Em Assembleia, regional Centro-Oeste define propostas de ação pastoral

Em 2016, Ano da Misericórdia, serão intensificadas as confissões, por meio de mutirões, especialmente nos períodos do Advento e Quaresma

“Os trabalhos foram realizados de forma serena e participativa. Todos puderam construir propostas que devem colaborar com a ação pastoral, sejam das dioceses, pastorais, movimentos e organismos”, avaliou o bispo de Uruaçu (GO) e presidente do regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Messias Reis Silveira.

A 19ª edição da Assembleia do Povo de Deus do Centro-Oeste definiu propostas de ações pastorais para o triênio 2016-2018, em comunhão com as dioceses de Goiás e o Distrito Federal. O evento ocorreu de 11 a 13 de setembro, em Brasília(DF). Ao final do encontro, os participantes aprovaram carta-compromisso. A partir de estudo das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), foram traçadas ações conjuntas a serem desenvolvidas no regional.

Na missa de encerramento do evento, o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, lembrou a necessidade de discernir se as iniciativas pastorais conduzem ou não à fé em Cristo. “É preciso olhar para Cristo, partir de Cristo e levar as pessoas para Ele, levando as pessoas a crescer na fé”, disse dom Sergio.

Para dom Messias, a Assembleia possibilitou novos aprendizados. “Acredito que aqui pudemos avistar mais longe, creio que a Assembleia nos permitiu isso. Agora, voltamos animados para poder servir, com amor e alegria, a nossa Igreja”, disse.
Propostas

São três propostas a serem implementadas a cada ano. Em 2016, Ano da Misericórdia, serão intensificadas as confissões, por meio de mutirões, especialmente nos períodos do Advento e Quaresma. Haverá, também, celebração especial do Dia da Misericórdia, no segundo domingo da Páscoa, em todas as dioceses.

Em 2017, por ocasião do Ano Vocacional e da Celebração dos 300 anos da devoção a Nossa Senhora Aparecida, serão elaborados subsídios em preparação para a Jornada Vocacional. O evento está previsto para acontecer na Catedral Metropolitana de Brasília.

Para 2018, Ano da Família, as dioceses do regional assumiram o compromisso de fortalecer as ações da Pastoral Familiar. Deverá ser realizado estudo da Exortação Pós-Sinodal, com as considerações finais do Sínodo Ordinários dos Bispos sobre a Família.
CNBB com informações e foto do regional Centro-Oeste.

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze − três =