Sim, os católicos franceses rezam: e rezam em público, de joelhos, convictamente

Um grupo de católicos franceses cantou a Ave Maria, diante da Catedral de Notre Dame de Paris, que ardia em chamas na tarde de segunda-feira. Estas imagens, compartilhadas mais de 1 milhão de vezes, comoveu católicos e não-católicos nas redes sociais e na imprensa.

Em um vídeo postado no Twitter vê-se um grupo de franceses com o terço na mão, alguns de joelhos, cantando para a Mãe de Deus, a quem é dedicada a catedral parisiense.

O recém-eleito presidente da Conferência Episcopal Francesa, o bispo Eric de Moulins-Beaufort, postou em sua conta no Twitter uma mensagem na qual expressou sua “imensa comoção” diante das imagens dos fiéis cantando. “Fico tocado por ver a emoção, não só do mundo cristão, mas do mundo inteiro”, escreveu o prelado.

“A Catedral de Notre Dame de Paris é parte dos símbolos dos esforços de paz, beleza, esperança, fé e também da fé cristã”, disse o arcebispo de Reims.

“Vai levar anos de trabalho. Será uma grande perda, uma grande ferida. (…) A queda da agulha gerou um choque simbólico significativa porque ela representa um dedo estendido para Deus, um pára-raios da graça de Deus para conosco”, acrescentou o prelado.

O incêndio que atingiu a Catedral de Notre Dame de Paris começou por volta das 18h30. (hora local) e cerca de 400 bombeiros lutaram para apagar as chamas.

O Ministério Público de Paris anunciou uma investigação sobre as causas do incêndio, enquanto o presidente da França, Emmanuel Macron, expressou sua tristeza em relação ao incêndio.

O Arcebispo de Paris pediu aos padres de toda arquidiocese que tocassem os sinos de suas igrejas para convidar os fiéis à oração pela sua Catedral que ardia em chamas.

Para a alegria dos fiéis, várias relíquias contidas no interior da histórica catedral como o manto de São Luis de França e relíquias da Crucificação de Nosso Senhor como um dos pregos que perfuraram suas mãos e pedaços da Coroa espinhos, também se salvaram das chamas.

A Santíssima Eucaristia também foi retirada do templo sem ter sido afetada pelo fogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × 3 =