Compreensão e cura do trauma emocional

Livro traz entrevistas com estudiosos e terapeutas contemporâneos e oferece uma percepção do trauma e seus efeitos

Obra é indicada a todos aqueles que procuram um processo de cura do trauma emocional, seja em seu trabalho, ou em sua vida pessoal.

Compreensão e cura do trauma emocional é uma obra interdisciplinar que examina o entendimento atual das forças envolvidas na criação e na cura do trauma emocional. A autora Daniela F. Sieff buscou respostas, por meio de conversas com clínicos e pesquisadores, para perguntas tais como: O que é trauma emocional? Quais as suas consequências? O que significa curar trauma emocional? Como é possível alcançar a cura?

O livro aborda essas e outras questões por meio de três perspectivas inter-relacionadas: psicoterapia, neurobiologia e evolução. A autora explica que em “Perspectivas psicoterapêuticas”, o indivíduo é transportado ao mundo do inconsciente para elucidar como o trauma emocional distorce as relações internas e externas: Transformar vidas afetadas pelo trauma emocional é possível, mas pode ser um processo difícil. As ideias compartilhadas nessas conversas animadas e informativas podem apoiar e facilitar esse processo. Este livro, portanto, será um recurso valioso para os psicoterapeutas, psicólogos, conselheiros e outros profissionais da saúde mental para prática e treinamento, assim como para o público em geral em busca de caminhos para a resolução de seus próprios traumas emocionais. Além disso, como o trauma emocional frequentemente tem suas raízes na infância, este livro será interessante e útil a pais, professores e outros interessados em cuidados infantis”, diz.

A obra está dividida em quatro partes. Na primeira parte, a autora aborda Perspectivas psicodinâmicas: segredos da psique traumatizada; autoalienação; o corpo e o trauma emocional; o enfrentamento da morte. Na sequência Daniela discorre sobre Perspectivas neurobiológicas: trauma e dissociação; cérebro emocional x relações humanas; o caminho consciente para o bem-estar. Na penúltima parte o leitor irá conferir um capítulo sobre Perspectivas evolutivas: Viver intensamente, morrer prematuramente; A história natural das mães e dos bebês e evolução emocional. Por fim, a autora traz uma Pespectiva conclusiva: conectando as conversas.

Daniela F. Sieff é uma escritora e pesquisadora independente, doutora em antropologia biol[ogica, com grande interesse pelas dinâmicas da psique humana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 + 15 =