26.3 C
São Paulo
quinta-feira, 25 abril, 2024.

5ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

22/03/2018 Dia Todo

Primeira Leitura – Gn 17,3-9

Leitura do Livro do Gênesis – Naqueles dias: 3 Abrão caiu com o rosto em terra, e Deus assim lhe falou: 4 “Eis minha aliança contigo: serás pai de uma multidão de nações. 5 E não mais levarás o nome de ‘Abrão’, mas chamar te-ás ‘Abraão’, pois constituir-te-ei pai de uma multidão de nações. 6 Tornar-te-ei muitíssimo numeroso, de ti farei nações, e reis descenderão de ti. 7 Farei’ minha aliança contigo e com tua descendência de geração em geração; será uma aliança perpétua, para que eu seja teu Deus e o Deus de tua posteridade.8 Darei a ti e à, tua descendência depois de ti o país de tuas peregrinações, todo o país de Canaã, em propriedade perpétua, e eu serei vosso Deus”. 9 Deus disse a Abraão: “Tu, pois, guardarás minha aliança, tu e tua posteridade, de geração em geração. – Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 104, 4-5. 6-7. 8-9 (R. 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança!
4 Procurai o Senhor e sua força, buscai constantemente a sua face. 5 Lembrai as maravilhas que operou, seus feitos e as palavras de seus lábios. R.

6 Ó raça de Abraão, seu servidor, ó filhos de Jacó; seu predileto, 7 eis que o próprio Senhor é o nosso Deus, vigoram suas leis por toda a terra. R.

8 Jamais ele esqueceu sua aliança, por gerações sem conta promulga 9 a promessa que fez a Abraão, o juramento que jurou a Isaac. R.

Evangelho – Jo 8,51-59

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João – Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51 Eu vos afirmo e esta é a verdade: se alguém guardar minha palavra, não morrerá nunca”. 52 Os judeus afirmaram: “Agora estamos seguros de que estás possesso do demônio: Abraão e os profetas morreram e tu dizes: ‘Se alguém guardar minha palavra, não morrerá nunca!’. 53 Por acaso és maior que Abraão, nosso pai, o qual morreu, e maior que os profetas, que também morreram? Quem tens a pretensão de ser?”. 54 Jesus respondeu: “Se me glorificasse a mim mesmo, a minha glória seria vã. Meu Pai é que me glorifica, aquele que dizeis ser vosso Deus. 55 Vós não o conheceis, mas eu o conheço. Se eu afirmasse que não o conheço, seria mentiroso como vós. Mas eu o conheço e guardo a Sua palavra. 56 Abraão, vosso pai, alegrou-se intensamente com o pensamento de ver meu Dia. Ele o viu, e ficou alegre”. 57 Os judeus lhe disseram: “Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?”. 58 Jesus respondeu: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: antes que Abraão nascesse, Eu sou”. 59 Então apanharam pedras para atirar nele; mas Jesus se escondeu e saiu do Templo. – Palavra da Salvação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here