Patrística: A Simpliciano – Réplica à carta de Parmeniano

O volume 41 da coleção Patrística, que reúne dois livros de Santo Agostinho, A Simpliciano e Réplica à carta de Parmeniano, acaba de ser lançado pela PAULUS Editora. Ambos os escritos são dedicados a Simpliciano, figura fundamental para a decisão de Agostinho de aderir à fé crista.

O primeiro livro é voltado aos questionamentos de Simpliciano acerca da Carta de São Paulo aos Romanos; o segundo trabalha os questionamentos sobre os livros dos Reinos. A Réplica à carta de Parmeniano é uma das obras que melhor refletem a experiência acumulada em cerca de sete anos de confrontos de Agostinho com o donatismo, que é considerado um dos primeiros movimentos cismáticos da Igreja no ano de 392.

Nessa obra, Santo Agostinho expõe, de maneira clara, exegética e teologicamente fundada, pontos essenciais da eclesiologia em três pontos da Igreja: unidade, santidade e catolicidade.

A coleção Patrística atende ao desejo e à necessidade de renovação litúrgica, da exegese, da espiritualidade e da teologia a partir das “fontes” do cristianismo: as obras dos Pais da Igreja. Os títulos são traduzidos por uma equipe de especialistas e cuidadosamente preparados a partir da vasta literatura cristã do período patrístico.

Os volumes trazem uma introdução breve, com dados biográficos do autor, e um comentário sucinto a respeito dos aspectos literários e do conteúdo do livro, proporcionando ao leitor uma melhor compreensão do texto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × quatro =