Encontro Regional da Pastoral Carcerária

Riachuelo, Rio de Janeiro –  30 e 31 de Julho de 2017

A VOCAÇÃO DO AGENTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

O encontro da Pastoral Carcerária regional leste 1, foi realizado na Comunidade Sementes do Verbo no Bairro Riachuelo na cidade do Rio de Janeiro, e tivemos a presença de Dom Joel Portella, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e  bispo referencial da Pastoral Carcerária no Leste 1; padre Roberto Magalhães, coordenador do Rio de Janeiro; padre Roberto Conceição da Arquidiocese de Niterói; padre Rafael, vigário episcopal da caridade (Diocese de Petrópolis); padre Marcelo José da Arquidiocese de Niterói; irmã Sara e outros irmãos da comunidade Semente do Verbo, coordenadores diocesanos e agentes da Pastoral.

Padre Piero, italiano, esteve presente dando palestras… Ele veio para o Brasil em 1979 e entrou para a pastoral carcerária no ano seguinte.  Atualmente faz missão na cracolândia em Jacarezinho – Rio de Janeiro, onde ver profunda miséria do homem, que precisa do olhar da misericórdia.

A comunidade Semente do Verbo tem o carisma de pregar retiros… A irmã Sara com outras irmãs realizaram um retiro em Palmas (Tocantins) e durante 7 dias dormiram nas celas da prisão manifestando a pura misericórdia de Deus, entre os presos e também os policiais.

Cremilda Jesus Gonçalves, coordenadora arquidiocesana de Niterói e doutora Creuza Rangel, psicóloga jurídica, que ajudam na Pastoral.

Estava presente o Marcelo Henrique, da Pastoral Carcerária de São Paulo, que faz a articulação com a CNBB diante das situações presentes em nosso país relacionados à Pastoral.  É um dos Responsáveis pela dimensão sócio transformadora: a fé que transforma.

Padre Roberto Conceição têm sido um elo,muito importante, entre a Igreja e o Estado realizando um movimento entre o preso e a sua liberdade.  Ele que tem realizado um alvará para o preso, dando um boa conotação a Pastoral Carcerária  e realizando uma ação mais jurídica em sua função.

Dom Joel dizia que hoje os presídios se tornaram um grande lixão, na sociedade…Jogam lá e ficam presos.   Ele relembrou as palavras do papa Francisco, que diz da integração do mundo…uma ecologia integral: do homem e a natureza.
Falou também que é preciso reorganizar a democracia… pois o Estado procura impedir as ações caritativas da pastoral carcerária.

Padre Marcelo José – Niterói

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here