Monsenhor Palombella deixa a Capela Sistina

Comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano, sobre a conclusão da missão de Monsenhor Palombella no do coro da Capela Sistina.

Cidade do Vaticano

O Santo Padre aceitou o pedido do Monsenhor Massimo Palombella S.D.B. de concluir a sua missão como Diretor-Mestre da Capela Sistina. A decisão foi tomada depois de ter obtido o parecer unânime da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco e do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice. Mons. Palombella está agora à disposição da Congregação Salesiana para o novo ministério que lhe será confiado.

Com a conclusão dos serviços de Mons. Palombella, a condução interina da Pontifícia Capela Sistina da Música foi confiada ao Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Monsenhor Guido Marini e a Monsenhor Marcos Pavan, atualmente Mestre dos Pueri Cantores da mesma Capela.

No dia 19 de janeiro deste ano, o Papa decidiu, com um Motu Proprio, inserir a Capela Sistina no Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, conduzido por Monsenhor Guido Marini. No mesmo documento, o Papa nomeou Mons. Guido Pozzo – até então Secretário da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei – Superintendente da Economia da Pontifícia Capela Musical.

Explicando as razões de sua escolha, o Papa escreveu no Motu Proprio que “desde sua antiga fundação” a Pontifícia Capela Musical tem brilhado na história “como um lugar alta de expressão artística e litúrgica a serviço das solenes celebrações dos Papas”. A inclusão do Coro no Departamento das Celebrações Pontifícias quer agora encorajar – concluiu Francisco – a “custódia” e a “promoção do prestigioso patrimônio artístico e musical produzido ao longo dos séculos pela própria Capela”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here