O profetismo de Dom Helder no mundo virtual

É ou não um claro sinal de esperança a angústia dos técnicos e o sonho de realizar avanços tecnológicos a serviço da vida e não a serviço da morte”? Dom Helder Camara – 06.05.1981

O IDHeC – Instituto Dom Helder Camara e a Cepe – Companhia Editora de Pernambuco convidam para o lançamento do Acervo Digital da obra de Dom Helder, compartilhando com o mundo o acesso ao legado deixado por nosso grande profeta.

O QUE – Lançamento do Acervo Digital de Dom Helder Camara

DATA: 22 de novembro de 2018

LOCAL: Igreja Fronteiras

HORÁRIO: 16:00h

O PROFETISMO DE DOM HELDER NO MUNDO VIRTUAL

O IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, guardião oficial do legado do arcebispo de Olinda e Recife Dom Helder Camara, está disponibilizando, através do portal Cepe Doc, uma grande parte do acervo do CEDOHC – Centro de Documentação Dom Helder Camara, para que as sementes deixadas por dom Helder através de seus escritos e exemplo de vida, possam ser espalhados mundo afora, dentro do fantástico universo da internet.

Do acervo, digitalizado pela Cepe, constam:

AS CARTAS CONCILIARES, interconciliares e pós Conciliares;

CORRESPONDÊNCIAS com as coleções de Cecília Monteiro Goulart e Virgínia Cortes de Lacerda, Cartas à nunciatura, aos Religiosos e correspondências Nacionais e internacionais.

DISCURSOS –  Datiloscristos em 5 idiomas e  Manuscritos;

FOTOGRAFIAS –  retiradas dos diversos álbuns do acervo;

HEMEROTECA – Jornais e Revistas nacionais e internacionais e Boletins Arquidiocesanos e outros;

PROGRAMAS DE RÁDIO – Pausa Para uma Prece  e Um Olhar Sobre a Cidade – manuscrito e datiloscrito .

Todo o acervo, que está distribuído em ordem cronológica e é de uma riqueza incomensurável, chega agora ao alcance de qualquer pessoa que tenha acesso a um computador, smart phone ou tablet. Importante salientar que os escritos deixados por Dom Helder são, ainda hoje, de uma atualidade impressionante, como se houvessem sido escritos há poucos dias.

Para que esse projeto se tornasse realidade, além da Cepe, o IDHeC conta com parcerias importantes como a Prefeitura da Cidade do Recife e a Universidade Católica de Pernambuco.

Ao financiar o projeto de digitalização do acervo, a PCR garantiu, logo de saída, duas coisas primordiais: a preservação digital do legado de Dom Helder e o acesso a esse legado a qualquer pessoa no mundo.

Através da parceria com a Unicap em um projeto de extensão, estagiários do curso de História contribuem na seleção do material a ser digitalizado.

A digitalização continua a ser feita e, pouco a pouco, o acervo será inserido no portal da Cepe, ampliando, assim, o material disponibilizado.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

6 − 4 =