20.5 C
São Paulo
quinta-feira, 28 março, 2024.

5ª-feira da 2ª Semana da Quaresma

01/03/2018 Dia Todo

Primeira Leitura – Jr 17,5-10

Leitura do Livro do Profeta Jeremias – 5 Assim fala Javé: “Maldito o homem que confia no homem e procura apoio aos mortais, cujo coração se afasta de Javé. 6 É como junípero na estepe: quando o bem chega, não o vê; vive nas securas do deserto, numa terra salobra e inabitável. 7 Bendito quem espera em Javé e em Javé põe sua confiança! 8 É como árvore plantada à beira d’água: estende suas raízes à corrente, não teme o calor, suas folhas permanecem verdes; no ano da seca não se inquieta nem cessa de dar frutos. 9 Sinuoso é o coração e enfermo: quem o conhece? 10 Eu, Javé, sondo os corações e examino os rins, para dar a cada um conforme seus atos, segundo o fruto de suas obras. – Palavra do Senhor.

 

Salmo – Sl 1,1-2.3.4.6 (R. Sl 39,5a)

R.É feliz quem a Deus se confia!

1 Feliz quem não se conduz segundo as normas dos ímpios, nem segue a estrada dos maus ou vem sentar-se com eles, mas ama a lei do Senhor, e dia e noite a medita!

3 Ele será como a árvore plantada à beira do rio, que produz fruto a seu tempo e cujas folhas não secam. Dá certo tudo o que faz,

mas outra é a sorte dos ímpios, palha que o vento dispersa.

Vela o Senhor com carinho sobre o caminho dos bons, enquanto a estrada dos ímpios só conduz à perdição.

 

Evangelho – Lc 16,19-31

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19 ” Havia um homem rico, que se vestia com púrpura e linho finíssimo e se banqueteava cada dia. 20 E um pobre, chamado Lázaro, ficava jogado junto ao seu portão, todo coberto de feridas. 21 Ele bem que gostaria de matar a fome com o que caía da mesa do rico! Além disso os próprios cães iam lamber as suas feridas. 22 Mas o pobre morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. O rico também morreu, sendo sepultado. 23 E das torturas do abismo, percebeu Abraão de longe e Lázaro no seu seio. 24 Então ele falou: ‘Pai Abraão, tem pena de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água para refrescar a minha língua, porque sofro horrores nestas chamas’. 25Abraão respondeu: ‘Meu filho, lembra-te que recebeste os teus bens durante a vida e Lázaro recebeu os seus males. Agora ele encontra consolo aqui, enquanto tu padeces. 26E, além disso, entre nós está cavado um grande abismo. Os que quisessem passar daqui para onde estás não poderiam, e daí também não se pode atravessar até aqui’.27 O rico continuou: ‘Pai, eu te peço, então, que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; 28 que ele lhes faça uma advertência, para que também eles não venham parar neste lugar de tortura’. 29 Mas Abraão lhe respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas. Que os ouçam então!’. 30 Mas o rico ainda lhe disse: ‘Não, pai Abraão. Mas se alguém dentre os mortos for à sua procura, eles certamente se converterão’. 31 Mas Abraão concluiu: ‘Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, ainda que alguém ressuscitasse dos mortos, eles, não ficariam convencidos’”. – Palavra da Salvação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here