22.7 C
São Paulo
domingo, 26 maio, 2019.

2ª-feira da 8ª Semana Do Tempo Comum

04/03/2019 Dia Todo

Primeira Leitura – Eclo 17,20-28 (Gr 24-29)

Leitura do Livro do Eclesiástico – 20Aos penitentes, porém, abre o caminho da justiça: conforta os desfalecidos, e conserva-lhes a verdade como destino.21Converte-te ao Senhor, abandona os teus pecados.22Ora diante dele e diminui as ocasiões de pecado.23Volta para o Senhor, afasta-te de tua injustiça, e detesta o que causa horror a Deus.24Conhece a justiça e os juízos de Deus; permanece firme no estado em que ele te colocou, e na oração constante ao Altíssimo.25Anda na companhia do povo santo, com os que vivem e proclamam a glória de Deus.26Não te detenhas no erro dos ímpios, louva a Deus antes da morte;27após a morte nada mais há, o louvor terminou. Glorifica a Deus enquanto viveres; glorifica-o enquanto tiveres vida e saúde; louva a Deus e glorifica-o em suas misericórdias.28Quão grande é a misericórdia do Senhor, e o perdão que concede àqueles que para ele se voltam! – Palavra do Senhor.

Salmo – Sl 31, 1-2. 5. 6. 7 (R. 11a)

R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor + não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade! R.

Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: ‘Eu irei confessar meu pecado!’ E perdoastes, Senhor, minha falta. R.

Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais. R.

Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós. R.

Evangelho – Mc 10,17-27

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo: 17Tendo ele saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: “Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?”18Jesus disse-lhe: “Por que me chamas bom? Só Deus é bom.19Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe.”20Ele respondeu-lhe: “Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade.”21Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.22Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.23E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!”24Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: “Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!25É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus.”26Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: “Quem pode então salvar-se?”27Olhando Jesus para eles, disse: “Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível. – Palavra da Salvação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

onze + 1 =