Natividade de São João Batista

    Celebramos, no dia 24 de junho, a Natividade de São João Batista. João Batista é o precursor, aquele que veio para preparar o caminho do Senhor. Desde o ventre materno, ele já ficou cheio do Espírito Santo, pois quando Maria vai visitar Isabel, ela e o menino no ventre ficam cheios do Espírito Santo. Nossa Senhora foi auxiliar Isabel com a força do Espírito Santo, ou seja, a força que vem do altíssimo para que ele pudesse ser um grande profeta, aquele que de fato prepararia o caminho do Senhor.

    A importância de São João Batista é tão grande para a Igreja que é celebrado tanto no seu nascimento (24 de junho) e no seu martírio (29 de agosto). Normalmente, celebra-se a memória de um santo no dia da morte, somente. João Batista é aquele que grita no deserto e que aplaina o caminho do Senhor. Ele batizava com água, e Jesus batizaria com a água e o Espírito Santo.

    A natividade de São João Batista é bastante celebrada no Brasil, sobretudo, na região Norte e Nordeste, com a famosa e conhecida “Noite de São João”, onde acende-se a fogueira e a fogueira é abençoada. Todos os anos a festa da natividade de São João é bem esperada por todos, ainda mais que ao longo do mês de junho as paróquias realizam quermesses e todos os paroquianos se confraternizam juntos.

    João Batista é aquele que foi desejado desde o ventre materno, sua mãe Isabel já com a idade avançada não esperava mais ser mãe, mas por graça de Deus ela fica grávida e concebe João Batista. Com certeza, nem ela esperava a missão que aguardava o seu filho logo que nascesse. E, assim que Maria vai visitá-la, ela e o menino se enchem do Espírito Santo e com certeza essa ação do Espírito Santo contribuiu para a missão que João Batista teria, após o seu nascimento. Do mesmo modo que se lembrarmos bem, Jesus após o seu batismo, recebe a força do Espírito Santo e esse mesmo Espírito o conduz ao deserto para sofrer as tentações e, depois de 40 dias, inicia a vida pública.

    Ao ficarem “cheios” do Espírito Santo, tanto Isabel quanto João Batista, é como se João tivesse sido “ungido” por Deus para iniciar a sua missão de profeta, do mesmo modo que no Antigo Testamento os profetas eram ungidos antes de iniciarem a missão. Se bem lembrarmos, Samuel foi enviado por Deus para ungir Davi para ser o novo rei de Israel. Do mesmo modo, Maria vai à casa de Isabel e, ao receber o Espírito Santo a eles, é como se João Batista fosse ungido como “profeta” escolhido por Deus para Israel.

    O pai de João Batista era Zacarias, um sacerdote do templo de Jerusalém, muito piedoso e temente a Deus. Casado com Isabel, muito respeitoso com a sua esposa, ainda não tinham tido filhos e ambos já estavam com idade avançada e Isabel era considerada estéril. Quando o anjo Gabriel visitou Zacarias e disse que Isabel ficaria grávida e conceberia João, Zacarias não acreditou que isso poderia acontecer, justamente por eles estarem de idade avançada. Por conta disso, Zacarias ficou mudo até o nascimento de João. Quando os parentes foram visitar Isabel e Zacarias, logo após o nascimento de João, Zacarias escreveu numa tábua o nome que daria ao filho, os parentes diziam não há ninguém na família com esse nome, mas Zacarias seguiu aquilo que o anjo tinha lhe falado e que era a vontade de Deus.

    João Batista é aquele que faz a ponte entre o antigo e o novo testamento, prepara o caminho para a vinda de Jesus. É como se fosse a dobradiça de uma porta, ele está entre o antigo e o novo testamento, ou como se fosse de um lado e outro da porta.

    A missão do profeta era anunciar a verdade e denunciar aquilo que via de errado, ou seja, as injustiças e o pecado. João, sendo profeta, fazia isso, inclusive a sua morte se deu por isso, por denunciar as coisas erradas. Mesmo sabendo que algumas pessoas o consideravam o Messias, ele afirmava que não era, e que estava preparando o caminho para o Messias que viria e que não era digno nem de desatar a correia de suas sandálias. Quando as pessoas queriam o exaltar, ele dizia: “Que ele cresça e eu diminua”.

    O significado do nome João é “presente de Deus”, de fato, ele foi um presente para Isabel e Zacarias que já de idade avançada e considerados estéreis conceberam, por um milagre de Deus, João Batista. Ele foi um presente de Deus para Israel também, pois ele preparou o povo para a chegada do Messias.

    Para Jesus, João Batista é o maior de todos os profetas do antigo testamento, ele faz o elo entre o antigo e o novo testamento. João viu e batizou Jesus, cuja vinda foi esperada durante todo o antigo testamento. Jesus sabia e conhecia tudo aquilo que João fazia e desejava ser batizado por João, mesmo cumprindo assim um mandato divino.

    Jesus inicia a sua pregação em um ambiente pré-aquecido pela pregação de João Batista, João preparou todo o povo para acolher o Messias que chegaria. Cada um de nós nos dias de hoje pode ser como São João Batista e anunciar Jesus Cristo onde estivermos: na escola, na comunidade, no trabalho e no bairro. O mundo de hoje precisa muito de pessoas como João Batista, corajosas para anunciar a verdade e denunciar as injustiças e para que as pessoas possam ter mais paz e amor no coração.

    Celebremos com alegria a Natividade de João Batista neste dia 24 de junho. Que a exemplo dele, possamos ser profetas nos dias de hoje, imbuídos pela força do Espírito Santo que recebemos no batismo.

             Celebremos a festa de São João Batista, já nos preparando para daqui a seis meses celebrarmos o Natal do Senhor. Que a exemplo de João Batista, sejamos os precursores da vinda de Cristo. Amém.

    São João Batista, rogai por nós.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here