Semanal Nacional da Família

     A família como a base do ser humano

    Neste ano, a Semana Nacional da Família acontece entre os dias 11 e 17 de agosto, com o tema “A família, como vai?”. A ideia é ressaltar a necessidade de a família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.

    A família é um símbolo muito forte, essencial para a sociedade, e o grande alicerce de nossas vidas. É na família que encontramos amor, aconchego e consolo. Os membros da família são aqueles em quem podemos confiar nos bons e maus momentos.

    Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, em 2017, 39,3 milhões (39,2%) de lares brasileiros tinham homens como responsáveis. Já os domicílios que têm mulheres como responsáveis ultrapassou a barreira dos 30 milhões em 2017, e ficou em 30,5 milhões ou 28,5% do total de lares brasileiros. Esses dados mostram o crescimento da importância das mulheres como chefes de família e na criação dos filhos, muitas vezes sozinhas.

    No Brasil, a família possui grande importância no cotidiano da população. Os brasileiros são afetuosos e têm o costume de reunir a família em datas comemorativas para celebrar a união e confraternizar. Uma das datas onde isso acontece anualmente é o Natal. No dia 24 de dezembro, as famílias se reúnem em torno de uma mesa farta para partilhar os alimentos, dividir alegrias e comemorar o nascimento de Jesus Cristo, agradecendo o Redentor pela nossa família humana em que vivenciamos a nossa fé.

    O Santo Padre Papa Francisco sempre destaca o papel da família. Em 1º de agosto disse: “Rezemos pelas famílias para que graças a uma vida de amor se tornem cada vez mais laboratórios de humanização. Cuidemos das famílias, porque são verdadeiras escolas do amanhã, são espaços de liberdade, são centros de humanidade”.

    Nesta semana, rezemos pelo bem-estar e harmonia de todas as famílias. Que a paz de Cristo reine sob todos os familiares e os abençoe diariamente e os livre de todo o mal.

    “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” Êxodo 20:12.

    Desejo a todos uma excelente Semana Nacional da Família!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    5 × cinco =