20 C
São Paulo
sexta-feira, 29 março, 2024.

Sábado da 2ª Semana da Quaresma

03/03/2018 Dia Todo

Primeira Leitura – Mq 7,14-15.18-20

Leitura da Profecia de Miquéias – 14 Apascenta, com o teu bastão, o teu povo, o rebanho da tua herança que habita isolado na floresta, no meio de um vergel. Que ele paste em Basan e em Galaad, como nos tempos antigos! 15 Como nos dias de sua saída do Egito, faze-nos ver maravilhas.18 Quem é Deus como tu suportando a falta, passando sobre os crimes do resto de tua herança? Ele não se obstina na sua cólera, pois ele se compraz no amor. 19 Uma vez mais, ele terá piedade de nós, calcará aos pés as nossas faltas. Tu jogarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar! 20 Mostrarás lealdade para com Jacó, e fidelidade para com Abraão, como tu juraste a nossos pais, desde os tempos antigos! – Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 102, 1-2. 3-4. 9-10. 11-12 (R. 8a)

R. O Senhor é indulgente e favorável.
Bendize o teu Senhor, ó minha alma; louve todo o meu ser seu santo nome! 2 Sim, bendize o Senhor, ó minha alma, não esqueças nenhum de seus favores!

3 Pois perdoou as tuas culpas todas, de toda enfermidade te curou. 4 Salvou da sepultura a tua vida, cercou-te de carinho e compaixão.

9 Não leva a discussão até o fim, não guarda para sempre o seu rancor. 10 Não nos tratou segundo as nossas faltas, nem nos pagou segundo as nossas culpas.

11 Mais alto do que o céu por sobre a terra, é o amor do Senhor pelos que o temem. 12 Mais longe que o oriente do ocidente, ele afastou de nós nossos pecados.

Evangelho – Lc 15,1-3.11-32

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo 1 todos os cobradores de impostos e outros pecadores se aproximavam de Jesus para o ouvir. 2Os fariseus e os escribas murmuravam: “Este homem acolhe bem as pessoas de má vida e come com elas!”.3Jesus lhes respondeu com esta parábola: 11 Disse ainda: “Um homem tinha dois filhos. 12 O caçula disse a seu pai: ‘Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe’. 13 E o pai repartiu seus bens entre os dois. Poucos dias depois, o caçula juntou todos os seus bens, partiu para uma região longínqua e esbanjou tudo por lá, vivendo dissolutamente. 14 Depois de gastar tudo, uma fome terrível assolou aquela região e ele começou a passar privações. 15 Então ele ficou como empregado de alguém daquela região, o qual o enviou aos seus campos para guardar porcos. 16 Bem que ele desejava matar a fome com as vagens que os porcos comiam. Mas nem isso lhe davam! 17 Caindo então em si, disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm pão à vontade e eu aqui morrendo de fome! 18 Vou partir, voltar para meu pai e dizer-lhe: 19 Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não mereço mais ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados!’. 20 Ele partiu de volta para seu pai. Ainda estava longe, quando seu pai o avistou e ficou penalizado. Correu, então, ao seu encontro, abraçou-o cobrindo-o de beijos. 21 O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não mereço mais ser chamado teu filho!’. 22 Mas o pai ordenou aos seus empregados: “Trazei-me depressa a melhor roupa e colocai nele. Ponde um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23 Trazei também o novilho de engorda, matai-o, comamos e façamos uma festa; 24 porque meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado!’. E começaram a festa. 25 O filho mais velho estava no campo. Mas quando voltava, aproximando-se da casa, ouviu a música e o barulho das danças. 26 Chamando um dos empregados, perguntou-lhe o que significava aquilo.27 Ele respondeu: ‘É teu irmão. Está de volta e teu pai matou o novilho de engorda, porque o recuperou com saúde!’. 28 Ele ficou enfurecido e não queria entrar. O pai saiu e insistiu com ele. 29 Mas ele respondeu ao pai: ‘Há tantos anos te sirvo, sem desobedecer a nenhuma das tuas ordens, e nunca me deste um cabrito sequer para fazer uma festa com meus amigos. 30 Mas só porque está de volta esse teu filho, que esbanjou teus bens com as prostitutas, mandas matar para ele o novilho de engorda!’. 31 Mas o pai lhe respondeu: ‘Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu também! 32 No entanto, era preciso festejar e ficar alegre, porque esse teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado!’.” – Palavra da Salvação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here