Santa Escolástica

Santo do dia 10 de Fevereiro

Irmã de São Bento, consagrou-se a Deus desde sua mais terna idade. Enquanto seu irmão residiu em Monte Cassino, ela se encontrava em Plombariola, fundando e governando um monastério.

Tinha o costume de visitar São Bento uma vez ao ano e como não estava permitido que entrasse no monastério, ele saía ao seu encontro para levá-la a uma casa de confiança, onde os irmãos passavam a vigília orando, cantando hinos de louvor a Deus e discutindo assuntos espirituais.

Sobre a última visita, São Gregório faz uma notável descrição: nela, a santa, pressentindo que não voltaria mais a ver seu irmão, rogou-lhe que não partisse essa noite mas no dia seguinte. Mas São Bento sentiu-se incapaz de romper as regras de seu monastério.

Então, Santa Escolástica apelou a Deus com uma fervorosa oração para que interviesse em sua ajuda e, ato contínuo, caiu uma forte tormenta que impediu que seu irmão regressasse ao monastério. Os dois santos passaram a noite falando das coisas santas e de assuntos espirituais. Três dias depois, a santa morreu, e seu irmão que se encontrava absorto na oração teve a visão da alma de sua Irmã ascendendo ao céu na forma de pomba.

Santa Escolástica, rogai por nós!

Outro Santo do dia: São Guilherme de Malavale

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 − doze =