Cor Unum divulga dados sobre a ajuda da Igreja Católica ao povo sírio

O Pontifício Conselho Cor Unum divulgou alguns dados sobre a ajuda da Igreja Católica em favor da Síria.

Setenta e dois milhões de dólares foram doados pelas organizações humanitárias católicas para a população síria e países vizinhos. Vinte cidades sírias foram beneficiadas graças às ajudas enviadas. Cinqüenta e cinco as entidades atuantes no local e 32 as instituições católicas engajadas até o momento.

Foram também ajudados os refugiados no Líbano, Jordânia, Turquia, Iraque, Chipre e Egito. Esses dados foram coletados no último dia 9, graças ao mapeamento da ajuda distribuída na Síria, realizado após a reunião de coordenação dos organismos caritativos católicos presentes no país, organizado pelo Pontifício Conselho Cor Unum em 4 e 5 de junho passado.

“A Igreja Católica local está engajada desde o início da crise, em 2011, num trabalho constante de fornecimento de ajuda humanitária à população afetada pela guerra na Síria. O Papa Francisco acompanhou com atenção a evolução da crise e o trabalho de assistência realizado pelas agências caritativas que foram recebidas em audiência pelo pontífice durante o último encontro promovido pelo Cor Unum. Ajudar a população síria, além das pertenças étnicas e religiosas, disse o Papa naquela ocasião, é a maneira mais direta de oferecer uma contribuição para a paz e a construção de uma sociedade aberta a todas as diferentes componentes”, ressalta o Cor Unum num comunicado.

“A dificuldade em obter informações sobre as exigências da população afetada e o desenvolvimento da situação política e social, levou à esporadicidade das ajudas enviadas e à multiplicidade de formas de apoio às instituições presentes no local. Por isso, o encontro de junho passado foi uma ocasião para reunir as agências que trabalham no contexto da crise e decidir a criação de um gabinete de coordenação das informações sobre a ajuda humanitária fornecida pela Igreja Católica a fim de evitar a dispersão dos esforços realizados e a falta de uma abordagem homogênea”.

“Este instrumento fornecerá à Igreja um quadro completo da situação do trabalho humanitário desempenhado e uma análise mais acurada das necessidades locais. A atividade de gestão do gabinete foi confiada à Caritas Oriente Médio e Norte da África, com sede em Beirute, que terá a tarefa de compreender e monitorar a extensão da ajuda e partilhar informações com todas as instituições envolvidas, incluindo aquelas não presentes na reunião do Cor Unum”, conclui a nota do organismo vaticano.

 

Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano