26.4 C
São Paulo
segunda-feira, 18 março, 2019.

Liturgia diária

«
»
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
dezembro
dezembro
1
  • Maria Mãe de Deus
    Dia Todo
    01/01/2019

    Primeira Leitura – Nm 6,22-27

    Leitura do livro de Números – 22O Senhor disse a Moisés:23“Dize a Aarão e seus filhos o seguinte: eis como abençoares os filhos de Israel:24O Senhor te abençoe e te guarde!25O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça!26O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz!27E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei”. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial – 66(67)

    R. Que Deus nos dê a sua graça e sua benção.

    Que Deus nos dê a sua graça e sua benção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos. – R.

    Exulte de Alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão e guiais, em toda a terra, as nações. – R.

    Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra! – R.

    Segunda Leitura – Gl 4,4-7

    Leitura da carta aos Gálatas – 4Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei,5a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção.6A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!7Portanto já não és escravo, mas filho. E, se és filho, então também herdeiro por Deus. – Palavra do Senhor.

    Evangelho – Lc 2,16-21

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 16Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura.17Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino.18Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores.19Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração.20Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito.21Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno. – Palavra da Salvação.

2
  • Santos Basílio e Gregório, Bispos e Doutores. Memória.
    Dia Todo
    02/01/2019

    Primeira Leitura – 1 Jo 2,22-28

    Leitura da primeira carta de são João – Carísimos, 22Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho.23Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai. Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai.24Que permaneça em vós o que tendes ouvido desde o princípio. Se permanecer em vós o que ouvistes desde o princípio, permanecereis também vós no Filho e no Pai.25Eis a promessa que ele nos fez: a vida eterna.26Era isto o que eu vos tinha a escrever a respeito dos que vos seduzem.27Quanto a vós, a unção que dele recebestes permanece em vós. E não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, assim é ela verdadeira e não mentira. Permanecei nele, como ela vos ensinou.28E agora, filhinhos, permanecei nele, para que, quando aparecer, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por ele, na sua vinda. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 97(98)

    R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

    Cantei ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. – R.

    O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. – R.

    Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! – R.

    Evangelho – Jo 1,19-28

    Proclamação do evengelho de Jesus Cristo segundo João – 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: Quem és tu?20Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: Eu não sou o Cristo.21Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não.22Perguntaram-lhe de novo: Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?23Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3).24Alguns dos emissários eram fariseus.25Continuaram a perguntar-lhe: Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?26João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis.27Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado.28Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. – Palavra da Salvação.

3
  • 5ª feira do Tempo do Natal
    Dia Todo
    03/01/2019

    Primeira Leitura – 1 Jo 2,29-3,6

    Leitura da primeira carta de são João – Caríssimos, 29Se sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 3,1Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.2Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é.3E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro.4Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei.5Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado.6Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 97(98)

    R.Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

    Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. – R.

    Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! – R.

    Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com clarins e as trobetas, ao Senhor, o nosso rei! R.

    Evangelho Jo 1,29-34

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 29No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.30É este de quem eu disse: Depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim.31Eu não o conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que ele se torne conhecido em Israel.32(João havia declarado: Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.)33Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo.34Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus. – Palavra da Salvação

4
  • 6ª feira do Tempo de Natal
    Dia Todo
    04/01/2019

    Primeira Leitura 1 Jo 3,7-10

    Leitura da primeira carta de são João – 7Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também (Jesus) é justo.8Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio.9Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus.10É nisto que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 97(98)

    R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

    Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. – R.

    Aplauda o mar com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de elegria. – R.

    Na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade. – R.

    Evangelho Jo 1,35-42

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 35No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos.36E, avistando Jesus que ia passando, disse: Eis o Cordeiro de Deus.37Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus.38Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que procurais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?39Vinde e vede, respondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima.40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido.41Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo).42Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra). – Palavra da salvação.

5
  • Sábado do Tempo de Natal
    Dia Todo
    05/01/2019

    Primeira Leitura 1 Jo 3,11-21

    Leitura da primeira carta de são João – Caríssimos, 11Pois esta é a mensagem que tendes ouvido desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.12Não façamos como Caim, que era do Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as do seu irmão, justas.13Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia.14Nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.15Quem odeia seu irmão é assassino. E sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino.16Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu sua vida por nós. Também nós outros devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos.17Quem possuir bens deste mundo e vir o seu irmão sofrer necessidade, mas lhe fechar o seu coração, como pode estar nele o amor de Deus?18Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade.19Nisto é que conheceremos se somos da verdade, e tranqüilizaremos a nossa consciência diante de Deus,20caso nossa consciência nos censure, pois Deus é maior do que nossa consciência e conhece todas as coisas.21Caríssimos, se a nossa consciência nada nos censura, temos confiança diante de Deus – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 99(100)

    R.Aclamai o Senhor, ó terra inteira!

    Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele, cantando jubilosos! R.

    Entrai por suas portas dando graças e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei! R.

    Entrai por suas portas dando graças e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei! – R.

    Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente! – R.

    Evangelho Jo 1,43-51

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 43No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-se à Galiléia. Encontra Filipe e diz-lhe: Segue-me.44(Filipe era natural de Betsaida, cidade de André e Pedro.)45Filipe encontra Natanael e diz-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José.46Respondeu-lhe Natanael: Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré? Filipe retrucou: Vem e vê.47Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade.48Natanael pergunta-lhe: Donde me conheces? Respondeu Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira.49Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel.50Jesus replicou-lhe: Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta.51E ajuntou: Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. – Palavra da Salvação.

6
  • Epifania do Senhor. Solenidade
    Dia Todo
    06/01/2019

    Primeira Leitura Is 60,1-6

    Leitura do livro do profeta Isaías – 1Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti.2Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina.3As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora.4Levanta os olhos e olha à tua volta: todos se reúnem para vir a ti; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são transportadas à garupa.5Essa visão tornar-te-á radiante; teu coração palpitará e se dilatará, porque para ti afluirão as riquezas do mar, e a ti virão os tesouros das nações.6Serás invadida por uma multidão de camelos, pelos dromedários de Madiã e de Efá; virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 71(72)

    R. As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

    Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendentes da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres. – R.

    Nos seus dias, a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra! – R.

    Os reis de Társis e das ilhas hão de vir e oferecer-lhe seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá hão de trazer-lhe oferendas e tributos. Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, e todas as nações hão de servi-lo. – R.

    Libertará o indigente que sublica eo pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará. – R.

    Segunda Leitura Ef 3,2-3.5-6

    Leitura da carta de são Paulo aos Efésios – 2Vós deveis ter aprendido o modo como Deus me concedeu esta graça que me foi feita a vosso respeito.3Foi por revelação que me foi manifestado o mistério que acabo de esboçar. 5que em outras gerações não foi manifestado aos homens da maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas.6A saber: que os gentios são co-herdeiros conosco (que somos judeus), são membros do mesmo corpo e participantes da promessa em Jesus Cristo pelo Evangelho. – Palavras do Senhor.

    Evangelho Mt 2,1-12

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 1Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.2Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.3A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.4Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.5Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta:6E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2).7Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido.8E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.9Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.10A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.11Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.12Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho. – Palavra da Salvação.

7
  • 2ª feira da Epifania
    Dia Todo
    07/01/2019

    Primeira Leitura 1 Jo 3,22-4,6

    Leitura da primeira carta de são João – Caríssimos, 22e tudo o que lhe pedirmos, receberemos dele porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável a seus olhos.23Eis o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos mandou.24Quem observa os seus mandamentos permanece em (Deus) e (Deus) nele. É nisto que reconhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu. 4,1Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo.2Nisto se reconhece o Espírito de Deus: todo espírito que proclama que Jesus Cristo se encarnou é de Deus;3todo espírito que não proclama Jesus esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo.4Vós, filhinhos, sois de Deus, e os vencestes, porque o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo.5Eles são do mundo. É por isto que falam segundo o mundo, e o mundo os ouve.6Nós, porém, somos de Deus. Quem conhece a Deus, ouve-nos; quem não é de Deus, não nos ouve. É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 2

    R. Eu te darei por tua herança os povos todos.

    O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu filho, e eu hoje te gerei!” Podes perdir-me, e em resposta eu te darei, por tua herança, os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. – R.

    E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito! – R.

    Evangelho Mt 4,12-17.23-25

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 12Quando, pois, Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galiléia.13Deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e Neftali,14para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:15A terra de Zabulon e de Neftali, região vizinha ao mar, a terra além do Jordão, a Galiléia dos gentios,16este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte (Is 9,1).17Desde então, Jesus começou a pregar: Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo. 23Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.24Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos.25Grandes multidões acompanharam-no da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e dos países do outro lado do Jordão. – Palavra da Salvação.

8
  • 3ª feira da Epifania
    Dia Todo
    08/01/2019

    Primeira Leitura 1 Jo 4,7-10

    Leitura da primeira carta de são João – 7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.8Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.9Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele.10Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 71(72)

    R. Os reis de toda terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

    Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres. – R.

    Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salará. – R.

    Nos seus dias, a justiça florirá e grade paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda terra! – R.

    Evangelho Mc 6,34-44

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 34Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.35A hora já estava bem avançada quando se achegaram a ele os seus discípulos e disseram: Este lugar é deserto, e já é tarde.36Despede-os, para irem aos sítios e aldeias vizinhas a comprar algum alimento.37Mas ele respondeu-lhes: Dai-lhes vós mesmos de comer. Replicaram-lhe: Iremos comprar duzentos denários de pão para dar-lhes de comer?38Ele perguntou-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. Depois de se terem informado, disseram: Cinco, e dois peixes.39Ordenou-lhes que mandassem todos sentar-se, em grupos, na relva verde.40E assentaram-se em grupos de cem e de cinqüenta.41Então tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e os deu a seus discípulos, para que lhos distribuíssem, e repartiu entre todos os dois peixes.42Todos comeram e ficaram fartos.43Recolheram do que sobrou doze cestos cheios de pedaços, e os restos dos peixes.44Foram cinco mil os homens que haviam comido daqueles pães. – Palavra da Salvação.

9
  • 4ª feira da Epifania
    Dia Todo
    09/01/2019

    Primeira Leitura 1 Jo  4,11-18

    Leitura da primeira carta de são João – 11Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros.12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito.13Nisto é que conhecemos que estamos nele e ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito.14E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus.16Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.17Nisto é perfeito em nós o amor: que tenhamos confiança no dia do julgamento, pois, como ele é, assim também nós o somos neste mundo.18No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 71(72)

    R. As nações de toda terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

    Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres. R.

    Os reis de Társis e das ilhas hão de vir e oferecer-lhe seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá hão de trazer-lhe oferendas e tributos. Os reis de toda terra hão de adorá-lo, e todas as nações hão de servi-lo. R.

    Libertará o indigente que suplica e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz e a vida dos humildes salvará. R.

    Evangelho Mc 6,45-52

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 45Imediatamente ele obrigou os seus discípulos a subirem para a barca, para que chegassem antes dele à outra margem, em frente de Betsaida, enquanto ele mesmo despedia o povo.46E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar.47À noite, achava-se a barca no meio do lago e ele, a sós, em terra.48Vendo-os se fatigarem em remar, sendo-lhes o vento contrário, foi ter com eles pela quarta vigília da noite, andando por cima do mar, e fez como se fosse passar ao lado deles.49À vista de Jesus, caminhando sobre o mar, pensaram que fosse um fantasma e gritaram;50pois todos o viram e se assustaram. Mas ele logo lhes falou: Tranqüilizai-vos, sou eu; não vos assusteis!51E subiu para a barca, junto deles, e o vento cessou. Todos se achavam tomados de um extremo pavor,52pois ainda não tinham compreendido o caso dos pães; os seus corações estavam insensíveis. – Palavras da Salvação.

10
  • 5ª feira da Epifania
    Dia Todo
    10/01/2019

    Primeira Leitura 1 Jo 4,19-5,4

    Leitura da primeira carta de são João – Caríssimo, 19Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro.20Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.21Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão. 5,1Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado.2Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.3Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos,4porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.5Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 71(72)

    R. As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

    Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos poderes. – R.

    Há de livrá-los da violência e opressão, pois vale muito o sangue deles a seus olhos! Hão de rezar também por ele sem cessar, bendizê-lo e honrá-lo cada dia. – R.

    Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor! – R.

    Evangelho Lc 4,14-22

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 14Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região.15Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos.16Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.17Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.):18O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,19para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.20E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.21Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir.22Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: Não é este o filho de José? – Palavra da Salvação.

11
  • 6ª feira da Epifania
    Dia Todo
    11/01/2019

    Primeira Leitura 1 Jo 5,5-13

    Leitura da primeira carta de são João – Caríssimos, 5Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?6Ei-lo, Jesus Cristo, aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade.7São, assim, três os que dão testemunho:8o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho.9Aceitamos o testemunho dos homens. Ora, maior é o testemunho de Deus, porque se trata do próprio testemunho de Deus, aquele que ele deu do seu próprio Filho.10Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus. Aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho.11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho.12Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.13Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus. – Palavra do Senhor.

    Salmo responsorial 147(147B)

    R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!

    Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou. – R.

    A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. – R.

    Anuncia a Jacó sua palavra, seus preconceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos. – R.

    Evangelho Lc 5,12-16

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 12Estando ele numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou: Senhor, se queres, podes limpar-me.13Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: Eu quero; sê purificado! No mesmo instante desapareceu dele a lepra.14Ordenou-lhe Jesus que o não contasse a ninguém, dizendo-lhe, porém: Vai e mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés prescreveu, para lhes servir de testemunho.15Entretanto, espalhava-se mais e mais a sua fama e concorriam grandes multidões para o ouvir e ser curadas das suas enfermidades.16Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar. – Palavra da Salvação.

12
  • Sábado da Epifania
    Dia Todo
    12/01/2019

    Primeira Leitura 1 Jo 5,14-21

    Leitura da primeira carta de são João – Caríssimo, 14A confiança que depositamos nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme à sua vontade, ele nos atenderá.15E se sabemos que ele nos atende em tudo quanto lhe pedirmos, sabemos daí que já recebemos o que pedimos.16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não o conduza à morte, reze, e Deus lhe dará a vida; isto para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado que é para morte; não digo que se reze por este.17Toda iniqüidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte.18Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca; mas o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca.19Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno.20Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos! – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsarial 149

    R. O senhor ama seu povo de verdade.

    Cantai ao Senhor Deus um canto novo e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu rei! – R.

    Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes. – R.

    Exultem os fiéis por sua glória e, cantando, se levantem de seus leitos com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos. – R.

    Evangelho Jo 3,22-30

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 22Em seguida, foi Jesus com os seus discípulos para os campos da Judéia, e ali se deteve com eles, e batizava.23Também João batizava em Enon, perto de Salim, porque havia ali muita água, e muitos vinham e eram batizados.24Pois João ainda não tinha sido lançado no cárcere.25Ora, surgiu uma discussão entre os discípulos de João e um judeu, a respeito da purificação.26Foram e disseram-lhe: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, de quem tu deste testemunho, ei-lo que está batizando e todos vão ter com ele…27João replicou: Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do céu.28Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas fui enviado diante dele.29Aquele que tem a esposa é o esposo. O amigo do esposo, porém, que está presente e o ouve, regozija-se sobremodo com a voz do esposo. Nisso consiste a minha alegria, que agora se completa.30Importa que ele cresça e que eu diminua. – Palavra da salvação.

13
  • Domingo. Batismo do Senhor
    Dia Todo
    13/01/2019

    Primeira Leitura Is 42,1-4.6-7

    Leitura do livro do profeta Isaías – Assim fala o Senhor: 1Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.2Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas.3Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá,4até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos. 6Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações;7para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 28(29)

    R. Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

    Filho de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome, adorai-o com o santo ornamento! – R.

    Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa. – R.

    Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre! – R.

    Segunda Leitura At 10,34-38

    Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 34Então Pedro tomou a palavra e disse: Em verdade, reconheço que Deus não faz distinção de pessoas,35mas em toda nação lhe é agradável aquele que o temer e fizer o que é justo.36Deus enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando-lhes a boa nova da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.37Vós sabeis como tudo isso aconteceu na Judéia, depois de ter começado na Galiléia, após o batismo que João pregou.38Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele. – Palavra do Senhor.

    Evangelho Lc 3,15-16.21-22

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 15Ora, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo,16ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 21Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu22e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição. – Palavra da Salvação.

14
  • 2ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    14/01/2019

    Primeira Leitura Hb 1,1-6

    Início da carta ao Hebreus – 1Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas.2Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas.3Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus,4tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou.5Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei (Sl 2,7)? Ou então: Eu serei seu Pai e ele será meu Filho (II Sm 7,14)?6E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem (Sl 96,7). – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 96(97)

    R. Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!

    Deus é rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito. – R.

    E assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. Aos pés de Deus vêm se prostar todos os deuses! – R.

    Poque vós sois o Altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes, e de muito superais todos os deuses. – R.

    Evangelho Mc 1,14-20

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 14Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia:15“Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho.”16Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.17Jesus disse-lhes: “Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens.”18Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no.19Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo.20Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram. – Palavra da Salvação.

15
  • 3ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    15/01/2019

    Primeira Leitura Hb 2,5-12

    Leitura da carta aos Hebreus – 5Não foi tampouco aos anjos que Deus submeteu o mundo vindouro, de que falamos.6Alguém em certa passagem afirmou: Que é o homem para que dele te lembres, ou o filho do homem, para que o visites?7Por pouco tempo o colocaste inferior aos anjos; de glória e de honra o coroaste,8e sujeitaste a seus pés todas as coisas (Sl 8,5s). Ora, se lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que não lhe ficasse sujeito. Atualmente, é verdade, não vemos que tudo lhe esteja sujeito.9Mas aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos anjos, Jesus, nós o vemos, por sua Paixão e morte, coroado de glória e de honra. Assim, pela graça de Deus, a sua morte aproveita a todos os homens.10Aquele para quem e por quem todas as coisas existem, desejando conduzir à glória numerosos filhos, deliberou elevar à perfeição, pelo sofrimento, o autor da salvação deles,11para que santificador e santificados formem um só todo. Por isso, (Jesus) não hesita em chamá-los seus irmãos,12dizendo: Anunciarei teu nome a meus irmãos, no meio da assembléia cantarei os teus louvores (Sl 21,23). – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 8

    R. Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.

    Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Perguntamos: “Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho. – R.

    Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes. – R.

    As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas. – R.

    Evangelho Mc 1,21-28

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 21Dirigiram-se para Cafarnaum. E já no dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e pôs-se a ensinar.22Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.23Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou:24“Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus!25Mas Jesus intimou-o, dizendo: “Cala-te, sai deste homem!”26O espírito imundo agitou-o violentamente e, dando um grande grito, saiu.27Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: “Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem!”28A sua fama divulgou-se logo por todos os arredores da Galiléia. – Palavras da Salvação.

16
  • 4ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    16/01/2019

    Primeira Leitura  Hb 2,14-18

    Leitura da carta aos Hebreus – 14Porquanto os filhos participam da mesma natureza, da mesma carne e do sangue, também ele participou, a fim de destruir pela morte aquele que tinha o império da morte, isto é, o demônio,15e libertar aqueles que, pelo medo da morte, estavam toda a vida sujeitos a uma verdadeira escravidão.16Veio em socorro, não dos anjos, e sim da raça de Abraão;17e por isso convinha que ele se tornasse em tudo semelhante aos seus irmãos, para ser um pontífice compassivo e fiel no serviço de Deus, capaz de expiar os pecados do povo.18De fato, por ter ele mesmo suportado tribulações, está em condição de vir em auxílio dos que são atribulados. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 104(105)

    R. O Senhor se lembra sempre da aliança.

    Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! – R.

    Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! – R.

    Ele sempre se recorda da aliança, promulgada a incontáveis gerações; da aliança, promulgada a incontáveis gerações; da aliança que ele fez com Abraão e do seu santo juramento a Isaac. – R.

    Evangelho Mc 1,29-39

    Proclamação do evagelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 29Assim que saíram da sinagoga, dirigiram-se com Tiago e João à casa de Simão e André.30A sogra de Simão estava de cama, com febre; e sem tardar, falaram-lhe a respeito dela.31Aproximando-se ele, tomou-a pela mão e levantou-a; imediatamente a febre a deixou e ela pôs-se a servi-los.32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram-lhe todos os enfermos e possessos do demônio.33Toda a cidade estava reunida diante da porta.34Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças, e expulsou muitos demônios. Não lhes permitia falar, porque o conheciam.35De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração.36Simão e os seus companheiros saíram a procurá-lo.37Encontraram-no e disseram-lhe: “Todos te procuram.”38E ele respondeu-lhes: “Vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois, para isso é que vim.”39Ele retirou-se dali, pregando em todas as sinagogas e por toda a Galiléia, e expulsando os demônios. – Palavra da Salvação.

17
  • Santo Antão, Pai da vida Monacal. Memória.
    Dia Todo
    17/01/2019

    Primeira Leitura Hb 3,7-14

    Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, 7Por isso, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,8não endureçais os vossos corações, como por ocasião da revolta, como no dia da tentação no deserto,9quando vossos pais me puseram à prova e viram o meu poder por quarenta anos.10Eu me indignei contra aquela geração, porque andavam sempre extraviados em seu coração e não compreendiam absolutamente nada dos meus desígnios.11Por isso, em minha ira, jurei que não haveriam de entrar no lugar de descanso que lhes prometera (Sl 94,8-11)!12Tomai precaução, meus irmãos, para que ninguém de vós venha a perder interiormente a fé, a ponto de abandonar o Deus vivo.13Antes, animai-vos mutuamente cada dia durante todo o tempo compreendido na palavra hoje, para não acontecer que alguém se torne empedernido com a sedução do pecado.14Porque somos incorporados a Cristo, mas sob a condição de conservarmos firme até o fim nossa fé dos primeiros dias. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 94(95)

    R. Oxalá ouvisseis hoje a sua voz: Não fecheis os vossos corações.

    Vinde, adoremos e prostre-mo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que codez com sua mão. – R.

    Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras. – R.

    Quarenta anos desgostou-me aquela raça, e eu disse: Eis um povo transviado, seu coração não conheceu os meus caminhos! E por isso lhes jurei na minha ira: Não entrarão no meu repouso prometido!” – R.

    Evangelho Mc 1,40-45

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 40Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: “Se queres, podes limpar-me.”41Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: “Eu quero, sê curado.”42E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.43Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação:44“Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho.”45Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele. – Palavra da Salvação.

18
  • 6ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    18/01/2019

    Primeira Leitura Hb 4,1-5.11

    Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, 1Enquanto, pois, subsiste a promessa de entrar no seu descanso, tenhamos cuidado em que ninguém de nós corra o risco de ser excluído.2A boa nova nos foi trazida a nós, como o foi a eles. Mas a eles de nada aproveitou, porque caíram na descrença.3Nós, porém, se tivermos fé, haveremos de entrar no descanso. Ele disse: Eu jurei na minha ira: não entrarão no lugar do meu descanso. Ora, as obras de Deus estão concluídas desde a criação do mundo;4pois, em certa passagem, falou do sétimo dia o seguinte: E, terminado o seu trabalho, descansou Deus no sétimo dia (Gn 2,2).5Se, pois, ele repete: Não entrarão no lugar do meu descanso, 11Assim, apressemo-nos a entrar neste descanso para não cairmos por nossa vez na mesma incredulidade. – Palavras do Senhor.

    Salmo Responsorial 77(78)

    R. Não vos esqueçais das obras do Senhor!

    Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, à nova geração nós contaremos: as grandezas do Senhor e seu poder. – R.

    Levantem-se e as contem a seus filhos, para que ponham no Senhor sua esperança; das obras do Senhor não se esqueçam e observem fielmente os seus preceitos. – R.

    Nem se tornem, a exemplo de seus pais, rebelde e obstinada geração, uma raça de inconstante coração, infiel ao Senhor Deus em seu espírito. – R.

    Evangelho Mc 2,1-12

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 1Alguns dias depois, Jesus entrou novamente em Cafarnaum e souberam que ele estava em casa.2Reuniu-se uma tal multidão, que não podiam encontrar lugar nem mesmo junto à porta. E ele os instruía.3Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens.4Como não pudessem apresentar-lho por causa da multidão, descobriram o teto por cima do lugar onde Jesus se achava e, por uma abertura, desceram o leito em que jazia o paralítico.5Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: “Filho, perdoados te são os pecados.”6Ora, estavam ali sentados alguns escribas, que diziam uns aos outros:7“Como pode este homem falar assim? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão Deus?”8Mas Jesus, penetrando logo com seu espírito tios seus íntimos pensamentos, disse-lhes: “Por que pensais isto nos vossos corações?9Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os pecados te são perdoados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?10Ora, para que conheçais o poder concedido ao Filho dó homem sobre a terra (disse ao paralítico),11eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para casa.”12No mesmo instante, ele se levantou e, tomando o. leito, foi-se embora à vista de todos. A, multidão inteira encheu-se de profunda admiração e puseram-se a louvar a Deus, dizendo: “Nunca vimos coisa semelhante.” – Palavras da Salvação.

19
  • Sábado da 1ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    19/01/2019

    Primeira Leitura Hb 4,12-16

    Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, 12Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.13Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.14Temos, portanto, um grande Sumo Sacerdote que penetrou nos céus, Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme a nossa fé.15Porque não temos nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado.16Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 18(19B)

    R. Vossas Palavras são espírito, são vida; tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.

    A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes. – R.

    Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz. – R.

    É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente. – R.

    Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu rochedo e redentor! – R.

    Evangelho Mc 2,13-17

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para perto do mar e toda a multidão foi ter com ele, e ele os ensinava.14Quando ia passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto da arrecadação e disse-lhe: “Segue-me.” E Levi, levantando-se, seguiu-o.15Em seguida, pôs-se à mesa na sua casa e muitos cobradores de impostos e pecadores tomaram lugar com ele e seus discípulos; com efeito, eram numerosos os que o seguiam.16Os escribas, do partido dos fariseus,. vendo-o comer com as pessoas de má vida e publicamos, diziam aos seus discípulos: “Ele come com os publicamos e com gente de má vida? “17Ouvindo-os, Jesus replicou: “Os sãos não precisam de médico, mas os enfermos; não vim chamar os justos, mas os pecadores.” – Palavra da salvação.

20
  • Domingo da 2ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    20/01/2019

    Primeira Leitura Is 62,1-5

    Leitura do livro do profeta Isaías – 1Por amor a Sião, eu não me calarei, por amor de Jerusalém, não terei sossego, até que sua justiça brilhe como a aurora, e sua salvação como uma flama.2As nações verão então tua vitória, e todos os reis teu triunfo. Receberás então um novo nome, determinado pela boca do Senhor.3E tu serás uma esplêndida coroa na mão do Senhor, um diadema real entre as mãos do teu Deus;4não mais serás chamada a desamparada, nem tua terra, a abandonada; serás chamada: minha preferida, e tua terra: a desposada, porque o Senhor se comprazerá em ti e tua terra terá um esposo;5assim como um jovem desposa uma jovem, aquele que te tiver construído te desposará; e como a recém-casada faz a alegria de seu marido, tu farás a alegria de teu Deus. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 95(96)

    R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre povos.

    Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! – R.

    Dia após dia, anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e, entre o povos do universo, seus prodígios! – R.

    Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios. – R.

    Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”, pois os povos ele julga com justiça. – R.

    Evangelho Jo 2,1-11

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele Tempo, 1Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.2Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.3Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.4Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.5Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.6Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.7Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima.8Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram.9Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo10e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.11Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele. – Palavra da Salvação.

21
  • Santa Inês. Virgem e Mártir. Memória.
    Dia Todo
    21/01/2019

    Primeira Leitura Hb 5,1-10

    Leitura da carta aos Hebreus – 1Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.2Sabe compadecer-se dos que estão na ignorância e no erro, porque também ele está cercado de fraqueza.3Por isso, ele deve oferecer sacrifícios tanto pelos próprios pecados quanto pelos pecados do povo.4Ninguém se apropria desta honra, senão somente aquele que é chamado por Deus, como Aarão.5Assim também Cristo não se atribuiu a si mesmo a glória de ser pontífice. Esta lhe foi dada por aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei (Sl 2,7),6como também diz em outra passagem: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec (Sl 109,4).7Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade.8Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve.9E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,10porque Deus o proclamou sacerdote segundo a ordem de Melquisedec. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 109(110)

    R. Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedeque!

    Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!” – R.

    O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois ele diz: “Domina com vigor teus inimigos. – R.

    Tu és sacerdote desde o dia em que nasceste; na glória e esplender da santidade, como orvalho, antes da aurora, eu te gerei!” – R.

    Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedeque!” – R.

    Evangelho Mc 2,18-22

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 18Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam. Por isso, foram-lhe perguntar: “Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?”19Jesus respondeu-lhes: “Podem porventura jejuar os convidados das núpcias, enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não lhes é -possível jejuar.20Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.21“Ninguém prega retalho de pano novo em roupa velha; do contrário, o remendo arranca novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão.22E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho os arrebentará e perder-se-á juntamente com os odres mas para vinho novo, odres novos.” – Palavra da Salvação.

22
  • 3ª feira da 2ª Semana do Tempo Comum.
    Dia Todo
    22/01/2019

    Primeira Leitura Hb 6,10-20

    Leitura da carta aos Hebreus – 10Deus não é injusto e não esquecerá vossas obras e a caridade que mostrastes por amor de seu nome, vós que servistes e continuais a servir os santos.11Desejamos, apenas, que ponhais todo o empenho em guardar intata a vossa esperança até o fim,12e que, longe de vos tornardes negligentes, sejais imitadores daqueles que pela fé e paciência se tornam herdeiros das promessas.13Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não houvesse ninguém maior por quem jurar, jurou por si mesmo,14dizendo: Em verdade eu te abençoarei, e multiplicarei a tua posteridade (Gn 22,16s).15E Abraão, esperando com paciência, alcançou a realização da promessa.16Os homens, com efeito, juram por quem é maior do que eles, e o juramento serve de garantia e põe fim a toda controvérsia.17Por isso, querendo Deus mostrar mais seguramente aos herdeiros da promessa a imutabilidade da sua resolução, interpôs o juramento.18Por este ato duplamente irrevogável, pelo qual o próprio Deus se proibia de desdizer-se, encontramos motivo de profunda consolação, nós que pusemos nossa perspectiva em alcançar a esperança proposta.19Esperança esta que seguramos qual âncora de nossa alma, firme e sólida, e que penetra até além do véu, no santuário20onde Jesus entrou por nós como precursor, Pontífice eterno, segundo a ordem de Melquisedec. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 110(111)

    R. O senhor se lembra sempre da aliança.

    Eu agradeço a Deus de todo o caração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração! – R.

    O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua aliança. – R.

    Enviou libertação para o seu povo, confirmou sua aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito. Permaneça eternamente o seu louvor. – R.

    Evangelho Mc 2,23-28

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 23Num dia de sábado, o Senhor caminhava pelos campos e seus discípulos, andando, começaram a colher espigas.24Os fariseus observaram-lhe: “Vede! Por que fazem eles no sábado o que não é permitido?” Jesus respondeu-lhes:25“Nunca lestes o que fez Davi, quando se achou em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros?26Ele entrou na casa de Deus, sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes, e comeu os pães da proposição, dos quais só aos sacerdotes era permitido comer, e os deu aos seus companheiros.”27E dizia-lhes: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado;28e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado.” – Palavra da salvação.

23
  • 4ª feira da 2ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    23/01/2019

    Primeira Leitura Hb 7,1-3.15-17

    Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, 1Este Melquisedec, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da derrota dos reis e o abençoou,2ao qual Abraão ofereceu o dízimo de todos os seus despojos, é, conforme seu nome indica, primeiramente “rei de justiça” e, depois, rei de Salém, isto é, “rei de paz”.3Sem pai, sem mãe, sem genealogia, a sua vida não tem começo nem fim; comparável sob todos os pontos ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. 15Isto se torna ainda mais evidente se se tem em conta que este outro sacerdote, que surge à semelhança de Melquisedec,16foi constituído não por prescrição de uma lei humana, mas pela sua imortalidade.17Porque está escrito: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 109(110)

    R.Tu é sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedeque!

    Palavra do Senhor ao meu senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!” – R.

    O senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois ele diz: “Domina com vigor teus inimigos. – R.

    Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!” – R.

    Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedeque”! – R.

    Evangelho Mc 3,1-6

    Proclamação do evengelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele Tempo, 1Noutra vez, entrou ele na sinagoga e achava-se ali um homem que tinha a mão seca.2Ora, estavam-no observando se o curaria no dia de sábado, para o acusarem.3Ele diz ao homem da mão seca: “Vem para o meio.”4Então lhes pergunta: “É permitido fazer o bem ou o mal no sábado? Salvar uma vida ou matar?” Mas eles se calavam.5Então, relanceando um olhar indignado sobre eles, e contristado com a dureza de seus corações, diz ao homem: “Estende tua mão!” Ele estendeu-a e a mão foi curada.6Saindo os fariseus dali, deliberaram logo com os herodianos como o haviam de perder. – Palavra da Salvação.

24
  • São Francisco de Sales. Bispo e Doutor.
    Dia Todo
    24/01/2019

    Primeira Leitura Hb 7,25-8,6

    Leitura da carta aos Hebreus – 25É por isso que lhe é possível levar a termo a salvação daqueles que por ele vão a Deus, porque vive sempre para interceder em seu favor.26Tal é, com efeito, o Pontífice que nos convinha: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado além dos céus,27que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro pelos pecados próprios, depois pelos do povo; pois isto o fez de uma só vez para sempre, oferecendo-se a si mesmo.28Enquanto a lei elevava ao sacerdócio homens sujeitos às fraquezas, o juramento, que sucedeu à lei, constitui o Filho, que é eternamente perfeito. 8,1O ponto essencial do que acabamos de dizer é este: temos um Sumo Sacerdote, que está sentado à direita do trono da Majestade divina nos céus,2Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, erigido pelo Senhor, e não por homens.3Todo pontífice é constituído para oferecer dons e sacrifícios. Portanto, é necessário que ele tenha algo para oferecer.4Por conseguinte, se ele estivesse na terra, nem mesmo sacerdote seria, porque já existem aqui sacerdotes que têm a missão, de oferecer os dons prescritos pela lei.5O culto que estes celebram é, aliás, apenas a imagem, sombra das realidades celestiais, como foi revelado a Moisés quando estava para construir o tabernáculo: Olha, foi-lhe dito, faze todas as coisas conforme o modelo que te foi mostrado no monte (Ex 25,40).6Ao nosso Sumo Sacerdote, entretanto, compete ministério tanto mais excelente quanto ele é mediador de uma aliança mais perfeita, selada por melhores promessas. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 39(40)

    R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

    Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: “Eis que venho!” – R.

    Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!” – R.

    Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios! – R.

    Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: “É grande o Senhor!” os que buscam em vós seu auxílio. – R.

    Evangelho Mc 3,7-12

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 7Jesus retirou-se com os seus discípulos para o mar, e seguia-o uma grande multidão, vinda da Galiléia.8E da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do além-Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidônia veio a ele uma grande multidão, ao ouvir o que ele fazia.9Ele ordenou a seus discípulos que lhe aprontassem uma barca, para que a multidão não o comprimisse.10Curou a muitos, de modo que todos os que padeciam de algum mal se arrojavam a ele para o tocar.11Quando os espíritos imundos o viam, prostravam-se diante dele e gritavam: Tu és o Filho de Deus!12Ele os proibia severamente que o dessem a conhecer. – Palavra da Salvação.

25
  • Conversão de São Paulo. Festa.
    Dia Todo
    25/01/2019

    Primeira Leitura At 22,3-16

    Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3Continuou ele: Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade, instruí-me aos pés de Gamaliel, em toda a observância da lei de nossos pais, partidário entusiasta da causa de Deus como todos vós também o sois no dia de hoje.4Eu persegui de morte essa doutrina, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres.5O sumo sacerdote e todo o conselho dos anciãos me são testemunhas. E foi deles que também recebi cartas para os irmãos de Damasco, para onde me dirigi, com o fim de prender os que lá se achassem e trazê-los a Jerusalém, para que fossem castigados.6Ora, estando eu a caminho, e aproximando-me de Damasco, pelo meio-dia, de repente me cercou uma forte luz do céu.7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?8Eu repliquei: Quem és tu, Senhor? A voz me disse: Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues.9Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem falava.10Então eu disse: Senhor, que devo fazer? E o Senhor me respondeu: Levanta-te, vai a Damasco e lá te será dito tudo o que deves fazer.11Como eu não pudesse ver por causa da intensidade daquela luz, guiado pela mão dos meus companheiros, cheguei a Damasco.12Um certo Ananias, homem piedoso e observador da lei, muito bem conceituado entre todos os judeus daquela cidade,13veio ter comigo e disse-me: Irmão Saulo, recobra a tua vista. Naquela mesma hora pude enxergá-lo.14Continuou ele: O Deus de nossos pais te predestinou para que conhecesses a sua vontade, visses o Justo e ouvisses a palavra da sua boca,15pois lhe serás, diante de todos os homens, testemunha das coisas que tens visto e ouvido.16E agora, por que tardas? Levanta-te. Recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 116(117)

    R. Ide por todo o mundo, a todos pregai o evangelho.

    Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o! – R.

    Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel! – R.

    Evangelho Mc 16,15-18

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos 15E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.16Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.17Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,18manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados. – Palavra da Salvação.

26
  • Santos Timóteo e Tito. Bispos e Discípulos de Paulo. Memória.
    Dia Todo
    26/01/2019

    Primeira Leitura 2 Tm 1,1-8

    Início da segunda carta de São Paulo a Timóteo – 1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus para anunciar a promessa da vida que está em Jesus Cristo,2a Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Senhor!3Dou graças a Deus, a quem sirvo com pureza de consciência, tal como aprendi de meus pais, e me lembro de ti sem cessar nas minhas orações, de noite e de dia.4Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria.5Conservo a lembrança daquela tua fé tão sincera, que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe Eunice e que, não tenho a menor dúvida, habita em ti também.6Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos.7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria.8Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 95(96)

    R. Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

    Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! – R.

    Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e, entre os povos do universo, seus prodígios! – R.

    Ó familia das nações, dai ao Senhor, nações, nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! – R.

    Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça. – R.

    Evangelho Lc 10,1-9

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.2Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.3Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.4Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa!6Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.7Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.9Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. – Palavra da Salvação.

27
  • 3º Domingo do Tempo Comum
    Dia Todo
    27/01/2019

    Primeira Leitura Ne 8,2-6.8-10

    Leitura do livro de Neemias – Naqueles dias, 2O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês.3Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura.4O escriba Esdras postou-se num estrado de madeira que haviam construído para a ocasião; a seu lado encontravam-se, à direita, Matatias, Semeías, Anias, Urias, Helcias e Maasias; à esquerda, Fadaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mosolão.5Esdras abriu o livro à vista do povo todo; ele estava, com efeito, elevado acima da multidão. Quando o escriba abriu o livro, todo o povo levantou-se.6Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus; ao que todo o povo respondeu, levantando as mãos: Amém! Amém! Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor com a face por terra. 8Liam distintamente no livro da lei de Deus, e explicavam o sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura.9Depois Neemias, o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão: Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição, nem lágrimas. Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei.10Neemias disse-lhes: Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 18B(19)

    R. Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!

    A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testamento do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes. – R.

    Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz. – R.

    É puro temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente. – R.

    Que vos aguarde o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu rochedo e redentor! – R.

    Segundo Leitura 1 Co 12,12-30

    Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios – Irmãos, 12Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.13Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito.14Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos.15Se o pé dissesse: Eu não sou a mão; por isso, não sou do corpo, acaso deixaria ele de ser do corpo?16E se a orelha dissesse: Eu não sou o olho; por isso, não sou do corpo, deixaria ela de ser do corpo?17Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se fosse todo ouvido, onde estaria o olfato?18Mas Deus dispôs no corpo cada um dos membros como lhe aprouve.19Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?20Há, pois, muitos membros, mas um só corpo.21O olho não pode dizer à mão: Eu não preciso de ti; nem a cabeça aos pés: Não necessito de vós.22Antes, pelo contrário, os membros do corpo que parecem os mais fracos, são os mais necessários.23E os membros do corpo que temos por menos honrosos, a esses cobrimos com mais decoro. Os que em nós são menos decentes, recatamo-los com maior empenho,24ao passo que os membros decentes não reclamam tal cuidado. Deus dispôs o corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a têm,25para que não haja dissensões no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros.26Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam por ele.27Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros.28Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas.29São todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores?30Fazem todos milagres? Têm todos a graça de curar? Falam todos em diversas línguas? Interpretam todos? – Palavra do Senhor.

    Evangelho Lc 1,1-4;4,14-21

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós,2como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra.3Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo,4para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido. 4,14Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região.15Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos.16Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.17Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.):18O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,19para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.20E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.21Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir. – Palavra da Salvação.

28
  • Santo Tomás de Aquino. Presbítero e Doutor. Memória.
    Dia Todo
    28/01/2019

    Primeira Leitura Hb 9,15.24-28

    Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, 15Por isso ele é mediador do novo testamento. Pela sua morte expiou os pecados cometidos no decorrer do primeiro testamento, para que os eleitos recebam a herança eterna que lhes foi prometida. 24Eis por que Cristo entrou, não em santuário feito por mãos de homens, que fosse apenas figura do santuário verdadeiro, mas no próprio céu, para agora se apresentar intercessor nosso ante a face de Deus.25E não entrou para se oferecer muitas vezes a si mesmo, como o pontífice que entrava todos os anos no santuário para oferecer sangue alheio.26Do contrário, lhe seria necessário padecer muitas vezes desde o princípio do mundo; quando é certo que apareceu uma só vez ao final dos tempos para destruição do pecado pelo sacrifício de si mesmo.27Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo,28assim Cristo se ofereceu uma só vez para tomar sobre si os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não porém em razão do pecado, mas para trazer a salvação àqueles que o esperam. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 97(98)

    R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!

    Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. – R.

    O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. – R.

    Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos exultai! – R.

    Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da citara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso rei! – R.

    Evangelho Mc 3,22-30

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 22Também os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: “Ele está possuído de Beelzebul: é pelo príncipe dos demônios que ele expele os demônios.”23Mas, havendo-os convocado, dizia-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar a Satanás?24Pois, se um reino estiver dividido contra si mesmo, não pode durar.25E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer.26E se Satanás se levanta contra si mesmo, está dividido e não poderá continuar, mas desaparecerá.27Ninguém pode entrar na casa do homem forte e roubar-lhe os bens, se antes não o prender; e então saqueará sua casa.28“Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias;29mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno.”30Jesus falava assim porque tinham dito: “Ele tem um espírito imundo.” – Palavra da Salvação.

29
  • 3ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    29/01/2019

    Primeira Leitura Hb 10,1-10

    Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, 1A lei, por ser apenas a sombra dos bens futuros, não sua expressão real, é de todo impotente para aperfeiçoar aqueles que assistem aos sacrifícios que se renovam indefinidamente cada ano.2Realmente, se os fiéis, uma vez purificados, não tivessem mais pecado algum na consciência, não teriam cessado de oferecê-los?3Pelo contrário, pelos sacrifícios se renova cada ano a memória dos pecados.4Pois é impossível que o sangue de touros e de carneiros tire pecados.5Eis por que, ao entrar no mundo, Cristo diz: Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me formaste um corpo.6Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não te agradam.7Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade (Sl 39,7ss).8Disse primeiro: Tu não quiseste, tu não recebeste com agrado os sacrifícios nem as ofertas, nem os holocaustos, nem as vítimas pelo pecado (quer dizer, as imolações legais).9Em seguida, ajuntou: Eis que venho para fazer a tua vontade. Assim, aboliu o antigo regime e estabeleceu uma nova economia.10Foi em virtude desta vontade de Deus que temos sido santificados uma vez para sempre, pela oblação do corpo de Jesus Cristo. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 39(40)

    R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

    Esperando, esperei no Senhor, e, inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor. – R.

    Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!” – R.

    Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis não fechei os meus lábios! – R.

    Proclamai toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembleia. – R.

    Evangelho Mc 3,31-35

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 31Chegaram sua mãe e seus irmãos e, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo.32Ora, a multidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram.”33Ele respondeu-lhes: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”34E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos.35Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” – Palavra da salvação.

30
  • 4ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    30/01/2019

    Primeira Leitura Hb 10,11-18

    Leitura da carta aos Hebreus – 11Enquanto todo sacerdote se ocupa diariamente com o seu ministério e repete inúmeras vezes os mesmos sacrifícios que, todavia, não conseguem apagar os pecados,12Cristo ofereceu pelos pecados um único sacrifício e logo em seguida tomou lugar para sempre à direita de Deus,13onde espera de ora em diante que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés (Sl 109,1).14Por uma só oblação ele realizou a perfeição definitiva daqueles que recebem a santificação.15É o que nos confirma o testemunho do Espírito Santo. Depois de ter dito:16Eis a aliança que, depois daqueles dias, farei com eles – oráculo do Senhor: imprimirei as minhas leis nos seus corações e as escreverei no seu espírito,17acrescenta: dos seus pecados e das suas iniqüidades já não mais me lembrarei (Jr 31,33s).18Ora, onde houve plena remissão dos pecados não há por que oferecer sacrifício por eles. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 109(110)

    R. Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedeque!

    Palavara do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés” – R.

    O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois ele diz: “Domina com vigor teus inimigos. – R.

    Tu és príncipe desde o dia em que naceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”. – R.

    Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedeque!” – R.

    Evangelho Mc 4,1-20

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 1Jesus pôs-se novamente a ensinar, à beira do mar, e aglomerou-se junto dele tão grande multidão, que ele teve de entrar numa barca, no mar, e toda a multidão ficou em terra na praia.2E ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. Dizia-lhes na sua doutrina:3Ouvi: Saiu o semeador a semear.4Enquanto lançava a semente, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram.5Outra parte caiu no pedregulho, onde não havia muita terra; o grão germinou logo, porque a terra não era profunda;6mas, assim que o sol despontou, queimou-se e, como não tivesse raiz, secou.7Outra parte caiu entre os espinhos; estes cresceram, sufocaram-na e o grão não deu fruto.8Outra caiu em terra boa e deu fruto, cresceu e desenvolveu-se; um grão rendeu trinta, outro sessenta e outro cem.9E dizia: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!10Quando se acharam a sós, os que o cercavam e os Doze indagaram dele o sentido da parábola.11Ele disse-lhes: A vós é revelado o mistério do Reino de Deus, mas aos que são de fora tudo se lhes propõe em parábolas.12Desse modo, eles olham sem ver, escutam sem compreender, sem que se convertam e lhes seja perdoado.13E acrescentou: Não entendeis essa parábola? Como entendereis então todas as outras?14O semeador semeia a palavra.15Alguns se encontram à beira do caminho, onde ela é semeada; apenas a ouvem, vem Satanás tirar a palavra neles semeada.16Outros recebem a semente em lugares pedregosos; quando a ouvem, recebem-na com alegria;17mas não têm raiz em si, são inconstantes, e assim que se levanta uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, eles tropeçam.18Outros ainda recebem a semente entre os espinhos; ouvem a palavra,19mas as preocupações mundanas, a ilusão das riquezas, as múltiplas cobiças sufocam-na e a tornam infrutífera.20Aqueles que recebem a semente em terra boa escutam a palavra, acolhem-na e dão fruto, trinta, sessenta e cem por um. – Palavra da salvação.

31
  • São João Bosco, Presbítero. Memória.
    Dia Todo
    31/01/2019

    Primeira Leitura Hb 10,19-25

    Leitura da carta aos Hebreus – 19Por esse motivo, irmãos, temos ampla confiança de poder entrar no santuário eterno, em virtude do sangue de Jesus,20pelo caminho novo e vivo que nos abriu através do véu, isto é, o caminho de seu próprio corpo.21E dado que temos um Sumo-sacerdote estabelecido sobre a casa de Deus,22acheguemo-nos a ele com coração sincero, com plena firmeza da fé, o mais íntimo da alma isento de toda mácula de pecado e o corpo lavado com a água purificadora (do batismo).23Conservemo-nos firmemente apegados à nossa esperança, porque é fiel aquele cuja promessa aguardamos.24Olhemos uns pelos outros para estímulo à caridade e às boas obras.25Não abandonemos a nossa assembléia, como é costume de alguns, mas admoestemo-nos mutuamente, e tanto mais quando vedes aproximar-se o Grande Dia.  – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial 23(24)

    R. É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

    Ao Senhor pertene a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares e, sobre as águas, a mantém inabalável. – R.

    “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua snata habiltação?” “Quem tem mãos puras e inocentes coração, quem não dirige sua mente para o crime. – R.

    Sobre este desce a benção do Senhor e a recompensa de seu Deus e salvador.” “É assim a geração dos que procuram e do Deus de Israel buscam a face.” – R.

    Evangelho Mc 4,21-25

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 21Dizia-lhes ainda: Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro?22Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado.23Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça.24Ele prosseguiu: Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará.25Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem. – Palavra da salvação.

fevereiro
fevereiro