Nossa Senhora de Fátima

    Um dos acontecimentos mais expressivos envolvendo Nossa Senhora volta a ser celebrado neste dia 13 de maio. O dia de Nossa Senhora de Fátima, cuja veneração acontece em várias partes do mundo, enaltece a importância para todos nós que vivemos a Igreja e a fé plena em Jesus Cristo. Embora muito popular, contar a história novamente é sempre uma oportunidade de renovar a fé na Mãe de Jesus Cristo.

    Em 13 de maio de 1917, os pastorinhos Lúcia de Jesus e seus primos Francisco e Jacinta Marto estavam rezando o terço, na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, como sempre faziam por volta do meio-dia. Foi quando avistaram uma luz brilhante e muito forte, que vinha do topo de uma azinheira. Lá, eles viram uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol. Dela, ouviram sobre a importância de se rezar muito e receberam um convite: durante mais de cinco meses consecutivos, deveriam os três estarem ali, no mesmo lugar e horário. Lúcia, a mais velha, recomendou que a aparição fosse um segredo dos três. Mas Jacinta não soube guardar o segredo.

    No dia 13 de junho, data da segunda aparição, os três pastorinhos não estavam mais sozinhos no encontro. Lúcia quase não compareceu. Tinha sido vítima de maus tratos e seus pais não acreditaram em sua história. Mas foi convencida por sua prima a ir ao encontro. Na terceira aparição, Nossa Senhora parece ter se sensibilizado com a injustiça contra Lúcia e prometera um milagre para que o povo acreditasse na história das três crianças. No quarto mês, as três crianças estavam presas e não puderam ir ao encontro. Elas haviam sido pressionadas a contar o que Nossa Senhora havia dito. Os pastorinhos resistiram. No dia 19, Nossa Senhora apareceu para as crianças em Valinhos, ali por perto, na mesma região portuguesa, e continuou a fazer revelações. Uma quinta aparição aconteceu em setembro. O grande milagre aconteceu em 13 de outubro, data da sexta e última aparição. Setenta mil pessoas foram testemunhas da aparição. Chovia muito. Mas, de repente, do meio das nuvens negras e carregadas, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo, iniciando uma dança no firmamento. Como uma imensa bola de fogo parecia querer precipitar-se sobre a terra.

    Apenas as três crianças receberam a revelação particular de Nossa Senhora de Fátima. A morte prematura de Jacinta e Francisco deixou o segredo vivo apenas com Lúcia. As duas primeiras partes do segredo são conhecidas e reconhecidas pela Igreja desde 1941. Na primeira, Nossa Senhora fala sobre os castigos impostos por Deus pelos nossos pecados. Aqui na terra, haveria uma guerra horrível precedida por uma luz desconhecida no meio da noite. Também haveria fome, perseguição religiosa, erros espalhados no mundo pela Rússia e várias nações aniquiladas. A segunda parte do segredo mostra os meios para evitar esses castigos: a devoção ao Imaculado Coração de Maria através da prática reparadora de rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão. A última parte foi revelada somente em 2001. Nossa Senhora de Fátima mencionou sobre um Papa que sofreria um atentado — em 1981, São João Paulo II foi baleado justamente num outro dia 13 de maio, dia da primeira aparição.

    A mensagem de Nossa Senhora de Fátima é uma mensagem de esperança, amor e conversão, que nos lembra sobre a importância da oração, do arrependimento e da penitência. Ela pede que sejamos humildes e reconheçamos nossos erros, suplicando perdão a Deus e nos esforçando para sermos melhores em nossas vidas. Pede-nos que sejamos testemunhas do Evangelho, levando a mensagem de Cristo ao mundo; que nos comprometamos a fazer o bem aos outros, a promover a paz e a justiça, e a defender a dignidade e os direitos das pessoas.

    Nossa Senhora de Fátima nos lembra que, mesmo em meio à dor, sofrimento e incertezas, podemos encontrar conforto e paz em Deus. Ela nos encoraja a confiar em sua providência divina e a nos colocar sob sua proteção maternal.

    Ao celebrarmos Nossa Senhora de Fátima, somos convidados a renovar nosso compromisso com Cristo e a viver de acordo com seus ensinamentos. Somos convidados a rezar o Rosário diariamente, pedindo a intercessão de Maria em nossas vidas. Somos chamados a viver com humildade, amor e serviço aos outros, inspirados em sua mensagem. Que Nossa Senhora de Fátima interceda por nós junto ao seu Filho, para que possamos encontrar paz, esperança e alegria em nossas vidas. Que ela nos ajude a ser fiéis seguidores de Cristo, levando sua mensagem de amor e salvação ao mundo.

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here