26.3 C
São Paulo
quinta-feira, 25 abril, 2024.

1º Domingo da Quaresma

18/02/2018 Dia Todo

Primeira Leitura – Gn 9,8-15

Leitura do Livro do Gênesis – 8 Assim falou Deus a Noé e a seus filhos: 9 “Quanto a mim, eis que estabeleço minha aliança convosco e com vossa descendência depois de vós 10 e com todos os seres vivos que estão convosco: com as aves, com os animais domésticos, todos os animais selvagens que estão convosco, todos os que saíram da arca, todos os animais da terra. 11 Faço minha aliança convosco: nunca mais ser vivo algum será destruído pelas águas do dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para devastar a terra”.12 Disse ainda Deus: “Eis o sinal da aliança que faço entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, para as gerações futuras: 13 coloco meu arco na nuvem, e ele será o sinal da aliança entre mim e a terra. 14 Quando eu acumular as nuvens sobre a terra, nelas aparecerá meu arco; 15 recordar-me-ei então da aliança existente entre mim e vós e os seres vivos — toda carne —, e nunca mais as águas produzirão dilúvio para destruir toda carne. – Palavra do Senhor.

 

Salmo – Sl 24,4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. cf. 10)

R. Verdade e amor, são os caminhos do Senhor.

4 Revela-me, Senhor, os teus caminhos; faze-me conhecer tuas veredas! 5 Pela tua verdade me orientes, pois és o Deus da minha salvação.

6 Recorda-te de mim no teu amor! Não te esqueças, Senhor, do teu amor, nem da tua bondade: são eternos. 7Não lembres minhas faltas quando moço; nem, em tua bondade, os meus pecados.

8 O senhor é bondade e retidão, ele ensina o caminho aos pecadores. 9 Guia pela justiça os pequeninos, ensina ao povo humilde a sua estrada.

Segunda Leitura – 1Pd 3,18-22

Leitura da Primeira Carta de Pedro – Caríssimos: 18 O próprio Cristo morreu uma vez pelos pecados, o Justo pelos injustos, para vos reconciliar com Deus. Morreu segundo a carne, mas foi vivificado segundo o Espírito.19 Caminhando também nesse mesmo Espírito — mediante os espíritos que foram preservados —, 20pregou aos que outrora tinham sido incrédulos, enquanto Deus esperava com paciência nos dias de Noé, ao se construir a arca, na qual poucos, isto é, oito pessoas, se salvaram pela água. 21 Esta água era imagem do batismo de agora, que salva também a vós: sua função não é eliminar a imundície corporal, mas implorar de Deus uma boa consciência, mediante a ressurreição de Jesus Cristo,22 o qual; depois de ter subido ao céu, está à direita de Deus, onde anjos, principados e potestades lhe obedecem. – Palavra do Senhor.

 

Evangelho – Mc 1,12-15

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo12 o Espírito levou Jesus ao deserto. 13 Ele ficou quarenta dias ali, sendo tentado por Satanás. Ele estava no meio de animais selvagens, e os anjos o serviam.14 Depois que João foi encarcerado, Jesus se dirigiu a Galileia. E proclamava o Evangelho de Deus, 15dizendo: “Completou- se o tempo. Chegou o Reino de Deus. Convertei-vos e crede no Evangelho”. – Palavra da Salvação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here