitura do Livro do Profeta Isaías – 16b És tu, Javé, que és nosso Pai, “nosso Redentor”, tal é teu Nome desde sempre. 17 Por que, Javé, nos deixaste extraviar dos teus caminhos? Endureceste nosso coração longe de teu temor? Volta-te para nós por amor dos teus servos e das tribos da tua herança! 19b Ah! Se rasgasses os céus e descesses, ante tua Face os montes escorreriam, 64,2b ao fazer coisas terríveis que não esperávamos 3 e das quais nunca se ouviu falar. Nenhum ouvido ouviu, nenhum olho viu um Deus, com exceção de ti, agir assim, em favor de quem nele confia. 4 Vais ao encontro dos que praticam justiça e se lembram de teus caminhos. Eis que tu te irritaste, e nós tínhamos pecado, por muito tempo nos rebelamos contra ti. 5 Éramos todos como o impuro, e todas as nossas obras de justiça como sujeira de menstruação; todos nós murchávamos como folhas, e nossos crimes nos levavam como o vento. 6Ninguém invocava teu Nome nem se erguia para apoiar-se em ti. Pois nos escondeste tua Face e nos entregaste ao poder dos nossos crimes. 7 No entanto, Javé, és nosso Pai. Somos a argila, és nosso oleiro; somos todos obras de tuas mãos. – Palavra do Senhor.
Salmo – Is 79 2ac.3b.15-16.18-19(R.4)
R. Restaura-nos, Senhor, Deus dos exércitos;brilhe o teu rosto, e então seremos salvos!
2 Ó pastor de Israel, dá-nos ouvido.
3 Desperta o teu poder e vem salvar-nos!
15 Volta-te para nós, Deus dos exércitos; olha do céu, visita esta videira, 16 tua mão a plantou, vem protegê-la!
18 Sustente tua mão teu protegido, o nascido de Adão, que confirmaste! 19 Para longe de ti jamais iremos: dá-nos viver para invocar teu nome!
Segunda Leitura – ICor 1,3-9
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 3 Graça e paz a vós da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo! 4 Não paro de agradecer a Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus. 5 Por ele fostes enriquecidos em tudo, em toda a palavra e em toda a ciência, 6 na medida em que o testemunho de Cristo se firmou em vós, 7 de modo que não vos falta nenhum dom da graça durante a espera da revelação de nosso Senhor, Jesus Cristo. 8 É ele quem vos fortalecerá até o fim, para que sejais considerados honestos no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 É fiel o Deus por quem fostes chamados à comunhão com o seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. – Palavra do Senhor.
Evangelho – Mc 13,33-37
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:33 Prestai atenção! Vigiai! Porque não sabeis quando será o momento. 34 Este momento será como um homem que foi viajar, deixou sua casa, passou a administração aos empregados, indicou o trabalho a cada um e ordenou ao porteiro que ficasse vigiando. 35 Ficai vigiando, porque não sabeis quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao canto do galo ou de manhã; 36 para que, se chegar de repente, não vos encontre dormindo. 37 O que digo a vós digo a todos: Ficai vigiando!” – Palavra da Salvação.