19.9 C
São Paulo
quinta-feira, 28 março, 2024.
Início Cotidiano Bons livros são inspirações necessárias

Bons livros são inspirações necessárias

Open book on wooden table. Knowledge and education conceptual image.

Dom Bosco, o santo, disse certa vez: “Muitas almas foram salvas por bons livros; muitas foram preservadas do erro; encorajadas para o bem! Quem dá um bom livro, ainda que com isso consiga apenas acender um pensamento por Deus, já adquiriu junto a Ele um mérito incomparável. E, no entanto, muito mais se alcança!”

Sim, junto com o anúncio e com o testemunho vivo da Igreja, bons livros espirituais são parte essencial da transmissão da fé. O primeiro lugar, é claro, pertence ao Livro dos livros: a Sagrada Escritura; que brota da Revelação Divina e por meio da qual o próprio Deus fala a nós.

É por isso que nossa Obra está particularmente comprometida com a difusão da Sagrada Escritura e da literatura religiosa. É certo que um livro não substitui o anúncio pessoal de Jesus. No entanto, ele pode ajudar a encontrar o caminho até Deus e, assim, alicerçar a fé. Quantas pessoas já mudaram suas vidas ou até começaram uma vida totalmente nova por meio de um livro religioso ou de uma biografia de santo! Basta pensar em Santo Inácio de Loyola que, como soldado ferido, em uma cama de hospital, leu as histórias dos santos e em seguida disse: “Se eles conseguiram, eu também consigo”.

Um bom livro espiritual revigora a alma

A Bíblia, o Catecismo, os escritos dos santos, a literatura espiritual e até mesmo todo bom livro são importantes orientações em nossas vidas. Eles inspiram nossas orações e ações e nos ensinam sobre Deus e o homem. Um bom livro espiritual revigora a alma e nos torna capazes de entrar em diálogo com qualquer pessoa que nos peça a razão de nossa esperança (cf. 1Pd 3,15). Desde a sua fundação, a ACN distribuiu mais de 51 milhões de exemplares da Bíblia da Criança em todo o mundo. Além disso, a ACN apoia muitos projetos de tradução e publicação da Bíblia e de outros escritos teológicos, catequéticos e espirituais. Essas publicações servem à missão pastoral da Igreja. Elas são necessárias inclusive para a formação de sacerdotes e de religiosos.

Entre as principais preocupações da ACN está também a formação religiosa e a catequese de crianças e jovens. Para esse propósito, a ACN instituiu a Youcat Foundation, com uma editora própria. Essa Fundação desenvolve, publica e divulga material catequético que possibilita às crianças e aos jovens descobrir de maneira atraente a fé como alicerce para suas vidas. Através de publicações semelhantes ajudamos milhões de pessoas a conhecer Jesus e a encontrar Nele a vida. Caros amigos, contribuam para salvar almas por meio de bons livros.

Pe. Martin M. Barta
Assistente Eclesiástico Internacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here