Card. Braz de Aviz comentou viagem do Papa à América Latina

O Cardeal Braz de Aviz , Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, comentou a visita do Papa Francisco à América Latina.

Antes de partir esta semana para a Tailândia, para participar do IV Simpósio organizado pela Federação das Conferências Episcopais Asiáticas (FABC), sobre o tema “A Vida Consagrada ao serviço da nova evangelização”, o Cardeal Braz de Aviz concedeu uma entrevista à jornalista Bianca Fracalvieri do programa brasileiro da Rádio Vaticano.

Nas suas declarações o Cardeal Braz de Aviz considera que o Papa Francisco foi à América Latina “com a visão de uma missão”. O Santo Padre reencontrava a sua cultura latino-americana, a sua experiência de Igreja e, sobretudo, conhecia bem o afeto do povo desses três países em relação a ele e à figura do Santo Padre” – refere o Cardeal. 

O purpurado sublinha ainda que era uma viagem para o povo e em direção ao povo para “construir uma Igreja dos pobres para os pobres” partindo do “Evangelho vivido” uma característica muito forte no Papa Francisco.

D. João Braz de Aviz comentou também nesta entrevista a visita que o Papa Francisco fez, recentemente, a este dicastério, no âmbito de várias visitas que o Santo Padre pretende fazer aos Conselhos Pontifícios e Congregações da Cúria Romana. Nesta visita à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica o Santo Padre revelou-se “a pessoa mais normal do mundo” – declarou o Cardeal Braz de Aviz.

Recordemos que D. João Braz de Aviz será um dos oradores do IV Congresso Eucarístico Nacional de Portugal, que se realiza em Fátima de 10 a 12 de junho de 2016, no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora que terão lugar em 2017.

Segundo informa o site do Santuário de Fátima o tema do Congresso será: “Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia” e é uma iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa, com o apoio do Santuário de Fátima e do Secretariado Nacional do Apostolado de Oração.

Fonte: Rádio Vaticano