17.5 C
São Paulo
quinta-feira, 18 abril, 2024.

9º Domingo do Tempo Comum

03/06/2018 Dia Todo

Primeira Leitura – Dt 5,12-15

Leitura do Livro do Deuteronômio – Assim fala o Senhor: 12Guardarás o dia do sábado e o santificarás, como te ordenou o Senhor, teu Deus.13Trabalharás seis dias e neles farás todas as tuas obras;14mas no sétimo dia, que é o repouso do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu boi, nem teu jumento, nem teus animais, nem o estrangeiro que vive dentro de teus muros, para que o teu escravo e a tua serva descansem como tu.15Lembra-te de que foste escravo no Egito, de onde a mão forte e o braço poderoso do teu Senhor te tirou. É por isso que o Senhor, teu Deus, te ordenou observasses o dia do sábado. – Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 80,3-4.5-6ab.6c-8a.10-11b (R. 2a)

R.Exultai no Senhor, a nossa força!
Cantai salmos, tocai tamborim, harpa e lira suaves tocai! Na lua nova soai a trombeta, na lua cheia, na festa solene! R.

Porque isto é costume em Jacó, um preceito do Deus de Israel; 6a uma lei que foi dada a José, 6b quando o povo saiu do Egito. R.

6c Eis que ouço uma voz que não conheço: ‘Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos. 8a Na angústia a mim clamaste, e te salvei. R.

10 Em teu meio não exista um deus estranho nem adores a um deus desconhecido!   11 Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei. R.

Segunda Leitura – 2Cor 4,6-11

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 6Porque Deus que disse: Das trevas brilhe a luz, é também aquele que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para que irradiássemos o conhecimento do esplendor de Deus, que se reflete na face de Cristo.7Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós.8Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos.9Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos.10Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo.11Estando embora vivos, somos a toda hora entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus apareça em nossa carne mortal. – Palavra do Senhor.

Evangelho – Mc 2,23-3,6

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – 23Num dia de sábado, o Senhor caminhava pelos campos e seus discípulos, andando, começaram a colher espigas.24Os fariseus observaram-lhe: “Vede! Por que fazem eles no sábado o que não é permitido?” Jesus respondeu-lhes:25“Nunca lestes o que fez Davi, quando se achou em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros?26Ele entrou na casa de Deus, sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes, e comeu os pães da proposição, dos quais só aos sacerdotes era permitido comer, e os deu aos seus companheiros.”27E dizia-lhes: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado;28e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado.” 1Noutra vez, entrou ele na sinagoga e achava-se ali um homem que tinha a mão seca.2Ora, estavam-no observando se o curaria no dia de sábado, para o acusarem.3Ele diz ao homem da mão seca: “Vem para o meio.”4Então lhes pergunta: “É permitido fazer o bem ou o mal no sábado? Salvar uma vida ou matar?” Mas eles se calavam.5Então, relanceando um olhar indignado sobre eles, e contristado com a dureza de seus corações, diz ao homem: “Estende tua mão!” Ele estendeu-a e a mão foi curada.6Saindo os fariseus dali, deliberaram logo com os herodianos como o haviam de perder. – Palavra da Salvação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here