Primeira Leitura – Dt 10,12-22
Salmo – Sl 147 (148),12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a)
12 Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! 13 Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou. R.
14 a paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. 15 Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. R.
19 Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos suas leis a Israel. 20 Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos. R.
Evangelho – Mt 17,22-27
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo: 22Enquanto caminhava pela Galiléia, Jesus lhes disse: O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos homens.23Matá-lo-ão, mas ao terceiro dia ressuscitará. E eles ficaram profundamente aflitos.24Logo que chegaram a Cafarnaum, aqueles que cobravam o imposto da didracma aproximaram-se de Pedro e lhe perguntaram: Teu mestre não paga a didracma?25Paga sim, respondeu Pedro. Mas quando chegaram à casa, Jesus preveniu-o, dizendo: Que te parece, Simão? Os reis da terra, de quem recebem os tributos ou os impostos? De seus filhos ou dos estrangeiros?26Pedro respondeu: Dos estrangeiros. Jesus replicou: Os filhos, então, estão isentos.27Mas não convém escandalizá-los. Vai ao mar, lança o anzol, e ao primeiro peixe que pegares abrirás a boca e encontrarás um estatere. Toma-o e dá-o por mim e por ti. – Palavra da Salvação.