Portugal: Envelhecimento populacional deve suscitar «uma pastoral integrada e intergeracional»

Conclusões da investigação para doutoramento do padre Diamantino Ataíde, da Diocese de Lamego

Lamego, Viseu, 01 jul 2016 (Eclesia) – O padre Diamantino Alvaíde, autor de uma tese de doutoramento sobre o envelhecimento populacional na Diocese de Lamego, diz que este desafio requer da Igreja Católica uma “pastoral integrada e intergeracional”.

Em entrevista concedida à Agência ECCLESIA, o pároco de Moimenta da Beira e de Cabaços salientou que o “índice de envelhecimento” naquele território, que anda “na ordem dos 200 por cento, é assustador” mas “não pode ser considerado como um obstáculo à pastoral, muito pelo contrário”.

“É um desafio novo, um sinal dos tempos que estamos a viver, e aquilo que eu proponho e que irei continuar a desenvolver é um trabalho de pastoral integrada”, explicou o sacerdote.

Uma pastoral que, segundo o padre Diamantino Alvaíde, em vez de “valorizar tanto os setores e departamentos”, dê “corpo e enfase” a um projeto em que todos os setores estejam interligados, desde a catequese à pastoral juvenil, até à pastoral social e da terceira idade, dos “8 aos 80”.

“A minha proposta vai muito neste âmbito da intergeracionalidade, da interação das gerações que atravessam a nossa diocese, sendo que as faixas etárias mais velhas são bastante mais preponderantes do que as mais novas”, apontou.

Intitulada “O envelhecimento da população como desafio ao renovamento da pastoral diocesana de Lamego”, a tese de doutoramento do sacerdote partiu da “realidade populacional do interior de Portugal”.

O padre Diamantino Alváide sublinha ainda a importância de, neste género de contextos, apostar em “valências” que englobem tanto “o apoio à terceira idade” como o acompanhamento dos mais novos, com “ATL’s, jardim-de-infância e creche”.

“O poder de tudo isto coexistir numa mesma instituição é fantástico, é um ambiente de evangelização muitíssimo favorável nos tempos que correm”, complementou.

A tese de doutoramento do sacerdote foi concretizada e defendida durante os estudos de especialização do sacerdote na Universidade Pontifícia Lateranense, em Roma.

 

Fonte: Agência Ecclesia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here