OAB de Niterói RJ – Dia internacional da mulher 08/03/18

Uma noite super agradável onde tivemos refletindo sobre assédio moral com a mestra  Carolina Meddici que especificou os vários tipos de assédio que a mulher possa ter no trabalho: desde a desvalorização que o homem possa dar à mulher, diante dos seus próprios méritos, até mesmo, da não valorização que o homem possa dar de sua capacidade de compreensão.

 

Em relação a palestra de não à intolerância religiosa:

O Pastor Paulo Sergio da Igreja Nova Vida em Santa Catarina que nos falou do mandamento maior onde Jesus nos ensina o amor a Deus e ao próximo como a si mesmo.   Ele comentou que a intolerância religiosa é coisa bem antiga na história da humanidade.  Jesus enfrentou, no seu tempo, vários tipos de intolerância.  Ele nos falou do encontro de Jesus com a Samaritana: os judeus não falavam com os samaritanos, pois estes cultuavam outros deuses e com isso, eram discriminados. Jesus ao estar com a Samaritana rompe com a intolerância e nos dá o exemplo a seguir.

Pe. Marcelo José, Igreja Católica Romana, começou o seu discurso falando da sua própria família que é bem eclética: o seu pai kardecista, sua mãe protestante (Maranata) e sua irmã esotérica.   Aprendeu, com sua família, a respeitar o credo diferente do seu.  E em todo seu trabalho pastoral sempre encontra com pessoas de diversos credos… A Igreja Católica preza pela liberdade religiosa e que temos o dever de respeitar os credos dos outros e oferecendo o direito de escolha das pessoas.  Ele comentou a frase de s. Roberto Belarmino: “O poder que não se torna serviço, escraviza.”  Deus deu autoridade para sua Igreja em servir a humanidade.  E se não há o testemunho vã é a nossa religião,  como já dizia na carta de s. Tiago.  Mas onde não se tem o amor, entra a lei e com isso, cabe a constituição reger leis que favoreçam a tolerância religiosa.
Por fim, falou também a Tereza Bernadete que representou Erivan Fonseca do centro espírita, onde falou do respeito mútuo entre as religiões.
No final, várias homenagens foram dadas aos que estavam presentes e principalmente para as mulheres.Parabéns!

Fonte: Anderson Serra Pimenta – Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here