Camilianos reorganizam a Ordem com atenção ao espírito missionário

Desde segunda-feira, 7, até o dia 11 de outubro, está reunida em Roma a Consulta Geral e os superiores maiores e delegados da Ordem dos Ministros dos Enfermos, Camilianos. Os principais objetivos da reunião anual são reorganizar a Ordem e melhorar a distribuição geográfica, com especial atenção ao espírito missionário.

O encontro, de cadência anual, tem este ano um significado especial, à luz do quarto centenário da morte de São Camilo de Lellis, fundador da Ordem. O tema central serão as decisões tomadas no capítulo geral, em particular o chamado “Projeto Camiliano”, que deve revitalizar as atividades e otimizar os recursos humanos da Ordem.

Para Pe. Renato Salvatore, Superior Geral, “reorganizar a Ordem significa também expandi-la o mais possível, proclamando o Evangelho em todos os lugares, com atenção especial às pessoas que não conhecem o nome de Jesus Cristo”.

Uma das resoluções aprovadas no último Capítulo geral é a ideia de implantar organizações não-governamentais, com a colaboração dos leigos, para apoiar projetos de educação, saúde e serviços sociais, especialmente nos países mais pobres, obtendo recursos através de atividades das comunidades religiosas e ajudas de doadores, agências, instituições e cooperação internacional.

Presentes em quarenta países, os Camilianos confirmam seu compromisso com os pobres e pessoas que sofrem, seguindo o exemplo de São Camilo.

Além dos votos tradicionais de pobreza, castidade e obediência, os Ministros dos Enfermos emitem a profissão solene de um quarto voto: o serviço aos doentes, mesmo correndo risco pessoal de vida.

 

Fonte: Rádio Vaticano