Cristãos no Paquistão celebram Natal sob rígidas medidas de segurança

Milhares de policiais paquistaneses serão deslocados em diversas cidades do Paquistão para garantir a celebração do Natal pelos cristãos, uma minoria no país de maioria muçulmana.

Cidade do Vaticano

Mais de 1.500 policiais estarão de prontidão nas cidades gêmeas de Islamabad-Rawalpindi para garantir a segurança de igrejas, bairros e instituições cristãs, durante o período de Natal.

Disposições similares – informa a Agência Fides – também serão adotadas em outras grandes cidades paquistanesas, como Karachi e Lahore, para prevenir ameaças terroristas. O plano especial para proteger a celebração religiosa do Natal no Paquistão, disposto pelas autoridades policiais, está pronto para ser implementado, e as unidades policiais já começaram a visitar as igrejas para uma avaliação dos locais e a adoção das medidas de proteção adequadas.

Sessões de treinamento para voluntários em serviço nas igrejas

“Os funcionários da polícia garantiram a cooperação e o apoio total às celebrações do dia de Natal. Agentes serão deslocados para as igrejas de toda a cidade, especialmente durante as Missas da noite e do dia de Natal”, relata à Agência Fides padre Mario Rodrigues, reitor da Catedral de São Patrício, em Karachi. Ele observa que “depois da absolvição de Asia Bibi, a situação é muito delicada e temos preocupações, estamos rezando para que tudo corra bem”.

Nos últimos dias, cerca de quinze representantes das comunidades cristãs de várias confissões reuniram-se com policiais em Karachi para falar sobre as necessidades existentes e ajudar a deslocar o pessoal responsável.

O inspetor-geral da Província de Sindh, Syed Kaleem Imam, confirmou que “será garantida aos cristãos uma proteção extraordinária durante o período de Natal”. A polícia também organizou sessões de treinamento para os voluntários que servem nas igrejas, e que auxiliarão os serviços de segurança durante o período natalino. Padre Mario informa que “mais de 150 cristãos foram treinados para prestar este serviço”.

Mais de 10.000 policiais em Lahore

Em Lahore, mais de 10.000 policiais estarão presentes para proteger as igrejas em áreas sensíveis, bairros cristãos e parques onde os fiéis se reunirão para celebrar o Natal. Conforme anunciado pela Superintendência após um encontro com os representantes cristãos de Lahore, “equipes especiais da polícia irão patrulhar as cercanias das igrejas para garantir os mais altos padrões de segurança”, enquanto câmeras de circuito fechado serão instaladas em alguns locais sensíveis.

O pastor Adeel Patras Chaudry, vice-presidente da “Jesus Life TV”, canal de televisão cristão paquistanês, declarou à Fides que “para o Natal, nós cristãos no Paquistão rezamos de modo especial pela paz. Temos confiança que o governo e a polícia saberão fornecer a segurança necessária aos cidadãos. Rezamos também por eles, empenhados neste serviço importante e arriscado”. (Agência Fides)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

um × quatro =