27.9 C
São Paulo
domingo, 20 janeiro, 2019.

Liturgia diária

< 2017 >
Dezembro
«
»
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
novembro
novembro
novembro
novembro
novembro
1
  • 6ª-feira da 34ª Semana do Tempo Comum
    Dia Todo
    01/12/2017

    Primeira Leitura – Dn 7,2-14

    Leitura da Profecia de Daniel – Eu, Daniel, “ vi na minha visão durante a noite: Os quatro ventos do céu pelejavam contra o grande mar, 3 e quatro animais enormes, diferentes uns dos outros; emergiram do mar. 4 O primeiro era semelhante a um leão que tinha asas de águia; vi como lhe foram arrancadas as asas; levantou-se ele da terra, pôs-se sobre os pés, como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. 5 Eis um outro, um segundo animal, semelhante a um urso; erguido de um lado, ele segurava três costelas nas suas fauces, entre os dentes. A este foi dito: Levanta-te e come carne em abundância! 6Prosseguindo eu em olhar, eis um terceiro, semelhante a um leopardo, com quatro asas de ave no seu dorso; além disso, o animal tinha quatro cabeças; e foi-lhe dado o império. 7 Em seguida, contemplei uma visão, nas visões noturnas. Eis: um quarto animal, terrificante e extremamente forte, com grandes dentes de ferro; devorava, despedaçava e o que sobrava calcava com os pés; era diferente de todos os animais que o tinham precedido; possuía dez chifres.8 Enquanto eu contemplava seus chifres, eis que surgiu outro pequeno chifre do meio deles, sendo três dos primeiros chifres arrancados por causa dele. E naquele chifre havia olhos, como olhos de homem, e uma boca que falava com arrogância. Enquanto eu contemplava, foram colocados tronos e um Ancião se assentou. Sua veste: branca como neve; os cabelos da cabeça: puros como lã. Seu trono: flamas de fogo com rodas de fogo ardente. 10 Corria um rio de fogo, saindo de diante dele. Milhares e milhares o serviam, miríade de miríades diante dele. O tribunal tomou assento e os livros foram abertos. 11 Eu ainda ouvia o ruído das palavras arrogantes que o chifre proferia quando vi como o animal foi morto: seu corpo pereceu e foi entregue às labaredas do fogo.12 Quanto aos outros animais, o império foi-lhes tirado, mas sua vida foi prolongada por certo tempo. – Palavra do Senhor.

     

    Salmo – Dn 3,75. 76. 77. 78. 79. 80. 81 (R. 59b)

    R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos!

    75 Montes e outeiros, bendizei ao Senhor.

    76 Vegetais da terra, bendizei ao Senhor.

    77 Fontes, bendizei ao Senhor.

    78 Mares e rios, bendizei ao Senhor.

    79 Baleias e o que se move nas águas, bendizei ao Senhor.

    80 Aves dos céus, bendizei ao Senhor.

    81 Bestas e gados, bendizei ao Senhor.

     

    Evangelho – Lc 21,29-33

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo Jesus: 29 acrescentou uma comparação: “Vede a figueira e todas as árvores. 30 Quando começam a brotar, vós mesmos percebeis, olhando para elas, que o verão está perto. 31 Assim também, quando virdes acontecer isto, sabei que está perto o Reino de Deus. 32Eu vos asseguro: esta geração não passará sem que tudo isso se cumpra. 33 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. – Palavra da Salvação.

2
3
  • 1º Domingo do Advento
    Dia Todo
    03/12/2017

    Primeira Leitura – Is 63,16b-17.19b;64,2b-7

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – 16b És tu, Javé, que és nosso Pai, “nosso Redentor”, tal é teu Nome desde sempre. 17 Por que, Javé, nos deixaste extraviar dos teus caminhos? Endureceste nosso coração longe de teu temor? Volta-te para nós por amor dos teus servos e das tribos da tua herança! 19b Ah! Se rasgasses os céus e descesses, ante tua Face os montes escorreriam, 64,2b ao fazer coisas terríveis que não esperávamos 3 e das quais nunca se ouviu falar. Nenhum ouvido ouviu, nenhum olho viu um Deus, com exceção de ti, agir assim, em favor de quem nele confia. 4 Vais ao encontro dos que praticam justiça e se lembram de teus caminhos. Eis que tu te irritaste, e nós tínhamos pecado, por muito tempo nos rebelamos contra ti. 5 Éramos todos como o impuro, e todas as nossas obras de justiça como sujeira de menstruação; todos nós murchávamos como folhas, e nossos crimes nos levavam como o vento. 6Ninguém invocava teu Nome nem se erguia para apoiar-se em ti. Pois nos escondeste tua Face e nos entregaste ao poder dos nossos crimes. 7 No entanto, Javé, és nosso Pai. Somos a argila, és nosso oleiro; somos todos obras de tuas mãos. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Is 79 2ac.3b.15-16.18-19(R.4)

    R. Restaura-nos, Senhor, Deus dos exércitos;brilhe o teu rosto, e então seremos salvos!

    2 Ó pastor de Israel, dá-nos ouvido.

    Desperta o teu poder e vem salvar-nos!

    15 Volta-te para nós, Deus dos exércitos; olha do céu, visita esta videira, 16 tua mão a plantou, vem protegê-la!

    18 Sustente tua mão teu protegido, o nascido de Adão, que confirmaste! 19 Para longe de ti jamais iremos: dá-nos viver para invocar teu nome!

    Segunda Leitura – ICor 1,3-9

    Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 3 Graça e paz a vós da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo! 4 Não paro de agradecer a Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus. 5 Por ele fostes enriquecidos em tudo, em toda a palavra e em toda a ciência, 6 na medida em que o testemunho de Cristo se firmou em vós, 7 de modo que não vos falta nenhum dom da graça durante a espera da revelação de nosso Senhor, Jesus Cristo. 8 É ele quem vos fortalecerá até o fim, para que sejais considerados honestos no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 É fiel o Deus por quem fostes chamados à comunhão com o seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. – Palavra do Senhor.

    Evangelho – Mc 13,33-37

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:33 Prestai atenção! Vigiai! Porque não sabeis quando será o momento. 34 Este momento será como um homem que foi viajar, deixou sua casa, passou a administração aos empregados, indicou o trabalho a cada um e ordenou ao porteiro que ficasse vigiando. 35 Ficai vigiando, porque não sabeis quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao canto do galo ou de manhã; 36 para que, se chegar de repente, não vos encontre dormindo. 37 O que digo a vós digo a todos: Ficai vigiando!” – Palavra da Salvação.

4
  • 2ª feira da 1ª Semana do Advento
    Dia Todo
    04/12/2017

    Primeira Leitura – Is 4,2-6

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – 2 Naquele dia, o germe de Javé tornar-se-á adorno e glória, e o fruto do país será a honra e ornamento dos restantes de Israel. 3 Os que sobrarem em Sião e sobreviverem em Jerusalém todos serão chamados santos, todos os que são inscritos para a vida, em Jerusalém. 4 Quando o Senhor tiver lavado a sujeira das filhas de Sião e purificado Jerusalém do sangue, ao sopro do julgamento e ao sopro do incêndio, 5 Javé criará sobre toda extensão do monte Sião e sobre os que ali são convocados uma nuvem de fumaça durante o dia e, à noite, clarão de fogo ardente; pois, em cima de tudo, a glória de Javé será dossel e uma tenda para ensombrear de dia contra o calor, refugiar e abrigar de chuva e temporal. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 121 (122), 1-2. 3-4a. (4b-5. 6-7) 8-9 (R. 1)

    R. Que alegria, quando me disseram: ‘Vamos à casa Senhor!

    1 Quanta alegria quando ouvi:“Nós vamos à Casa do Senhor!”.2 E eis os nossos pés, Jerusalém, chegando às tuas portas,

    3 Jerusalém, cidade edificada como um único corpo! 4aEm cuja direção sobem as tribos, as tribos do Senhor.

    4b Para louvar o nome do Senhor, tarefa de Israel. 5Lugar onde se encontram os tribunais e a casa de Davi!

    6 Sobre Jerusalém chamai a paz, e sobre os seus amigos!7 Reine a tranquilidade nos seus muros, a paz em seus palácios!

    8 Por meus irmãos e meus parentes, digo: “Reine a paz sobre ti!”. 9 E, por causa da casa do Senhor, rezo pelo teu bem!

    Evangelho – Mt 8,5-11

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo: 5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, um centurião foi procurá-lo, implorando: 6 “Senhor meu filho está de cama em minha casa atacado de paralisia e sofre horrivelmente”. Respondeu-lhe Jesus: “Irei curá-lo”. 8 “Senhor, respondeu o centurião, não sou digno de que entres na minha casa, mas dize uma só palavra e o meu filho ficará curado. 9 Porque até eu, que não passo de um subalterno, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: ‘Vai’, e ele vai, e a outro: ‘Vem’, e ele vem; e a meu servidor: ‘Faze isto’, e ele faz”. 10 Ao ouvir tais palavras, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Eu vos declaro esta verdade: em nenhum dos israelitas encontrei tamanha fé! 11 Digo-vos, portanto, que muitos virão do Oriente e do Ocidente sentar-se à mesa com Abraão, Isaac e Jacó no reino dos céus. – Palavra da Salvação

5
  • 3ª feira da 1ª Semana do Advento
    Dia Todo
    05/12/2017

    Primeira Leitura – Is 11,1-10

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – Naqueles dias:1 Sairá um rebento do tronco de Jessé, um broto despontará de suas raízes: 2 sobre ele repousará o espírito de Javé, espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e força, espírito de ciência e temor a Javé, e ele respirará o temor de Javé. 3 Não julga pelas aparências, e não decidirá por um simples boato, 4 mas julga os fracos com justiça, e dá sentença justa aos pobres do país. Sua palavra é bastão que fere o violento; o sopro de seus lábios faz morrer o ímpio.5 Justiça é o cinturão de seus rins, lealdade é a cinta de seus flancos. 6O lobo mora com o cordeiro, a pantera dorme com o cabrito, novilho e leãozinho pastam juntos, sob a guarda de uma criancinha. 7 A vaca e a ursa têm amizade, seus filhotes repousam juntos. O leão come palha como o boi.8 O lactente brinca na cova da serpente, na toca da cobra venenosa a criança põe a mão. 9 Já não há mal nem danos em toda minha Santa Montanha, pois o país está cheio do conhecimento de Javé como as águas enchem a bacia dos mares. 10 Naquele dia, a raiz de Jessé erguer-se-á como o sinal dos povos. Será procurada pelas nações, e sua habitação será gloriosa. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 71 (72), 1-2. 7-8. 12-13. 17 (R.cf 7)

    R. Que a justiça floresça em seu reinado, e a plena paz para sempre!

    1 Ó Deus, concede ao rei o teu poder; ao que é filho de rei, teu julgamento. Que ele governe o povo com justiça, julgue com equidade os pequeninos!

    7 Que a justiça floresça em seu reinado, e enquanto dure a lua, a plena paz! 8 Que ele reine em um mar até o outro, do rio Eufrates aos confins da terra!

    12 Libertará o pobre que suplica, todo infeliz que não encontra auxílio.13 Terá pena do fraco e do indigente, e salvará a vida dos humildes.

    17 Seja o seu nome sempre abençoado, perdure como o sol sua memória! Nele seja bendito todo povo, proclamem as nações seu louvor!

    Evangelho – Lc 10,21-24

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 21 Naquele momento, Jesus ficou imensamente alegre sob a ação do Espírito Santo e disse: “Eu te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e eruditos e as revelaste aos pequeninos! Sim, Pai, porque isto foi do teu agrado. 22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai e ninguém sabe quem é o Filho a não ser o Pai. E ninguém sabe quem é o Pai a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23 E depois ele se voltou para os seus discípulos e lhes disse em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24 Eu vos declaro: muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não viram; ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram!”. – Palavra da Salvação.

     

6
  • 4ª feira da 1ª Semana do Advento
    Dia Todo
    06/12/2017

    Primeira Leitura – Is 25,6-10a

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – Naquele dia: 6 Javé dos exércitos preparará, a todos os povos, neste monte, um festim de carnes gordas e bom vinho; carnes gordas, suculentas, vinhos bons e puros. 7 Ele tirará, sobre esta Montanha, o véu de luto que cobre os povos, e a mortalha de sobre as nações. 8 Ele destruirá a Morte para sempre. O Senhor Javé enxugará as lágrimas de todas as faces; tirará o opróbrio de seu povo, e de toda a terra, porque Javé falou. 9 Dir-se-á, naquele dia: “Vede! É nosso Deus, de quem esperamos a salvação. É Javé, no qual esperamos. Alegremo-nos, jubilemos de sua salvação!”. Contra o orgulho de Moab 10 Porque a mão de Javé repousa sobre esta Montanha. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 22 (23), 1-3a. 3b-4. 5. 6 (R. 6cd)

    R. Na casa do Senhor habitarei pelo resto dos meu dias.

    1 O Senhor é o meu pastor: não me falta coisa alguma! 2Em campinas verdejantes me coloca a repousar.3a Me conduz às águas frescas e alma nova ele me dá!

    3b Faz que eu siga o bom caminho pela honra do seu nome. 4 Se atravesso o vale escuro, nada temo: estás comigo! Teu bordão e teu cajado, ao meu lado, me dão força.

    5 Pões a mesa à minha frente, bem defronte do inimigo; de óleo unges-me a cabeça, e o meu cálice transborda.

    Só felicidade e graça toda a vida hão de seguir-me; minha casa é a do Senhor pelo resto dos meus dias!

    Evangelho – Mt 15,29-37

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo: 29 Jesus voltou para as margens do lago da Galileia. Subiu à montanha e sentou-se. 30 Muita gente foi ter com ele, trazendo consigo coxos, cegos, estropiados, mudos e muitos outros. Colocaram-nos a seus pés e ele curou a todos. 31 As multidões se admiravam por ver que os mudos falavam, os estropiados se restabeleciam, os coxos caminhavam bem e os cegos recobravam a vista. E davam glória ao Deus de Israel. 32Jesus chamou a seus discípulos e lhes disse: “Tenho muita pena deste povo, pois já faz três dias que está comigo e não tem o que comer. Não quero despedi-lo em jejum. Poderia desfalecer no caminho”. 33 Os discípulos lhe perguntaram: “Onde poderemos conseguir, num lugar desabitado, pães em quantidade suficiente para saciar tantas pessoas?”. 34 Jesus respondeu: “Quantos pães tendes?”. Replicaram-lhe: “Sete, mais alguns peixinhos”.35 Então, ordenou ao povo que se acomodasse no chão.36 Depois, tomou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os dava aos discípulos, e os discípulos ao povo. 37 Todos comeram fartamente e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram. – Palavra da Salvação.

7
  • Santo Ambrósio. Memória
    Dia Todo
    07/12/2017

    Primeira Leitura – Is 26,1-6

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – 1 Naquele dia, será entoado este hino na terra de Judá: “Temos uma Cidade forte. Para nos proteger, ele pôs muro e antemuro. 2 Abri as Portas, para que entre a nação justa, que guarda fidelidade, 3 de caráter firme, pacífica, porque confia em ti. 4 Confiai sempre em Javé: Ele é o eterno Rochedo 5 que humilhou os altaneiros, a cidade escarpada; destruiu-os, deitou-os por terra, lançou-os abaixo do pó: os pés dos humildes e os passos dos pobres calcam-na”. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 117 (118) 1.8-9. 19-21. 25-27a (R. 26a)

    R. Bendito seja em nome do Senhor!

    1 Dai graças ao Senhor porque ele é bom: “O seu amor se estende pelos séculos!”.

    8 É melhor abrigar-se no Senhor que colocar nos homens a esperança. 9 É melhor refugiar-se no Senhor que confiar nos homens poderosos.

    19 Abri-me, vós, as portas da justiça e entrarei dando graças ao Senhor!20 “Sim, esta é a porta do Senhor; só quem é justo pode atravessá-la.” 21 Graças a ti, Senhor, porque me ouviste e te tornaste a minha salvação!

    25 Concede-nos, Senhor, a salvação; concede-nos, Senhor, prosperidade!” 26 Bendito seja em nome do Senhor aquele que penetra nos seus átrios! 27a Da casa do Senhor vos bendizemos: Deus é o Senhor, que Deus nos ilumine!

    Evangelho – Mt 7,21.24-27

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 Nem todos os que dizem: ‘Senhor, Senhor’, entrarão no reino dos céus; mas sim os que fazem a vontade do meu Pai que está nos céus. 24 Assim, todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática será semelhante a um homem ajuizado, que constrói sua casa sobre a rocha.25 Cai a chuva, correm as enxurradas, sopram os ventos que se lançam contra essa casa. Mas ela não desaba, porque está construída sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática será semelhante a um tolo, que constrói sua casa sobre a areia. 27 Cai a chuva, correm as enxurradas, sopram os ventos que se lançam contra essa casa, e ela desaba: é uma destruição total!” – Palavra da Salvação.

8
  • Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Solenidade
    Dia Todo
    08/12/2017

    Primeira Leitura – Gn 3,9-15.20

    Leitura do Livro do Gênesis – Depois que Adão comeu do fruto da árvore, 9 Chamou então Javé Deus pelo homem: “Onde estás?”. 10 Ao que este respondeu: “Ouvindo o rumor de teus passos no Jardim, tive medo, porque estava nu, e me escondi”. 11De novo perguntou ele: “Quem te deu a conhecer que estavas nu? Comeste acaso da árvore da qual te ordenara que não comesses?”. 12 Respondeu o homem: “A mulher que me deste por companheira foi quem me deu da árvore, e eu comi”.13 Disse Javé Deus à mulher: “Que fizeste?”. E a mulher respondeu: “A Serpente me enganou, e eu comi”. 14 Disse então Javé Deus à Serpente: “Porque fizeste tal coisa, maldita sejas entre todos os animais domésticos; e entre todos os animais selvagens. Rastejarás sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Sua descendência te esmagará a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20 O homem impôs à sua mulher o nome de “Eva”, porque ela se tornou a mãe de todos os viventes. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 1a)

    R. Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas!

    1Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram-lhe a vitória.

    2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos.3ab De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel.

    3cd Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música!

    Segunda Leitura – Ef 1,3-6.11-12

    Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do céu nos acumulou com toda espécie de bênçãos espirituais em Cristo.4 Pois nos escolheu nele, antes da criação do mundo, para sermos santos e imaculados diante dele no amor.Também nos predestinou, num ato de amor, para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo. Este foi o plano deliberado de sua benevolência 6para louvor da glória de sua graça. Por ela nos encheu de bênçãos no Bem-Amado.11 É nele que fomos feitos herdeiros, predestinados conforme o plano daquele que dispõe todas as coisas segundo a determinação da sua vontade, 12 para sermos, em louvor de sua glória, os que de antemão pusemos em Cristo a nossa esperança. – Palavra do Senhor.

    Evangelho – Lc 1,26-38

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo: 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi mandado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e lhe disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”.29 Ela se perturbou com estas palavras e perguntava de si para si o significado desta saudação. 30 Mas o anjo continuou: “Não tenhas medo, Maria! achaste graça diante de Deus. 31 Conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33 Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó e seu reino não terá fim”. 34 Então, Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso? Pois sou virgem”. 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá em sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será santo e será chamado Filho de Deus.36 Vê: também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. E ela, que era chamada estéril, já está no sexto mês; 37 porque a Deus nada é impossível”. 38 Maria disse então: “Eis aqui a serva do Senhor. Seja-me feito segundo a tua palavra”. E o anjo a deixou. – Palavra da Salvação.

9
  • Sábado da 1ª Semana do Advento
    Dia Todo
    09/12/2017

    Primeira Leitura – Is 30,19-21.23-26

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – Assim fala o Senhor, o Santo de Israel:19 Povo de Sião, que habitas Jerusalém, tu não mais chorarás. À voz de tua súplica, ele te fará misericórdia: assim que te ouvir, ele atenderá. 20 Quando o Senhor vos tiver dado o pão da angústia e a água da amargura, aquele que te instruiu não se esconderá mais e teus olhos verão aquele que te instrui. 21 Teus ouvidos compreenderão as palavras que retumbam atrás de ti: “Este é o caminho. Segue-o!”, para que não venhas a te desviar seja para a direita seja para a esquerda. 23 Ele, então, te dará a chuva para tua semente que semeaste na terra; e o pão que produzir a terra será nutritivo e saboroso. Teu rebanho pastará, nesse dia, em vastas pastagens. 24 Os bois e os jumentos que trabalham o solo comerão uma forragem salgada, joeirada com a pá e a peneira. 25 Sobre toda a alta montanha, e sobre toda colina elevada, haverá riachos e arroios de água, no dia da grande mortandade e quando desabarem as fortalezas. 26 Então, a luz da lua será como a luz solar, e a luz do sol se tornará sete vezes mais brilhante — como a luz de sete dias — no dia em que Javé curar a ferida de seu povo e sanar as contusões de seus golpes. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 146 (147) 1-2. 3-4. 5-6 (R. Is 30,18)

    R. Felizes são aqueles, que esperam no Senhor!

    Oh, louvai ao Senhor, é bom louvá-lo. cantai ao nosso Deus, porque é suave. 2 Reergueu o Senhor Jerusalém, juntou os deportados de Israel.

    3 Aos corações partidos ele cura, vai as suas feridas medicando. 4 Quantas são as estrelas que ele conta e chama cada uma por seu nome.

    5 Onipotente e grande é o nosso Deus, sua sabedoria é ilimitada. É o Senhor que sustenta os pequeninos, mas dobra até o chão os criminosos.

    Evangelho – Mt 9,35 – 10,1.6-8

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo:35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando a Boa-Nova do Reino e curando toda espécie de doenças e enfermidades. 36 Vendo as multidões, ficava com muita pena, porque elas estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. 37 Disse então aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas pequeno é o número dos trabalhadores. 38 Rogai, então, ao dono da lavoura para que mande trabalhadores para a colheita”. 10,1 Jesus convocou os seus doze discípulos e lhes deu o poder de expulsar os espíritos impuros e de curar toda espécie de doenças e enfermidades. 6 Ide, de preferência, às ovelhas perdidas da casa de Israel. 7 Pregai, pelo caminho: ‘O reino dos céus está perto’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Acabais de receber de graça, dai de graça. – Palavra da Salvação.

10
  • 2º Domingo do Advento
    Dia Todo
    10/12/2017

    Primeira Leitura – Is 40,1-5.9-11

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – 1 “Consolai, consolai meu povo!”, diz vosso Deus. 2 “Falai ao coração de Jerusalém e gritai-lhe: terminou vosso serviço! Foi expiado vosso pecado! Recebeste da mão de Javé dupla punição pelos vossos crimes!” 3 Grita uma voz: “Preparai no deserto um caminho para Javé. Endireitai na estepe uma estrada para nosso Deus. 4 Nivele-se todo vale, rebaixe-se toda montanha e colina; que os acidentes se tornem planícies, e as escarpas, planuras do vale, 5 e então, a glória de Javé se revelará e toda carne há de vê-la ao mesmo tempo, pois a boca de Javé falou”. 9 Sobe a uma alta montanha, alvissareira anunciadora de Sião! Eleva fortemente a tua voz, alvissareira anunciadora de Jerusalém! Eleva a voz sem temer, e dize às cidades de Judá: “Eis vosso Deus!”. 10 Eis o Senhor Javé que vem com poder e domina com sua potência, eis seu salário com ele, e diante dele sua retribuição. 11 Como um pastor ele apascenta seu rebanho, com seu braço ele o reúne; ele leva os cordeirinhos no colo e conduz as ovelhas-mães. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 84,9ab-10.11-12.13-14 (R.8)

    R. Demonstra-nos, Senhor, o teu amor; dá-nos depressa a tua salvação!

    Escuto o que nos diz o Senhor Deus: é sem dúvida a paz que ele promete. A paz para o seu povo e seus amigos, corações que se voltam para ele. 10 Perto está, seu auxílio dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

    11 O Amor e a Verdade hão de encontrar-se, pois a Justiça e Paz se oscularão. 12 Da terra brotará fidelidade, a justiça do céu se inclinará.

    13 O Senhor nos dará a sua bênção, e nossa terra então dará seu fruto. 14 Eis que a justiça irá à frente dele, virá no seu encalço a salvação.

    Segunda Leitura – 2Pd 3,8-14

    Leitura da Segunda Carta de São Pedro – 8 Há, contudo, uma coisa, meus amigos, que não deveis perder de vista: diante de Deus, um só dia é como mil anos; e mil anos são como um dia só. 9 O Senhor não atrasa o cumprimento da sua promessa, como alguns pensam. Mas usa de paciência para convosco, não querendo que ninguém pereça; pelo contrário, quer que todos cheguem a mudar de vida. 10 Entretanto, o dia do Senhor virá como um ladrão. Nesse dia os céus desaparecerão com um terrível estrondo, os elementos abrasados pelo calor fundir-se-ão e a terra, com tudo quanto ela contém, será destruída.11 Visto como tudo vai ser destruído, compreendeis bem qual deve ser o vosso comportamento, a saber, santo e piedoso, 12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, o dia em que os céus inflamados vão se dissolver e os elementos abrasados vão se fundir. 13 Contudo, nós esperamos novos céus e nova terra, segundo a sua promessa, onde a justiça terá moradia estável. 14 Eis por que, meus amigos, esperando esse dia, envidai todos os vossos esforços por viverdes sem mancha e irrepreensíveis, para vos encontrardes em paz. – Palavra do Senhor.

    Evangelho – Mc 1,1-8

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Começo do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus: 2Assim está escrito no livro do profeta Isaías: Eis que envio o meu mensageiro na tua frente, o qual vai preparar o teu caminho. Voz de alguém que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas passagens. 4 Assim é que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para a remissão dos pecados. Todos os habitantes da região da Judeia e de Jerusalém acorriam a ele, e eram batizados no rio Jordão, confessando os próprios pecados. 6 João usava uma roupa feita com pelos de camelo e um cinturão de couro. Ele se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. 7 O que ele proclamava era isto: “Depois de mim, virá aquele que é mais forte do que eu. E eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar as suas sandálias. 8 Eu vos tinha batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo”. – Palavra da Salvação.

11
  • 2ª feira da 2ª Semana do Advento
    Dia Todo
    11/12/2017

    Primeira Leitura – Is 35,1-10

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – 1 Exultem deserto e terra árida, alegre-se e floresça a estepe; como o lírio, 2 que ela floresça e floresça, rejubile-se e grite de alegria. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron. Ver-se-á a glória de Javé, o esplendor de nosso Deus. 3 Fortalecei as mãos fatigadas, revigorai os joelhos vacilantes. 4 Dizei aos corações pusilânimes:“Coragem! Não temais! Vede! É vosso Deus, a vingança que vem, a retribuição de Deus, ele é que vem vos salvar”. 5 Então os olhos dos cegos se abrirão, os ouvidos dos surdos se desobstruirão, 6 o coxo saltará como um cervídeo, e a língua do mudo gritará de alegria, pois águas jorrarão no deserto, e torrentes na estepe; 7 a terra queimada se tornará um lago, o país da sede se mudará em fontes. Nos antros dos chacais crescerão caniços e papiros. 8 Haverá uma vereda pura que se chamará “Via sagrada”. Nenhum impuro andará nela, ela será para eles, quando se puserem a caminho; os insensatos aí não passarão. 9 Não haverá leão, nem fera para aí transitar, nela caminharão os resgatados, 10por ela voltarão os libertos de Javé, chegarão a Sião, exultantes, com feliz e eterno brilho na face; com eles a alegria e o júbilo, dor e pranto já não haverá! – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 84 (85),9ab-10. 11-12. 13-14 (R. Is 35,4d)

    R. Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

    9 Escuto o que nos diz o Senhor Deus: é sem dúvida a paz que ele promete. A paz para o seu povo e seus amigos, corações que se voltam para ele. 10 Perto está, seu auxílio dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

    11 O Amor e a Verdade hão de encontrar-se, pois a Justiça e Paz se oscularão.12 Da terra brotará fidelidade, a justiça do céu se inclinará.

    13 O Senhor nos dará a sua bênção, e nossa terra então dará seu fruto. 14 Eis que a justiça irá à frente dele, virá no seu encalço a salvação.

    Evangelho – Lc 5,17-26

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 17 Um dia, Jesus estava ensinando. E ali estavam sentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todos os povoados da Galileia e da Judeia e também de Jerusalém. E o poder do Senhor estava nele para fazer curas. 18Alguns homens, carregando um paralítico num leito, procuravam introduzi-lo na casa e colocá-lo diante dele.19 Mas como não podiam introduzi-lo por causa da multidão, subiram ao terraço e, por entre as telhas, o desceram no leito, diante de Jesus, no meio da sala. 20Vendo a fé que os animava, Jesus disse: “Meu amigo, teus pecados te são perdoados”. 21 Então os escribas e fariseus se puseram a refletir, dizendo: “Quem é este homem que blasfema? Quem pode perdoar os pecados a não ser Deus somente?”. 22 Mas Jesus percebia os seus pensamentos e lhes perguntou: “Que estais pensando em vossos corações? 23 Que é mais fácil dizer: ‘Teus pecados te são perdoados’ ou: ‘Levanta-te e anda?’. 24 Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem poder na terra para perdoar os pecados, eu te ordeno — disse ao paralítico — levanta-te, toma o teu leito e vai para casa!”.25 E, no mesmo instante, ele se levantou diante de todos, tomou a sua padiola e foi para casa, glorificando a Deus.26 Todos ficaram extasiados e glorificavam a Deus cheios de temor, diziam: “Hoje nós vimos coisas prodigiosas!”. – Palavra da Salvação.

12
  • Nossa Senhora de Guadalupe. Festa
    Dia Todo
    12/12/2017

    Primeira Leitura – Gl 4,4-7

    Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas – Irmãos: 4 Mas quando chegou a data marcada por Deus, ele, Deus, enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido súdito da Lei, 5 para resgatar os súditos da Lei, e assim fazer de nós filhos adotivos. 6 E a prova de que sois filhos, é que Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: “Abba-Papai”.7 Portanto, tu não és mais escravo, mas filho; e, se és filho, também és herdeiro: tal é a vontade de Deus. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 95(96),1-2a.2b-3.10 (R. 3a)

    R. Mostrai entre as nações a sua glória.

    1 Entoai ao Senhor um canto novo; sim, cantai ao Senhor, ó terra inteira! 2a Celebrai o Senhor, louvai seu nome,

    2b Proclamai cada dia: “Ele nos salva!”. 3 Mostrai entre as nações a sua glória, entre todos os povos seus prodígios.

    10 Dizei entre as nações: “Reina o Senhor!”. Jamais vacila o mundo que firmou, ele governa os povos com justiça.

    Evangelho – Lc 1,39-47

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 39 Naqueles dias, Maria se dirigiu a toda a pressa para a região montanhosa, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seio dela e ficou cheia do Espírito Santo. 42 Então, exclamou em voz alta: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu seio! 43 De onde me vem a felicidade de que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 Logo que ouvi a voz da tua saudação, o menino saltou de alegria em meu seio.45 Sim, feliz a que acreditou na realização do que lhe foi dito da parte do Senhor!”. 46 Então, Maria disse: “Minha alma engrandece o Senhor, 47 meu espírito alegra-se intensamente em Deus meu Salvador, – Palavra da Salvação.

13
  • Santa Luzia. Memória
    Dia Todo
    13/12/2017

    Primeira Leitura – Is 40,25-31

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – 25 “A quem me comparareis e quem será igual a mim?”, diz o Santo. 26 Erguei os olhos e contemplai: quem criou todos esses astros, senão aquele que alinha seu exército inteiro e chama todos pelo nome? Sua força é tão grande e seu vigor tão poderoso que nenhum deles falta à chamada! 27 Jacó, por que dizes? E tu, Israel, por que afirmas: “Meu destino está oculto a Javé; meu Deus não percebe meu direito”? 28 Não o sabes? Não o escutaste? Javé é um Deus eterno que criou os confins da terra. Ele não se cansa nem se fatiga e sua inteligência é insondável. 29 Ele revigora o extenuado e conforta grandemente quem desfalece. 30 Os jovens se fatigam e cansam, os moços chegam a tropeçar. 31 Mas os que confiam em Javé se revigoram e criam asas como águias, correm sem cansaço e caminham sem fadiga. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8. 10 (R. 1a)

    R. Bendize o teu Senhor, ó minha alma.

    1 Bendize o teu Senhor, ó minha alma; louve todo o meu ser seu santo nome! 2 Sim, bendize o Senhor, ó minha alma, não esqueças nenhum de seus favores!

    3 Pois perdoou as tuas culpas todas, de toda enfermidade te curou. 4 Salvou da sepultura a tua vida, cercou-te de carinho e compaixão.

    O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de clemência.

    10 Não nos tratou segundo as nossas faltas, nem nos pagou segundo as nossas culpas.

    Evangelho – Mt 11,28-30

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 Vinde a mim, vós todos que estais oprimidos de trabalhos e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis repouso para vossas almas. 30Porque o meu jugo é suave, e o meu peso, leve”. – Palavra da Salvação.

     

14
  • São João da Cruz. Memória
    Dia Todo
    14/12/2017

    Primeira Leitura – Is 41,13-20

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – 13 Pois eu, Javé, teu Deus, seguro tua mão direita e te digo: “Não temas! Sou eu que te socorro”. 14 Não temas, Jacó, pobre larva; Israel, frágil verme! Eu te ajudarei — oráculo de Javé! —, o Santo de Israel é teu redentor.15Farei de ti um gradador, um trenó novo com muitos dentes:pisarás os montes e os esmagarás, reduzirás outeiros a palha.16 Tu os joeirarás, o vento os levará e o temporal os espalhará; quanto a ti, tu exultarás em Javé, alegrar-te-ás no Santo de Israel. 17 Indigentes e pobres buscam água: nada! Sua língua secou-se de sede, eu, Javé, os atenderei; Deus de Israel, não os desampararei.18 Farei brotar rios nos cumes, e fontes no meio dos vales. Transformarei o deserto em açudes, e a terra ressequida em fontes de água.19 Porei, no deserto, cedro, acácia, murta e oliveira. Na estepe, plantarei faia, olmeiro e cipreste, lado a lado, 20 para que vejam e saibam, considerem e compreendam todos que a mão de Javé é que fez isto, que o Santo de Israel o criou. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 144 (145), 1.9. 10-11. 12-13ab (R. 8)

    R. Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão.

    1 Ó meu Deus, meu rei, quero exaltar-te e bendizer-te sempre e eternamente.

    9 Benigno é o Senhor para com todos, de todos que criou se compadece.

    10 Todas as criaturas te agradeçam, bendigam-te, Senhor, teus santos todos! 11 Falem eles da glória do teu reino e saibam proclamar teu poderio.

    12 Para os filhos de Adão narrem teus feitos, a grandiosa glória do teu reino. 13 Pois o teu reino é um reino para sempre, todas as gerações são teu domínio.

    Evangelho – Mt 11,11-15

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus à multidão:11 Eu vos declaro esta verdade: nunca surgiu entre os homens alguém maior do que João Batista. E, no entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. 12 Desde os dias de João Batista até agora o Reino dos céus tem sido assaltado. E são os violentos que o conquistam. 13 Com efeito, todos os Profetas, bem como a Lei, profetizaram até João. 14 E, se quiserdes compreendê-los, João é o Elias que estava para vir. 15 Quem tiver ouvidos, que escute bem. – Palavra da Salvação.

15
  • 6ª feira da 2ª Semana do Advento
    Dia Todo
    15/12/2017

    Primeira Leitura – Is 48,17-19

    Leitura do Livro do Profeta Isaías – 17 Assim fala Javé, teu redentor, o Santo de Israel: “Sou Javé, teu Deus, que te ensina o útil e te faço andar na vereda onde caminhas.18 Ah! Se tivesses sido atento a meus mandamentos! Tua felicidade teria sido como um rio, como as ondas do mar a tua justiça!19 Como a areia, seria tua estirpe, como seus grãos, os teus filhos! Jamais teu nome se apagaria nem seria abolido diante de mim! – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 1, 1-2. 3. 4.6 (R. CF.Jo 8,12)

    R. Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

    1 Feliz quem não se conduz segundo as normas dos ímpios, nem segue a estrada dos maus ou vem sentar-se com eles, 2 mas ama a lei do Senhor, e dia e noite a medita!

    3 Ele será como a árvore plantada à beira do rio, que produz fruto a seu tempo e cujas folhas não secam. Dá certo tudo o que faz,

    4 mas outra é a sorte dos ímpios, palha que o vento dispersa.

    6 Vela o Senhor com carinho sobre o caminho dos bons, enquanto a estrada dos ímpios só conduz à perdição.

    Evangelho – Mt 11,16-19

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 16 Mas a que vou comparar esta geração? Pode ser comparada a meninos sentados nas praças, que gritam aos companheiros: 17 ‘Tocamos músicas alegres para vós e não dançastes; entoamos cantos de luto e não chorastes’.18 Pois compareceu João, sem comer nem beber, e dizem: ‘É um possesso’. 19 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: ‘Eis um comilão e beberrão; um amigo dos desprezados cobradores de impostos e dos pecadores!’ Mas a sabedoria se revelou justa através das suas obras”. – Palavra da Salvação.

16
  • Sábado da 2ª Semana do Advento
    Dia Todo
    16/12/2017

    Primeira Leitura – Eclo 48,1-4.9-11

    Leitura do Livro do Eclesiástico – Naqueles dias: 1 Surgiu então Elias, profeta semelhante ao fogo, cuja palavra ardia como um facho. 2 Fez sobre Israel vir a fome e, por seu zelo, os reduziu a pequeno número. 3 Pela palavra do Senhor fechou o céu e fez por três vezes descer fogo. Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem ousaria gabar-se de ser como tu? 9 Foste arrebatado em turbilhão de fogo, por um carro com cavalos de fogo; 10 foste designado nas ameaças futuras para apaziguar a Cólera antes que explodisse, para reconciliar, com os filhos, o coração dos pais, e restabelecer as tribos de Jacó. 11 Felizes os que te virem e adormecerem no amor. Também nós possuiremos a vida! – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 79 (80), 2ac.3b. 15-16. 18-19 (R.4)

    R. Restaura-nos, Senhor, Deus dos exércitos; brilhe o teu rosto, e então seremos salvos!

    2 Ó pastor de Israel, dá-nos ouvido, tu que levas José como um rebanho!

    3 Tu, que te sentas sobre os Querubins, mostra o teu esplendor a Benjamim, e aos olhos de Efraim e Manassés; desperta o teu poder e vem salvar-nos!

    15 Volta-te para nós, Deus dos exércitos; olha do céu, visita esta videira, 16 tua mão a plantou, vem protegê-la!

    18 Sustente tua mão teu protegido, o nascido de Adão, que confirmaste!19 Para longe de ti jamais iremos: dá-nos viver para invocar teu nome!

    Evangelho – Mt 17,10-13

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Ao descerem do monte,10 os discípulos lhe perguntaram: “Por que dizem os escribas que Elias deve vir antes?”. 11Respondeu-lhes: “Elias há de vir para restabelecer todas as coisas. 12 Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo, também o Filho do homem está para sofrer da parte deles”. 13 Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes tinha falado a respeito de João Batista. – Palavra da Salvação.

17
  • 3º Domingo do Advento
    Dia Todo
    17/12/2017

    Primeira Leitura: Isaías 61,1-2.10-11

    Leitura do livro do profeta Isaías – 1O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2para proclamar o tempo da graça do Senhor. 10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Lc 1,46-48.49-50.53-54 (R. Is 61,10b)

    R. A minh’alma se alegra no meu Deus. 

    46‘A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada. R.

    49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.* O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. R.

    53Encheu de bens os famintos,e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia. R.

    Segunda Leitura: 1 Tessalonicenses 5,16-24

    Leitura da primeira carta de são Paulo aos Tessalonicenses – Irmãos, 16estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é, a vosso respeito, a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso. – Palavra do Senhor.

    Evangelho: João 1,6-8.19-28

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’, conforme disse o profeta Isaías”. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando se não és o Messias, nem Elias, nem o profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. – Palavra da salvação.

18
  • Últimos dias antes do Natal – 18 de dezembro do Advento
    Dia Todo
    18/12/2017

    Primeira Leitura: Jeremias 23,5-8

    Leitura do livro do profeta Jeremias – 5“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’, 8mas sim ‘pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países para onde os expulsara; eles então irão habitar em sua terra’”. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 71, 1-2. 12-13. 18-19 (R. Cf. 7)

    R. Nos seus dias, a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

    1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! 2Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres. R. 

    12Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. 13Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará. R. 

    18Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! 19Bendito seja o seu nome glorioso! Bendito seja eternamente! Amém, amém! R.

    Evangelho: Mateus 1,18-24

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa. – Palavra da salvação.

19
  • Últimos dias antes do Natal – 19 de dezembro do Advento
    Dia Todo
    19/12/2017

    Primeira Leitura: Juízes 13,2-7.24-25

    Leitura do livro dos Juízes – Naqueles dias, 2havia um homem de Saraá, da tribo de Dã, chamado Manué, cuja mulher era estéril. 3O anjo do Senhor apareceu à mulher e disse-lhe: “Tu és estéril e não tiveste filhos, mas conceberás e darás à luz um filho. 4Toma cuidado de não beberes vinho nem licor, de não comeres coisa alguma impura, 5pois conceberás e darás à luz um filho. Sua cabeça não será tocada por navalha, porque ele será consagrado ao Senhor desde o ventre materno e começará a libertar Israel das mãos dos filisteus”. 6A mulher foi dizer ao seu marido: “Veio visitar-me um homem de Deus cujo aspecto era terrível como o de um anjo do Senhor. Não lhe perguntei de onde vinha nem ele me revelou o seu nome. 7Ele disse-me: ‘Conceberás e darás à luz um filho. De hoje em diante, toma cuidado para não beberes vinho nem licor e não comeres nada de impuro, pois o menino será consagrado a Deus desde o ventre materno até o dia da sua morte’”. 24Ela deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor o abençoou. 25O espírito do Senhor começou a agir nele no campo de Dã. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial: 70(71)

    R. Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.

    3Sede uma rocha protetora para mim,  um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, † o meu refúgio, proteção e segurança!  4aLibertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio. – R.

    5Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,  em vós confio desde a minha juventude! 6aSois meu apoio desde antes que eu nascesse, 6bdesde o seio maternal, o meu amparo. – R.

    16Cantarei vossos portentos, ó Senhor, lembrarei vossa justiça sem igual! 17Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas. – R.

    Evangelho: Lucas 1,5-25

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 5Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. 8Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no templo, pois era a vez do seu grupo. 9Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no santuário e fazer a oferta do incenso. 10Toda a assembleia do povo estava do lado de fora, rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido. 11Então, apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. 13Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem-disposto”. 18Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disso? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. 19O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque tu não acreditaste nas minhas palavras, que hão de se cumprir no tempo certo”. 21O povo estava esperando Zacarias e admirava-se com a sua demora no santuário. 22Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no santuário. Zacarias falava com sinais e continuava mudo. 23Depois que terminou seus dias de serviço no santuário, Zacarias voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida e escondeu-se durante cinco meses. 25Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!” – Palavra da salvação.

20
  • Últimos dias antes do Natal – 20 de dezembro do Advento
    Dia Todo
    20/12/2017

    Primeira Leitura: Isaías 7,10-14

    Leitura do livro do profeta Isaías – Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi, então, vós, casa de Davi: será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel”. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R. 7c.10b)

    R. O Senhor vai entrar, é o rei glorioso!

    1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2porque ele a tornou firme sobre os mares / e, sobre as águas, a mantém inabalável. – R.

    3“Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” 4a“Quem tem mãos puras e inocente coração, 4bquem não dirige sua mente para o crime. – R.

    5Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e salvador.” 6“É assim a geração dos que o procuram e do Deus de Israel buscam a face.” – R.

    Evangelho: Lucas 1,26-38

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. – Palavra da salvação.

21
  • Últimos dias antes do Natal – 21 de dezembro do Advento
    Dia Todo
    21/12/2017

    Primeira Leitura: Cântico 2,8-14

    Leitura do livro do Cântico dos Cânticos – 8É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes, pulando sobre as colinas. 9O meu amado parece uma gazela ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades. 10O meu amado me fala, dizendo: “Levanta-te, minha amada, minha rola, formosa minha, e vem! 11O inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram. 12No campo aparecem as flores, chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nossa terra. 13Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem! 14Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto, deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante”. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 32 (33), 2-3. 11-12. 20-21 (R. 1a.3a)

    R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!

    2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! 3Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação! – R.

    11Mas os desígnios do Senhor são para sempre, † e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. 12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor / e a nação que escolheu por sua herança! – R.

    20No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! 21Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança. – R.

    Evangelho: Lucas 1,39-45

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. – Palavra da salvação.

22
  • Últimos dias antes do Natal – 22 de dezembro do Advento 22 de Dezembro de 2017
    Dia Todo
    22/12/2017

    Primeira Leitura: 1 Samuel 1,24-28

    Leitura do primeiro livro de Samuel – Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor, em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida”. E adoraram o Senhor. – Palavra do Senhor.

    Salmo – 1Sm 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd (R. 1a)

    R. Meu coração exultou no meu Senhor, salvador.

    1Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus. Minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação. – R.

    4O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. 5Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou. – R.

    6É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; 7é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. – R.

    8aO Senhor ergue do pó o homem fraco, 8be do lixo ele retira o indigente, 8cpara fazê-los assentar-se com os nobres 8dnum lugar de muita honra e distinção. – R.

    Evangelho: Lucas 1,46-56

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. – Palavra da salvação.

23
  • Últimos dias antes do Natal – 23 de dezembro do Advento
    Dia Todo
    23/12/2017

    Primeira Leitura: Malaquias 3,1-4.23-24

    Leitura da profecia de Malaquias – Assim fala o Senhor Deus: 1“Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. 4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos. 23Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível; 24o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra”. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 24 (25), 4-5ab. 8-9. 10.14 (R. Lc 21,28)

    R. Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!

    4Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! 5aVossa verdade me oriente e me conduza, 5bporque sois o Deus da minha salvação! – R.

    8O Senhor é piedade e retidão e reconduz ao bom caminho os pecadores. 9Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho. – R.

    10Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua aliança e seus preceitos. 14O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua aliança. – R.

    Evangelho: Lucas 1,57-66

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. – Palavra da salvação.

24
  • Natal do Senhor
    Dia Todo
    24/12/2017

    Primeira Leitura: 2 Samuel 7,1-5.8-12.14.16

    Leitura do segundo livro de Samuel – 1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 2ele disse ao profeta Natã: “Vê, eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!” 3Natã respondeu ao rei: “Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo”. 4Mas, nessa mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5“Vai dizer ao meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 8Fui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9Estive contigo em toda parte por onde andaste e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra. 10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então suscitarei, depois de ti, um filho teu e confirmarei a sua realeza. 14Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre’”. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 88,2-3.4-5.27.29 (R.2a)

    R. Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

    2Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! 3Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus. – R.

    4“Eu firmei uma aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. 5Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado! – R.

    27Ele, então, me invocará: † ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!’ 29Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha aliança indissolúvel.” – R.

    Segunda Leitura: Romanos 16,25-27

    Leitura da carta de são Paulo aos Romanos – Irmãos, 25glória seja dada àquele que tem o poder de vos confirmar na fidelidade ao meu evangelho e à pregação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre. 26Agora esse mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno, foi levado ao conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé. 27A ele, o único Deus, o sábio, por meio de Jesus Cristo, a glória pelos séculos dos séculos. Amém! – Palavra do Senhor.

    Evangelho: Lucas 1,26-38

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi, e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. – Palavra da salvação.

25
  • Solenidade do Natal – Missa do dia do Natal
    Dia Todo
    25/12/2017

    Primeira Leitura: Isaías 52,7-10

    Leitura do livro do profeta Isaías – 7Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação, e diz a Sião: “Reina teu Deus!” 8Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exultantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião. 9Alegrai-vos e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém; o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém. 10O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial: 97(98)

    R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

    1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. – R.

    2O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; 3recordou o seu amor sempre fiel 3bpela casa de Israel. – R.

    3cOs confins do universo contemplaram 3da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! – R.

    5Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! 6Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso rei! – R.

    Segunda Leitura: Hebreus 1,1-6

    Leitura da carta aos Hebreus – 1Muitas vezes e de muitos modos, falou Deus outrora aos nossos pais pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. 3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”? Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho”? 6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!” – Palavra do Senhor.

    Evangelho: João 1,1-18 ou 1-5.9-14

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – 1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.] 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que [era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela –, mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus ninguém jamais viu. Mas o unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer. – Palavra da salvação.

26
  • Santo Estevão, o primeiro mártir. Festa
    Dia Todo
    26/12/2017

    Primeira Leitura: Atos 6,8-10; 7,54-59

    Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. 10Porém não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 7,54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto e o Filho do homem, de pé, à direita de Deus”. 57Mas eles, dando grandes gritos e tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou, dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 30(31),3cd-4.6 e 8ab.16bc e 17 (R. 6a)

    R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

    3cSede uma rocha protetora para mim,  um abrigo bem seguro que me salve! 4Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra, orientai-me e conduzi-me! – R.

    6Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! 8aVosso amor me faz saltar de alegria, 8bpois olhastes para as minhas aflições. – R.

    16bEu entrego em vossas mãos o meu destino; 16clibertai-me do inimigo e do opressor! 17Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão! – R.

    Evangelho: Mateus 10,17-22

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados em como falar ou o que dizer. Então, naquele momento, vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. – Palavra da salvação.

27
  • São João, Apóstolo e Evangelista . Festa
    Dia Todo
    27/12/2017

    Primeira Leitura: 1 João 1,1-4

    Início da primeira carta de são João – Caríssimos, 1o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida – 2de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós –, 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 96(97),1-2.5-6.11-12 (R. 12a)

    R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

    1Deus é rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! 2Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito. – R.

    5As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; 6e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. – R.

    11Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. 12Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome! – R.

    Evangelho: João 20,2-8

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. – Palavra da salvação.

28
  • Santos Inocentes, Mártires. Festa
    Dia Todo
    28/12/2017

    Primeira Leitura: 1 João 1,5-2,2

    Leitura da primeira carta de são João – Caríssimos, 5a mensagem que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros e o sangue de seu Filho, Jesus, nos purifica de todo pecado. 8Se dissermos que não temos pecado, estamo-nos enganando a nós mesmos e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um defensor: Jesus Cristo, o justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 123(124),2-3.4-5.7b-8 (R. 7a)

    R. Nossa alma, como um pássaro, escapou do laço que lhe armara o caçador.

    2Se o Senhor não estivesse ao nosso lado quando os homens investiram contra nós, 3com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós. – R.

    4Então as águas nos teriam submergido, a correnteza nos teria arrastado 5e, então, por sobre nós teriam passado essas águas sempre mais impetuosas. – R.

    7bO laço arrebentou-se de repente, e assim nós conseguimos libertar-nos. 8O nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e fez a terra! – R.

    Evangelho: Mateus 2,13-18

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 13Depois que os magos partiram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”. – Palavra da salvação.

29
  • 5º dia na oitava de Natal
    Dia Todo
    29/12/2017

    Primeira Leitura: 1 João 2,3-11

    Leitura da primeira carta de são João – Caríssimos, 3para saber que conhecemos Jesus, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este: 6quem diz que permanece nele deve também proceder como ele procedeu. 7Caríssimos, não vos comunico um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que recebestes desde o início; este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8No entanto, o que vos escrevo é um mandamento novo – que é verdadeiro nele e em vós –, pois que as trevas passam e já brilha a luz verdadeira. 9Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. 10O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. 11Mas o que odeia o seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos. – Palavra do Senhor.

    Salmo Responsorial: 95(96)

    R. O céu se rejubile e exulte a terra!

    1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, † cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! 2aCantai e bendizei seu santo nome! – R.

    2bDia após dia anunciai sua salvação, † 3manifestai a sua glória entre as nações e, entre os povos do universo, seus prodígios! – R.

    5bFoi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus: † 6diante dele vão a glória e a majestade, e o seu templo, que beleza e esplendor! – R.

    Evangelho: Lucas 2,22-35

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos –, como está ordenado na lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. 33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. – Palavra da salvação.

30
  • 6º dia na oitava do Natal
    Dia Todo
    30/12/2017

    Primeira Leitura: 1 João 2,12-17

    Leitura da primeira carta de são João – 12Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por meio do seu nome. 13Eu vos escrevo, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, jovens: vós vencestes o maligno. 14Já vos escrevi, filhinhos: vós conheceis o Pai. Já vos escrevi, jovens: vós sois fortes, a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o maligno. 15Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. 16Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo. 17Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 95 (96), 7-8a. 8b-9. 10 (R. 11a)

    R. O céu se rejubile e exulte a terra!

    7Ó família das nações, dai ao Senhor, † ó nações, dai ao Senhor poder e glória, 8adai-lhe a glória que é devida ao seu nome! – R.

    8bOferecei um sacrifício nos seus átrios, † 9adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! – R.

    10Oferecei um sacrifício nos seus átrios, † adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! – R.

    Evangelho: Lucas 2,36-40

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. – Palavra da salvação.

31
  • Sagrada Família de Jesus, Maria e José
    Dia Todo
    31/12/2017

    Primeira Leitura: Eclesiástico 3,3-7.14-17

    Leitura do livro do Eclesiástico – 3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. 4Quem honra o seu pai alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana. 5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. 6Quem honra o seu pai terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. 7Quem respeita o seu pai terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. 14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita a teu pai não será esquecida, 16mas servirá para reparar os teus pecados 17e, na justiça, será para tua edificação. – Palavra do Senhor.

    Salmo – Sl 127,1-2.3.4-5 (R. Cf 1)

    R. Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

    1Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! 2Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! – R.

    3A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa. – R.

    4Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. 5O Senhor te abençoe de Sião cada dia de tua vida. – R.

    Segunda Leitura: Colossenses 3,12-21

    Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses – Irmãos, 12vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele, dai graças a Deus, o Pai. 18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. 19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. 20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem. – Palavra do Senhor.

    Evangelho: Lucas 2,22-40

    Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos –, como está ordenado na lei do Senhor. 25Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. 33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. – Palavra da salvação.

janeiro
janeiro
janeiro
janeiro
janeiro
janeiro

São Sebastião