Papa visita o Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre

Papa visita o Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre em Cuba: “estou aqui como peregrino”

Nesta terça-feira, às 9h30 de Cuba, portanto às 11h30 do Brasil, o Papa fez uma visita ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, em Santiago de Cuba. A entrada do Santo Padre no templo do Santuário foi acompanhada por Ave Maria, em órgão.

O Papa saudou os presentes, dedicando-lhes um pequeno discurso, no qual falou que ali estava como peregrino. Recebei o carinho do Papa disse ele -, e levai-o por todo o lado, para que a consolação e a fortaleza na fé sejam sentidas por todos. Fazei saber, a quantos se encontram perto ou longe, que confiei à Mãe de Deus o futuro da sua Pátria pedindo-Lhe que avance por caminhos de renovação e de esperança para o maior bem de todos os cubanos.

Também pedi à Virgem Santíssima pelas necessidades das pessoas que sofrem continuou o Pontífice -, por aquelas que estão privadas da liberdade, longe dos seus entes queridos, ou que passam por graves momentos de dificuldade. Ao mesmo tempo coloquei no seu Coração Imaculado os jovens, para que sejam verdadeiros amigos de Cristo e não cedam às propostas que deixam atrás de si a tristeza.

Suas palavras finais foram dedicadas aos cubanos descendentes de africanos e à população do vizinho Haiti, a qual ainda sofre com as consequências do conhecido terremoto de dois anos atrás. Por eles também o Papa rezou á Nossa Senhora.

E concluiu: A exemplo da Santíssima Virgem, encorajo todos os filhos desta amada terra a continuarem edificando a vida sobre a rocha firme que é Jesus Cristo, a trabalharem pela justiça, a serem servidores da caridade e perseverantes no meio das provações. Que nada e ninguém vos roube a alegria interior, tão característica da alma cubana.