Brasil confirma 641 casos de microcefalia

Já são 641 casos de microcefalia confirmados no Brasil desde outubro, quando se intensificou a difusão do zika vírus. Antes da epidemia, só para se ter uma ideia, o país registrava uma média de 150 casos ao ano. Os dados são do Ministério da Saúde e já receberam um incremento de 10% em relação aos números divulgados na semana passada.

Enquanto as autoridades brasileiras investigam outros 4.222 possíveis casos, Cuba e Eslováquia anunciaram nesta quarta-feira (2) o primeiro caso nos dois países. Há um mês a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou emergência de saúde pública internacional, intensificando a investigação da microcefalia e transtornos neurológicos para determinar se há ou não uma relação de causalidade com o zika.

Na luta contra o vírus está a Igreja que exorta todos os governos a colaborarem com o acesso a tratamento adequado para pessoas infectadas. O Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, Dom Bernardito Auza, enaltece a preocupação com quem mais precisa: as mulheres grávidas e os pobres. “Especialmente os idosos, crianças e deficientes”, faixas mais a risco pela falta de acesso “a instrumentos de prevenção, informação e tratamento médico”.

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, informou nesta terça-feira (1) que o Brasil faz parte de um grupo de pelo menos 13 países reunidos para compartilhar informações sobre a doença e agilizar a liberação de remédios, testes e vacinas. Segundo ele, essa cooperação internacional pode diminuir de um ano para três meses o tempo para que uma vacina seja autorizada no Brasil.

No último mês, o Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também fez um chamado a todos os católicos brasileiros que intensifiquem a mobilização no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor do próprio zika, da dengue e do chikungunya.

Fonte: Rádio Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here