Mais de 200 mil são esperados em Aparecida no dia da Padroeira

Programação para o 12 de outubro conta com missas, procissões, shows e momentos oracionais

Por Victor Hugo Barros

Fiéis de todo o país se preparam para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida amanhã (12). Em Aparecida (SP), a expectativa é de que mais de 200 mil peregrinos comemorem a data no Santuário Nacional, templo que abriga a Imagem original da Padroeira do Brasil. Para marcar a data, uma extensa programação foi preparada pela administração do maior templo mariano do mundo, compostas por missas, procissões e shows.

A principal missa do dia acontece às 9h no Altar Central da Basílica e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Entretanto, a primeira celebração eucarística em honra à Padroeira se inicia às 5h. Logo após, às 7h, acontece outra missa, esta dedicada às crianças. Outras duas celebrações ainda acontecem na data, uma às 13h e outra às 16h30.

Outras atividades oracionais também estão previstas durante o dia. A oração do terço, por exemplo, será rezada às 12h15. Às 15h, a tradicional Consagração Solene acontece na Basílica Velha. Do mesmo local também terá início a procissão solene, às 15h30, seguindo pelas ruas de Aparecida até o Santuário Nacional.

Encerrando a programação de comemorações, o cantor Daniel dividirá o palco com cantores mirins e a Orquestra PEMSA – Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida. A apresentação se inicia às 18h na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, com entrada gratuita.

O show contará com a participação especial dos irmãos canadenses “The Melisizwe Brothers”, e ainda terá entre os convidados especiais, a atriz e cantora Larissa Manoela, já que o show também homenageará as crianças do Brasil. Também estão confirmados: Yasmin Giacomini, Leo Cidade, Guilherme Martinez, Fabiana Moneró, Neto Junqueira e Giulia Soncini.

Estrutura para peregrinos – Além da maratona de celebrações, o Santuário Nacional também preparou uma estrutura para o acolhimento dos devotos de Nossa Senhora Aparecida. As equipes de serviços pastorais e de informação aos peregrinos foram reforçadas por voluntários, que auxiliam nas atividades litúrgicas e na acolhida dos romeiros.

Ainda na esteira do acolhimento, pelo segundo ano, o Santuário Nacional promove a Tenda dos Peregrinos. O espaço acolhe gratuitamente os romeiros que vierem a pé ou de bicicleta à Basílica Nacional. No local, há massagem, atividades de relaxamento, alongamento, aferição de pressão arterial, curativos, entre outros.

Para o feriado da Padroeira, os atendimentos se iniciaram às 5h de hoje (11) e seguem até às 22h de amanhã (12). No sábado (13) o espaço vai atender os peregrinos das 5h às 22h. Já no domingo (14), a recepção na Tenda acontece das 5h às 13h. O atendimento também é realizado por voluntários especializados na área de saúde.

Credenciamento – O cadastro para profissionais que desejam cobrir as atividades da festa da Padroeira no Santuário Nacional termina às 23h55 de hoje (11). Para realizar a solicitação basta preencher o formulário disponível no site www.a12.com/imprensa. Podem se credenciar jornalistas, repórteres, fotógrafos, radialistas e cinegrafistas ligados a veículos de comunicação. Não serão realizados cadastros no dia 12.

O credenciamento é obrigatório para aqueles que desejam cobrir profissionalmente as comemorações no maior templo mariano do mundo. Além disso, o cadastro permite a utilização da Sala de Imprensa do Santuário Nacional, que no dia da Padroeira funcionará das 5h às 20h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete + 20 =