JMJ Rio2013: Obras dos Museus Vaticanos serão expostas no Rio

Obras de Michelangelo e Caravaggio, entre outros vários artistas mundialmente conhecidos poderão ser visitadas no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

Foi assinado na última quarta-feira, 7 de março, entre o Instituto Jornada Mundial da Juventude e o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), um protocolo de intenções para uma exposição que trará pinturas e esculturas do Museu do Vaticano. A assinatura foi feita pelo presidente do Instituto JMJ e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta e pela diretora do MNBA, Mônica Xexéo.

As obras ficarão expostas de 11 de junho a 15 de setembro de 2013. Deverão vir para o Brasil entre 50 e 70 peças que ocuparão um espaço de 800 metros quadrados, com cinco segmentos. O nome da exposição ainda não foi definido, mas o tema será Jesus – Siga-me.

Giovanni Morelo e Paolo Bedeschi participaram da cerimônia. Ambos são os responsáveis, desde 1993, quando houve a Jornada em Denver (EUA), por todas as exposições que acontecem nas JMJs, envolvendo obras do Museu do Vaticano.

Morelo foi diretor do museu por 40 anos e atualmente é presidente do comitê científico que cuida de todas as exposições da Fundação João Paulo II, que pertence ao Pontifício Conselho para os Leigos.

É uma grande honra receber uma exposição organizada pelo Museu do Vaticano e poder participar de alguma maneira da JMJ, um evento muito importante para o Brasil e para o mundo inteiro, disse a diretora do MNBA.

Entretanto, o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, concluiu no último dia 3 de março sua visita ao Rio de Janeiro com uma coletiva de imprensa. O presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, lembrou que aquela foi uma semana importante para a preparação da Jornada. Naqueles dias, a delegação do Pontifício Conselho pôde escutar os responsáveis pelas distintas comissões do COL e reunir-se com autoridades da Arquidiocese do Rio e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para falar dos avanços feitos na preparação do evento, que contará com presença do Papa em julho de 2013.

Presente nesta visita o sacerdote dehoninano, colaborador da Rádio Vaticano, Anísio José, que conversou com Silvonei José.

<