Igreja/Música: Cidade de Santarém acolhe festival de órgão

Santarém, 08 nov 2018 (Ecclesia) – A cidade de Santarém vai acolher, de 09 a 18 deste mês a primeira edição do Festival de Órgão (FÓS) que se propõe apresentar o órgão, sobretudo, num contexto de música de câmara, “quer no papel de acompanhador, quer como o instrumento de maior relevo no seio de uma orquestra, nunca descurando a sua autoridade como instrumento solista”.

Este Festival de Órgão de Santarém nasce da vontade de três entidades, Câmara Municipal de Santarém, Diocese e Santa Casa da Misericórdia com o apoio do Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), de “criar uma vivência de aproximação e abertura do património à cidade e às suas gentes”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os pontos altos desta festa acontecerão com os concertos de órgão e orquestra, dirigidos pelo “reconhecido maestro” Cesário Costa.

Nesta “viagem de seis dias” o Festival de Órgão de Santarém (FÓS) pretende divulgar, “não apenas, o singular património organístico de Santarém mas, simultaneamente, as pessoas que se dedicam à arte da música nesta cidade”.

No ano em que a cidade faz 150 anos, este será um momento de celebração deste século e meio de história.

O encerramento do Festival está a cargo do “conceituado organista” Jesús Gonzalez Lopez, de Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

16 − doze =