Cristãos em oração pela unidade

“Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor (Cf. 1 Pedro 2,9)”: este é tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2016.

O texto do subsídio foi preparado na Letônia, com referência a 1° epístola de Pedro Pietro, 2, 9. O texto está disponível no site do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos também em português.

A busca da unidade ao longo de todo o ano

Os países do Hemisfério Norte começam a celebrar a Semana nesta segunda-feira (18/01), com a conclusão marcada para o dia 25, festa da conversão de São Paulo. Na ocasião, o Papa Francisco preside à celebração ecumênica na Basílica de S. Paulo Fora dos Muros, a partir das 17h30 locais.

No hemisfério sul, já que janeiro é tempo de férias, as Igrejas costumam celebrar a Semana de Oração perto de Pentecostes, que é também uma data simbólica para a unidade da Igreja.

A escuta dos altos feitos de Deus

O Batismo inicia a aventura de um novo itinerário de fé pelo qual todo novo cristão se insere no povo de Deus através dos tempos. A Palavra de Deus – quer dizer as Escrituras a partir das quais os cristãos de todas as tradições rezam, estudam e refletem – estabelece entre eles uma comunhão real, apesar de ainda incompleta.

Nos textos sagrados da Bíblia, aprende-se como Deus agiu para salvar os homens no decorrer da história da salvação: livrando o seu povo da escravidão do Egito, e no evento que constitui o maior dos seus altos feitos: a ressurreição de Jesus dentre os mortos fazendo-nos todos entrar numa vida nova. A partir disso, a leitura orante da Bíblia convida os cristãos a reconhecer os altos feitos de Deus na sua própria vida.

A busca da verdade e da unidade

A consciência da nossa identidade comum em Cristo nos convida a trabalhar para levar uma resposta às questões que dividem ainda os cristãos. “Somos chamados, como os discípulos no caminho de Emaús, a partilhar nossas experiências e assim a descobrir que, na nossa comum peregrinação, Jesus Cristo está no meio de nós”, convida o texto do subsídio.

Fonte: Rádio Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here