Oração pelas mães

    Louvado sois Deus criador pela mãe terra lugar de geração, acolhida e desenvolvimento de todos novos os seres vivos. Cada dia experimentamos uma irrupção de novidades e renovação por todos os lados. Ensinai-nos a respeitar e a cuidar da mãe terra.

    Louvado sois Deus Pai que para realizar a obra da redenção escolhestes precisar de uma mãe. Jesus foi acolhido no ventre da mãe Maria, sentiu o cuidado e o calor do colo humano. Foi educado pela sabedoria de sua mãe. E, com esta escolha, ressaltais a dignidade inviolável e a santidade da maternidade.

    Louvado sois Senhor pela minha mãe. Como filho não é preciso qualifica-la. Ela é simplesmente minha mãe. Ela presenteou-me com o dom da vida, cercou-me de cuidado e deu-me alimento. Ensinou-me que devo amar a Deus.

    Louvado sois Deus providente por todas as mães que vivem alegremente o dom da maternidade. Graças a elas a vida se renova, se multiplica e a criação vai se perpetuando.

    Suplicamos, ó Senhor Deus forte, por todas as mães que estão inseguras na missão materna diante de um futuro incerto. Concedei a elas a confiança de que cuidando bem agora dos filhos estão educando-os para o amanhã.

    Suplicamos, ó Senhor Deus da vida, pelas mães que tem o desejo de abortar. Iluminai as suas consciências para que tomem uma decisão em favor da vida.

    Suplicamos, ó Senhor Deus presente, pelas mães que na medida em que os filhos cresceram, também se distanciaram até o quase total esquecimento. Os filhos talvez esqueçam as mães, mas as mães certamente não esquecem os filhos.

    Suplicamos, ó Senhor Deus libertador, pelas mães dos encarcerados. Fizeram de tudo para afastá-los de caminhos tortuosos, mas não conseguiram e agora ainda sofrem de vê-los nessa condição, mas mesmo assim, não os deixam abandonados.

    Suplicamos, ó Senhor Deus da partilha, pelas mães que veem os filhos crescerem sem poder dar o mínimo necessário para um desenvolvimento digno. Marginalizadas não poupam esforços para incluí-los na sociedade e a partilhar o pouco que tem.

    Suplicamos, ó Senhor Deus da cura, pelas mães que têm filhos com doenças crônicas e incuráveis. Pela necessidade de cuidado desdobram-se para darem conta das tarefas diárias e mais o atendimento aos filhos enfraquecidos pelas doenças. Quanta doação e quanta esperança que um dia uma boa notícia de cura ouvirão. Dai-lhes Senhor a serenidade no sofrimento, pois é um sofrer por amor.

    Suplicamos, ó Senhor Deus fonte da vida, por todas as mulheres que desejam ser mães. Alimentai nelas um amor incondicional pelos filhos que vão gerar; dai-lhes a sabedoria e a fortaleza necessárias para a missão que estão se preparando.

    Suplicamos, ó Senhor Deus compassivo, por todas as outras situações de sofrimento, que são muito mais amplas do que as citadas. Perdão se alguma situação importante deveria ser lembrada, mas vós conheceis as necessidades de todas as mães.

    Suplicamos Senhor da vida que as mães ensinem a todos os homens a amar a vida. Pela intercessão da Mãe Maria, Deus abençoe as mães.

    Dom Rodolfo Luís Weber
    Arcebispo de Passo Fundo
    11 de maio de 2018

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here