Concluído encontro do Papa com bispos chilenos. Carta de Francisco aos prelados

Na missiva, o Papa lhes agradece por terem acolhido o convite para que, juntos, se fizesse “um discernimento franco face aos graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e debilitaram o trabalho da Igreja do Chile nos últimos anos”.

Cidade do Vaticano

Encerrou-se às 18h40 locais desta quinta-feira (17/05), o último dos quatro encontros que o Santo Padre teve no Vaticano com os 34 bispos chilenos. É o que informa numa declaração o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke. Ao concluir este período de discernimento e encontro fraterno, o Papa Francisco entregou a cada um de seus irmãos no episcopado a carta que, na íntegra, repropomos a seguir:

 

Queridos irmãos no episcopado,

Quero agradecer-lhes por terem acolhido o convite para que, juntos, fizéssemos um discernimento franco face aos graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e debilitaram o trabalho da Igreja do Chile nos últimos anos.

À luz dos acontecimentos dolorosos concernentes aos abusos – de menores, de poder e de consciência –, temos aprofundado a gravidade dos mesmos, bem como as trágicas consequências que tiveram particularmente para as vítimas. A algumas delas eu mesmo pedi perdão de coração, a cujo pedido vocês se uniram numa só vontade e com o firme propósito de reparar os danos causados.

Agradeço a plena disponibilidade que cada um manifestou a aderir e colaborar em todas aquelas mudanças e resoluções que teremos que tomar a curto, médio e longo prazos, necessárias para restabelecer a justiça e a comunhão eclesial.

Depois destes dias de oração e reflexão os convido a seguir construindo uma Igreja profética, que sabe colocar no centro o importante: o serviço a seu Senhor no faminto, no

preso, no migrante, na vítima de abuso.

Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os proteja.

Fraternalmente,

Francisco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here